Xel-há ou Xcaret: qual o melhor parque em Cancun?

Sou meio suspeita para falar de parques temáticos pois sou apaixonada por eles, principalmente se forem bons como esses dois parques em Cancun são. 

Neste post eu vou focar em falar especificamente sobre as diferenças entre um parque e outro para te ajudar a entender o que esperar de cada um quando chegar lá. Se quiser saber sobre nossa experiência nos dois, detalhes sobre ingressos, como chegar, acesse esse post aqui: “Vale a pena visitar os parques Xcaret?

Então vamos lá:

Diferenças do sistema de alimentação no parque Xel-há e Xcaret

O ingresso para o Xel-há já inclui alimentação all inclusive, bebidas não alcoólicas ilimitadas, armários, toalhas, snorkel e coletes salva vidas. Você pode incluir o transporte para te buscar o hotel se quiser (aumenta um pouco o valor). 

Nosso café da manhã no Xel-há

Já o ingresso base do Xcaret não garante alimentação incluída. Para que você tenha direito a 1 refeição você terá que comprar o ingresso Plus que dá direito a uma (1) refeição Buffet com bebidas não alcoólicas incluídas (escolhemos o almoço e tomamos café no hotel), armários, snorkel, toalhas e coletes. O ingresso base não inclui alimentação e nem armário gratuito. Você também pode escolher a opção com transporte pagando um pouco mais. 

Estilo dos parques Xcaret e Xel-há

Antes de falar sobre o estilo desses dois parques só vale a pena lembrar que o grupo Xcaret tem mais parques como o Xplor, Xsenses e Xoximilco. Você pode dar uma olhada nesses no site deles. Aqui foquei no Xel-há e Xcaret porque foram os que visitamos. 

Os dois parques são aquáticos no estilo do Discovery Cove em Orlando. São parques estilo resort, com muita área livre, espaços com espreguiçadeiras e de descanso. Isso significa que se você quiser chegar neles e só descansar, isso é uma opção. 

Relaxando no Xel-há no final do dia!

Mas, se você quiser desfrutar de todas as atividades incluídas no ingresso vou contar um pouquinho sobre elas. 

Atividades incluídas nos ingressos do Xel-há e Xcaret

É importante que isso fique claro pois os dois parques tem diversas atividades que são pagas por fora. Não fiz nenhuma delas. Mas só para vocês saberem, os dois tem: interação com golfinhos, mergulhos com arraias, outros tipos de mergulho, passeio de lancha, e outras atividades pagas. 

Como nós já tivemos experiência de nadar com golfinhos no Discovery Cove em Orlando não fizemos nenhuma atração extra. 

Bom, o Xel-há é um parque que tem mais atrações de aventura. Inclusive, tem uma área chamada exatamente de “Mundo da aventura”. Lá tem várias atividades legais na água, como tirolesa, atividades de corda, salto e a famosa bóia para passear pelo rio. A gente foi umas 5 vezes só na tirolesa…hehe

Passeio de boia pelo rio no Mundo de Aventura no Xel-há
Área da tirolesa e atrações do Mundo de aventura!

Além disso, tem o toboágua gigante que apesar de super alto tem uma descida bem gostosa pois é com curvas, não tem queda livre. E ainda por cima, lá do alto você consegue ter uma vista incrível do parque e da praia (não temos fotos pois não deixaram subir com a câmera).

Toboágua gigante ao fundo

Ainda fomos para um cantinho do parque que tem uma área super bonitinha para andar de bike. (Cuidado, não confunda com a bike área que eles vendem a parte. Essa era bike normal mesmo, incluída no ingresso). 

O trecho até que é bem longo! Você pode pegar numa ponta e devolver na outra!

Uma outra área muito legal e linda do parque são os cenotes. O cenote Maya é o mais lindo!

Cenote dentro do parque? Sim, é isso mesmo!
Cenote Maya no Xel-há

Quando cansar das atividades é só escolher um cantinho no parque e relaxar.

Cantinho maravilhoso que ficamos no final do dia!

Esse parque fecha um pouco mais cedo pois não tem show no final do dia. Então chegue cedo para aproveitar. Nós chegamos num horário razoável, tomamos café lá, almoçamos e nem conseguimos lanchar a tarde pois ainda estávamos bem satisfeitos do almoço tardio. 

O Xcaret já é um parque bem maior e mais cansativo. Então, aproveite a sua visita de forma inteligente! Tomamos café no hotel (nesse parque só tínhamos o almoço incluído). Já chegamos procurando um armário para irmos para os rios subterrâneos, que é o maior diferencial desse parque. Nunca vi nada parecido em lugar nenhum. No Discovery Cove em Orlando tem um rio lindo também mas é bem menor.

