Com o benefício dos trens de alta velocidade na Europa diversos países ficam a curtas distâncias um do outro. E se você não pode (ou não quer) incluir pernoites nesses países em sua viagem alguns “bate e voltas” são super possíveis e te dão a oportunidade de conhecer aquela cidadezinha fofa que você sempre quis incluir em seu roteiro.
Nosso destino principal em nossa viagem a Europa foi Paris e a partir de lá, dentre os bate-voltas possíveis, Bruxelas é um dos mais tranquilos de se fazer.
Qualquer cidade que esteja a menos de 4 horas de trem de Paris vale mais a pena ir de trem de alta velocidade do que ir de avião (mesmo que não seja bate e volta), a não ser que o custo de ir de avião esteja infinitamente mais baixo (o que acontece muitas vezes com as empresas low-cost). Ir de trem evita os deslocamentos até o aeroporto (que são longos), com toda aquela antecendência necessária dos vôos internacionais, e ainda os deslocamentos na cidade destino. As estações de trem costumam ser super centrais facilitando demais o bate-volta.
Como chegar em Bruxelas?
O trem de alta velocidade Paris – Bruxelas é operado pela empresa Thalys. Você embarca na estação Gare du Nord em Paris (tem acesso de metrô/ RER de praticamente toda a Paris para lá) e em aproximadamente1h30 você desembarca na estação Bruxelles-midi. Os preços das passagens variam bastante dependendo da época do ano, horário, dia da semana etc. Nós compramos o nosso ticket no site da Rail Europe que é todo em Português, o que facilita bastante a compra. Mas a compra é paga em euros, como uma compra internacional, ok?
No dia da viagem basta chegar a estação Gare du Nord com pelo menos meia hora de antecedência, ir em direção à área das GRANDES LINHAS e procurar nos painéis qual será a plataforma que seu trem irá sair. Normalmente essa plataforma só aparece uns 20 minutos antes da saída do trem. Quando aparecer vá direto para a plataforma para embarcar. Dentro do trem vão fazer a fiscalização do seu bilhete e pronto. Você já estará a caminho. Para Bruxelas não passamos por nenhum processo de imigração, mas, por via das dúvidas levamos tudo que usamos para entrar em Paris: passaporte, comprovacão de entrada e saída do país (que são os tickets de trem ida e volta) e apólice do seguro de vida que é obrigatório na Europa. Para saber mais sobre o seguro e não passar aperto em sua viagem a Europa veja este post completo!
As fotinhos são na estação Gare du Nord saindo de Paris
Como é o trem para Bruxelas?
Os trens da Thalys tem poltronas bem confortáveis mesmo para quem compra as passagens da segunda classe, como nós. Dentro do trem tem venda de lanches (quem compra a passagem da primeira classe já tem lanche incluído no preço da passagem), banheiro e espaço para colocar malas (que não usamos, já que fomos em bate e volta). Não espere fotografar nada pela janela…rs..é rápido demais. Só fiz umas filmagens de vez em quando (você consegue ver nos destaques dos stories do nosso Instagram.)

Deslocamento
Como o tempo de Paris até Bruxelas é de mais ou menos 1h30, para aproveitar o bate e volta o ideal é que você pegue o trem mais cedo que tiver e volte em um por volta das 19h. Nós pegamos o trem das 9h, pois era o mais em conta e às 10h40 já estávamos lá.
Bom, abaixo fiz um roteirinho do que você consegue fazer em um bate e volta em Bruxelas. Lembrando que cada pessoa e família tem um ritmo. Existem pessoas que gostam de tirar mais fotos, ficar mais tempo em um lugar, parar para descansar um pouco. Então saiba que cada roteiro deve ser adaptado ao ritmo do seu grupo. E não fique triste se não der tempo de fazer tudo que escrevi aqui.


Roteiro completo para um bate e volta Paris – Bruxelas
Bom, se você for precisar de qualquer passe para o metrô/bonde o ideal é já comprar na estação Bruxelles midi antes de sair dela para qualquer lugar. Esse roteiro que montei não exige nenhum ticket de metrô/bonde. Mas se vc quiser, por exemplo, incluir o Atomium, que fica um pouco mais distante dessa região terá que comprar um ticket para algum deles.
Ao sair da estação caminhe pela Avenida Fosny até chegar na Boulevard Maurice Lemmonier que é uma rua super comercial de Bruxelas. Siga por lá até chegar na Rue l’etuve. A Bélgica é conhecida por ser a terra do chocolate. Você provavelmente já deve saber da fama dos chocolates belgas. Nessa rua você encontrará todas as lojinhas de chocolates possíveis! Entrei em todas….e em todas elas os vendedores te dão chocolate pra experimentar. Nunca comi tanto chocolate na vida. Se quiser levar chocolate de presente (ou para você mesmo) esse é o momento. Algumas marcas ótimas que você irá encontrar: Neuhaus, Cote d’or, Godiva, Pertége, Choco-holic, dentre outras.

