Foz do Iguaçu, o paraíso na Fronteira

Foz do Iguaçu é o destino escolha de muita gente que além de querer conhecer as Cataratas quer ultrapassar as fronteiras do Brasil com mais facilidade. Belezas naturais, compras e muita aventura definem este lugar! Então se liga nas dicas:

1- Quanto tempo ficar em Foz do Iguaçu?

Se você quiser conhecer todos os pontos turísticos, fazer compras e mais compras, quanto mais tempo melhor. Mas nós não tivemos como fazer isso, então seguem aí as dicas de quem só ficou por 5 dias!

2- Onde ficar em Foz do Iguaçu?

Como já expliquei no meu post “Passo a passo para planejar sua viagem”, nesta fase o ideal é você já ter comprado o vôo. Dá uma lida lá pra entender o porquê eu tenho essa opinião! Especificamente nessa viagem tivemos que reservar tudo em cima da hora, então, muitos dos hotéis que tínhamos pesquisado antes já estavam reservados. Mas pesquisando bastante descobri o “Luz Hotel” no TripAdvisor. Hotel simples, com muita história, atendimento básico, preço bacana e pertinho da fronteira (aproximadamente 10km do Centro Comercial de Puerto Iguazú e 6km do Shopping Del Leste no Paraguai). Se você gosta de luxo, quartos muito decorados etc NÃO se hospede lá…rs. Mas se o seu negócio é só ter um bom lugar pra dormir, com chuveiro quente e um bom café da manhã, vá sem medo! Em frente dele fica a rodoviária da cidade. Tem até ônibus para o Paraguai para aqueles que queiram se aventurar, nós não tivemos coragem…rs É um ônibus comum, sem ar condicionado, mas conhecemos pessoas que foram e disseram que era tranquilo. Mas não quisemos arriscar.

Mas, perto dele não tem muita coisa (restaurante, padaria, lojas etc). Se quiser sair à noite caminhando melhor procurar um mais para o Centro. O IBIS de Foz fica bem localizado.

Faça sua reserva clicando nos links acima ou clicando aqui e nos ajude a manter nosso blog ativo!

3- Vale a pena alugar carro em Foz do Iguaçu?

Se você puder alugar um carro, minha dica é sempre “com”! Você fica livre pra fazer seus passeios por conta própria, ir e voltar quando quiser, fazer seu roteiro etc. Mas nessa viagem nós não alugamos carro. O Luz Hotel já oferecia o transfer do aeroporto pro hotel ida/volta e passeios para Cataratas, Paraguai, Duty Free da Argentina, Parque das aves e outros. Então, acabamos fechando tudo com eles.

Mas, de carro é muito melhor. De todos esses passeios acima o único que recomendo ir de transfer mesmo se tiver alugado carro é para o Paraguai. Feche os olhos e pense numa avenida movimentada com três acidentes, blitz policial e manifestação no mesmo dia. Pensou? Bem, a fronteira do Paraguai é pior…rs. Um trânsito de lascar, sem lugar pra estacionar, flanelhinhas por todo lado (antes e depois da fronteira), vendedores etc. Além disso, muitos deles tentam fazer você estacionar antes da fronteira…e vai por mim, você não vai querer voltar andando com suas bolsas de compras até o outro lado. Não é seguro! É um grande Saara (RJ) com a 25 de março (SP) juntos!

Caso vá alugar carro alugue pela RentCars clicando neste link! Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma comissão! Eles tem preços super competitivos, nunca tivemos problemas com as reservas e para aluguel para uso no exterior o pagamento pode ser feito em reais ainda no Brasil!

SAM_6460
Chegando na Cidade del Leste

4- O que fazer em Foz do Iguaçu?

Cataratas do Iguaçu – Simplesmente não tem como ir a Foz e não visitar as Cataratas. Uma dica é comprar os ingressos na internet antes de ir. Pois a fila para retirada de quem comprou na internet é muito menor. No dia que fomos foi simplesmente o dia mais visitado do ano. Ficamos 2 horas na fila pra comprar o ingresso. (Clique aqui para acessar o site das Cataratas.)