Rios subterrâneos no Xcaret

Logo na entrada do parque tem uma área com armários, mas meu marido deu a ideia de deixarmos nossas coisas no armário mais perto da praia, pois era lá que ficava a saída do rio e quando saíssemos já estaria tudo lá mais pertinho. Então, fomos caminhando até os armários mais perto da praia e depois voltamos pra entrada do rio para pegar os coletes e entrar. Ficamos a manhã toda só no Rio.

Outro trechinho do Rio

Ele é super longo e tem paradas lindas!!! Confesso que no finalzinho eu já estava meio cansada de tanto nadar (não tem boias, apenas coletes…hehe) mas durante todo o percurso tem escadarias caso você queira escapar antes do final.

Olha que coisa mais linda!

O parque também tem a área dos jaguares que é lindíssima, um aviário lindo de viver (me lembrou muito o parque das aves em Foz do Iguaçu), uma réplica da zona arqueológica maia, um aquário estilo AquaRio, uma área cheia de tartarugas, outra com tubarões, área para snorkel e a praia maravilhosa pra descansar de tanto andar no finalzinho do dia. 

Área dos jaguares..eles ficam ali embaixo!
Réplica da Zona Arqueológica
Área para Snorkel cheia de peixinhos
E essa praia pra relaxar no final do dia!

Bem pertinho da hora que a galera já estava se preparando para o show meu marido descobriu um cantinho perfeito no parque que não vi aqui em nenhum blog. Fomos para lá aproveitando que já estava bem vazio e ficamos com a piscina praticamente natural só pra gente por quase 1 hora. Eram as famosas “Pozas Naturales”! Procure por elas no mapa e passe lá para uma visita. O mar estava super calmo então foi ótimo. Mas quando o mar está mais agitado eu não sei se eles deixam aquele local aberto. Tinham alguns salva-vidas por lá. 

Fiquei apaixonada por esse cantinho no parque
Pozas Naturales! Procurem por elas e me marquem no instagram quando estiverem lá! @priscilajardim_

E no final do dia, o grande diferencial desse parque: o Show “México Espetacular”, show lindo e muito bem produzido. E como contei aqui no post do nosso Roteiro Completo por Cancun e Playa nós fomos nesse parque exatamente no dia após termos ido em Chichen Itzá (veja nesse post nossa ida para lá). Então, foi muito legal ver no show a encenação do “Juego de Pelota” depois de termos estado no local onde os jogos aconteciam no passado. O show é maravilhoso, só achei ele muito longo. Saímos da arena onde ele acontece já tendo passado quase 1h30 de show e ele não estava com cara nenhuma de que estava perto de acabar…hehe…a gente estava muito cansado, já era 9 horas da noite e no dia seguinte íamos para Cancun. Mas, o show é lindo, não deixe de assistir mesmo que apenas uma parte. 

Pacote de fotos nos parques do grupo Xcaret

Uma coisa muito legal que vimos nos parques é que além dos fotógrafos espalhados (bem estilinho Disney) lá tem uns totens onde você pode scanear a sua pulseirinha e tem uma câmera fotográfica muito bem posicionada pra tirar uma foto super legal de você. Então, você pode tirar o máximo de fotos que puder e no final você pode ir até o balcão de ingressos e comprar o pacote de fotos (por isso é bom tirar muitas, pois o preço é fixo para o grupo independente da quantidade de fotos tiradas). Se comprar o pacote você recebe um link pra fazer o download de todas. Ou você pode escolher apenas 1 para revelar na hora por um valor diferente. Vejam lá nos destaques do instagram como funcionam os tótens (@priscilajardim_)

Não sabíamos disso quando fomos no Xel-há. Só descobrimos depois vendo algumas pessoas fazendo lá e acabamos tirando poucas fotos, então não valeu a pena comprar o pacote. Então quando fomos no Xcaret já chegamos tirando várias e compramos o pacote. 

Foto do fotógrafo do Xcaret
Foto do tótem! Reparem que ali na pedra tem uma câmera! Nós escaneamos a pulseira ali e depois esperamos o a câmera posicionada no tótem tirar a nossa foto!

Bom gente! Espero que vocês tenham curtido! E caso você tenha apenas 1 dia para conhecer os parques espero que este post tenha te ajudado a escolher!

Eu tenho um parque preferido mas não vou contar pra não te influenciar na escolha…hehe

Se quiser ver outros posts do México é só clicar neste link!

Gostou desse blog? Reserve com nossos parceiros clicando nos links abaixo e nos ajude com uma pequena comissão!

Passagens áreas com o Passagens Promo
Hospedagem com o Booking.com
Aluguel de Carro com a Rentcars
Seguros com a Seguros Promo
Não viaje para o exterior sem o chip da easysim4u

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s