Nessa rua você irá encontrar o Mannekin Pis (garoto a urinar) que é uma pequena estátua em bronze de um menino a urinar para a bacia da fonte. Ele é um dos símbolos da cidade. Você irá encontrar muitos souvenires com ele por ali. Hehe

Aproveite para experimentar o Waffle belga que é incrívelll!!! Você escolhe o tipo de waffle (se no pratinho, ou no cone) e pode incluir o que quiser: frutas, creme, sorvete, cobertura. Ele é vendido em várias lojinhas ali. É um doce típico da cidade.
De lá siga para a Grand Place. A principal praça da cidade. (Inclusive, foi de lá que alguns belgas festejaram a sua vitória sobre o Brasil nas quartas de final da Copa de 2018….paciência..rs). Nela ficam a Câmara Municipal e a Casa do Rei. Alguns famosos a consideram a praça mais bela do mundo. E realmente é de cair o queixo de tão linda! Sua arquitetura é maravilhosa! Tire todas as fotos possíveis e de todos os ângulos. Se quiser parar para almoçar, por ali tem um Hard Rock Café que fica lotadooo!!!! Nós preferimos comer as famosas batatas belgas em outro lugar um pouco mais a frente. Se também quiser é só continuar seguindo.

De lá vá até a Galeries Royales. Uma galeria fofa com várias lojinhas (inclusive uma Repetto, para os amantes do ballet) e mais lojas de chocolates. Foi ali pertinho, logo na pracinha, que escolhemos nosso lugar para comer a famosa batata belga. Esse foi nosso almoço. Paramos no Belgian Frites e pedimos a batatinha com cobertura no cone! Ele fica bem em frente do Novotel.


De lá, subimos a rua da Belgian Frites em direção ao Mont des Arts. O jardim é lindo e lá de cima se tem uma vista incrível da cidade! Ali ficam alguns museus. Mas não dava tempo de entrar em nenhum. Apenas seguimos.



De lá, retorne até a pracinha onde fica o Novotel (é melhor fazer isso para ir até o próximo ponto mas o google dá um caminho lá por cima que dá umas voltas e só tem prédios.) e entre na Rue de la Montagne (fica ao lado do IBIS) até a Catedral de São Miguel e Santa Gudula. Aprecie o Jardim em frente e entre na igreja. Ela é lindaaaaa!!! Achamos mais bonita do que a Basílica de Sacré Coeur em Paris.
Se der tempo visite ainda a Jeanneke Pis, que é a versão feminina do Mannekin Pis. Nós não sabíamos da existência dela, então não fomos, mas super dava tempo…uma pena. Mas já deixo aqui a dica pra vocês. Tem ainda o Zinneke Pis que é o cachorro fazendo xixi. Mas esse fica um pouco mais distante. Só vá para lá se já quiser passar por lá por algum motivo.
De lá veja se deseja voltar em algum lugar, comprar mais chocolates, comer mais alguma coisa e prepare-se para voltar para a estação e não perder o trem.
Se desejar (e der tempo) visite o Atomium. Mas eu não fui e não recomendo. Você terá que pegar algum meio de transporte e é bem possível que só consiga chegar lá e tirar foto do monumento, o que é ruim, porque ele deve ser incrível por dentro. Se for ficar mais de 1 dia, aí sim vale a pena tirar uma parte do dia só para visitá-lo.
Adorei Bruxelas! E se você quer um aproveitar sua ida a Paris para conhecer outro país na Europa mas não topa bate e voltas longos como os que fizemos a Amsterdam e Londres, esse é o seu bate volta.

Espero que tenham curtido nosso roteiro! Me siga no instagram @priscilajardim_
Para ver outros bate e voltas de Paris bastar acessar os links abaixo:
Clique aqui para ver roteiro completo de um bate e volta Paris – Amsterdam
Roteiro completo de Bate volta Paris Londres
Adorei seu artigo, disse exatamente o que eu precisava saber! As fotos com certeza traduzem piamente o que você descreve e o formato de sua viagem é bem parecido com o meu, que viajo com meu marido, sempre! Posso perguntar em que período fizeste essa viagem a Bruxelas? É porque vou em outubro (daqui um mês e meio) e queria saber sobre o clima. Sei que é frio, mas chove nessa época?
CurtirCurtir
Olá Caroll!!!! Ah…que bom que pudemos ajudar!!! Vá tranquila e curta bastante o que mais gostar e se não der tempo de fazer algum ponto não fique triste….é um bom motivo pra voltar no destino novamente em outra oportunidade!!! Nós fomos em Março. Na última semana do inverno. Nossa viagem toda durou 14 dias. Estava muitoooo frio e choveram todos os dias. Em Outubro será outono por lá. Também estará bem frio. Mas é um frio mais ameno do que pegamos no inverno. Mas ainda assim é muito frio. Quanto a chuvas não tem muito como saber. É possível que chovam alguns dias sim. O ideal é já de agora começar a olhar a previsão do tempo. No site da Accuweather eles tem uma previsão do tempo alargada. Você consegue ver a média pra daqui a um mês. E aí você já pode se preparar em relação as roupas certas para comprar. E aí quando for um semana antes você olha de novo e confirma! O site é esse: https://www.accuweather.com/pt/be/brussels/27581/daily-weather-forecast/27581
Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só falar!
CurtirCurtir
Oi Priscila, fico realmente grata pela sua atenção na resposta. Um bj!
CurtirCurtido por 1 pessoa