Agora, uma atração a parte nas Cataratas é o “Macuco Safari”. É uma experiência simplesmente incrível. (Clique aqui e saiba mais) O passeio começa com uma trilha num 4×4 onde eles explicam várias coisas sobre a vegetação de lá. Depois tem uma parte da trilha que o grupo pode optar por descer do carro e fazer a pé ou continuar no carro. Nós optamos por descer e foi bem legal. E no final você entra no barco para a parte mais empolgante: “o banho de catarata”. É incrível! Foi um desses passeios com cara de “pega turista”, mas que vale muito a pena! Quando você chegar no local pra pegar o barco tem armários (pagos a parte) para colocar sua bolsa e tênis. E vai por mim, é melhor deixar essas coisas lá, porque você se molha muitooo! Inclusive, se você não for no verão, não sei se é o passeio ideal para se fazer..rs. Por que lá faz muito frio no inverno e você não vai querer ficar ensopado no frio. Tem uns banheiros lá se você quiser trocar de roupa, mas fica uma fila enorme…eu não usei.

SAM_6617
Dentro do barco do “Macuco Safari”

Se tiver tempo para visitar as cataratas do lado Brasileiro e as Cataratas do lado argentino –  faça as 2! Como não tínhamos, fizemos só a do lado brasileiro! Vá até a ponta da ponte! Lá a visão é muito mais bonita! A não ser que a maré esteja alta demais. Mas nesse caso a galera de lá nem deixa ir muito longe.

SAM_6704
Vista da ponte

Uma dica boa e que seguimos é, vá com roupas leves porque você vai se molhar! E vai se molhar bastante! Como nós já estávamos com a roupa que usamos no Macuco Safari (leve, tipo de corrida) fomos com ela mesmo para a ponte! E não compramos a tal capa de chuva..rs. Na verdade, é um mico danado..rs. A não ser que você não queira mesmooo se molhar! Mas na boa, eu queria tomar banho de catarata! rs

Agora, importante é ter uma capa à prova d’água para a sua câmera ou celular, por que vai molhar. Se você tiver a capa dá inclusive para levar no Macuco Safari, como fizemos, pois as fotos que eles vendem no final do passeio são caras!

Parque das Aves – Muita gente pensa que é chato mas eu achei maravilhoso!!! Além de ver as aves nos viveiros (experiência do zoológico), você ainda pode entrar em alguns viveiros (o que achei sensacional). Sem contar que eu fiquei encantada com algumas aves que nunca tinha visto e por poder tirar foto com a arara no final! Sim, ela pousa no seu braço pra você tirar foto. A fila fica grandinha mas vale a pena. O parque das aves fica em frente das Cataratas então dá pra você combinar de fazer as 2 coisas no mesmo dia. Nós fomos no Parque das Aves de manhã e nas Cataratas a tarde. Almoçamos no restaurante Porto Canoas (dentro do parque das Cataratas) que é muito bom! E se você escolher uma mesa na varanda ainda tem vista para as Cataratas. Algumas agências vendem o Pacote completo (Cataratas com parque das aves, Macuco safari e Porto Canoas), mas é importante olhar se o total realmente vale a pena. Eu não sou fã desses pacotes. Acesse o site do Parque das Aves.

SAM_6582
Dentro do viveiro das araras no Parque das Aves

Usina de Itaipu – Eles tem diversas opções de passeio. Desde circuitos completos com guia até o show de “iluminação da barragem” à noite. Se conseguir fazer os 2 passeios: Visita de dia e espetáculo de luzes a noite. Faça! Nós só tínhamos tempo para optar por uma das duas, então fomos no espetáculo a noite. Não espere um show de luzes típico de Castelo Disney, mas eu achei bem legal! Eles fazem um jogo de luzes com música na usina, e depois tem um passeio rápido de ônibus por ela. Mas nesse passeio você não entra na usina a pé, não tem aquelas explicações de como funciona e tal. Saiba mais aqui.

Compras no Paraguai – Como expliquei um pouquinho lá no tópico 2, a melhor opção é ir de transfer contratado em agência. No nosso caso fechamos um transfer lá na recepção do Luz Hotel mesmo, que nos pegou na porta do hotel bem cedo.

Ao chegar lá, o ponto de encontro das vãs é no Shopping Del Leste que é o mais “arrumado” para se comprar! Tudo que compramos no Paraguai, foi lá! rs

Falam muito bem do Shopping Monalisa também! Não conseguimos chegar até lá! No dia chovia demais e estava tendo uma obra na feirinha que fica bem no centrinho. Era muita lama descendo! E o Monalisa fica bem mais lá pra cima!

[AVISO IMPORTANTE] Não compre em qualquer loja, que não emita nota fiscal ou na rua! Tem muito produto falsificado mesmooo! Fomos em algumas lojas indicadas pelo hotel como idôneas (com nota fiscal e produtos verdadeiros) e não nos arrependemos. A maioria delas ficava no Shopping Del Leste, como a Macedônia, Casa Nippon, La Petisquera.

No Paraguai, indo via terrestre, que é o caso de quem vai a Foz, você tem direito a gastar 300 dólares por pessoa sem ter que pagar o imposto na Receita Federal da Fronteira! Se ultrapassar esse valor tem que declarar e pagar o imposto. Saiba mais sobre isso clicando aqui.

Lá eles costumam precificar tudo em dólar. Mas pra comprar não é necessário levar dólar, você pode levar real que eles fazem a conversão na hora. Normalmente no preço de venda do dólar.

Antes de entrar na loja você pode perguntar qual o câmbio que eles estão fazendo e daí: ‘dá-lhe calculadora’ pra ver se o preço está valendo a pena. Normalmente, perfume, roupa e maquiagem sempre vale.

Quando for à rua não se assuste se for abordado. Sempre tem gente vendendo meia! Ôh povo pra vender meia! E eles são insistentes…rs. Tome cuidado com seus pertences e pronto! Outra dica é: caso precise comprar algo na rua (ou até mesmo nas lojas) evite dar dinheiro que precise de troco. Tem muita nota falsificada circulando por lá! Já tínhamos ouvido essa dica e mesmo assim, poderíamos ter caído numa roubada! Logo quando chegamos no Paraguai tentamos chegar nas lojas que ficam mais para cima, mas logo desistimos e queríamos voltar para o Shopping Del Leste. O problema era que a chuva era torrencial. Do nada surgiram um milhão de vendedores de capa de chuva. Depois de esperar quase 30 minutos e a chuva não passar, resolvemos comprar as capas! As 2 capas foram 10 reais. Demos 20,00. Só depois que o rapaz deu o troco e saiu correndo é que lembramos. Mas quando vimos a nota…ufa! era verdadeira! Mas não façam isso! rs

Visita a Puerto Iguazú – Não tínhamos tempo no Roteiro para ir, mas quem vai costuma gostar muito. Se você for às cataratas do lado Argentino, na volta tente fazer um pit-stop no centrinho que é conhecido por seus bons restaurantes e cassinos. Além disso, é lá que fica o famoso Bar de Gelo, que já virou parada turística em pacotes e combos na cidade.

Para saber mais sobre o Bar de Gelo clique aqui

Duty Free Argentino – Fomos também no Transfer do Luz Hotel. Não compramos nada. Achamos caro. rs Mas dizem que se você comprar Peso argentino consegue uma boa conversão lá. Só soubemos disso depois, então não fizemos isso, mas vale a pena dar uma lida sobre. Uma boa dica do Duty Free argentino é comer as empanadas do restaurante Chivas! Simplesmente incrível! E não se assuste com os preços no cardápio, são em peso. rs Baixe um app de conversão de moedas ou peça pro vendedor te dizer o preço em reais. rs.

Churrascaria Rafain – Não fomos exatamente porque já tínhamos lido que é o típico restaurante “pega turista”. Algumas pessoas dizem que a comida não é tão boa pelo que cobram, mas fazem shows temáticos lá, o que pode ser uma experiência legal.

Marco das três Fonteiras – Não tivemos tempo na viagem de ir. Mas é um monumento que marca a fronteira dos 3 países. Acredito que seja bem legal a experiência de colocar um pé de cada lado e estar em 2 ou 3 países ao mesmo tempo. rs

Espero que tenham gostado das dicas pessoal!

Quer dicas sobre Floripa com ida ao Beto Carrero?

Gostou desse blog? Reserve com nossos parceiros clicando nos links abaixo e nos ajude com uma pequena comissão!
Passagens áreas com o Passagens Promo
Hospedagem com o Booking.com
Aluguel de Carro com a Rentcars
Seguros com a Seguros Promo
Não viaje para o exterior sem o chip da easysim4u

2 comentários

  1. Gostei das dicas! Quando fui, fiquei duas noites em Foz e os outros dias em Puerto Iguazu. Vale a pena, é barato, tem hostels e pousadas com bons preços, excelentes restaurantes e você pode andar tudo a pé ou de taxi (bem barato). Para quem não quer ficar na mesmice de uma cidade grande brasileira, vale a pena ficar na pequena cidade de Puerto Iguazu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s