Vale a pena conhecer o Cânion Itaimbezinho em sua ida a Gramado?

Quem já nos acompanha por aqui sabe que sempre que vamos a alguma cidade e ficamos um tempo um pouco mais longo gostamos de aproveitar para conhecer lugares diferentes que fiquem a poucos quilômetros de distância.

Quando programamos essa viagem para o Sul, uma das primeiras coisas que pensei foi: Será que dá tempo de conhecermos pelo menos um dos Cânions do Sul do Brasil?

Então, começamos a pesquisar! Aqui segue o relato de nosso bate e volta ao Cânion Itaimbezinho. Quem sabe se não te ajuda a decidir se vale a pena incluir no seu roteiro também.

Onde ficam localizados os Cânions? – Os cânions ficam localizados no Parque Nacional Aparados da Serra e no Parque Nacional da Serra Geral junto à porção mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, em Cambará do Sul. Cambará do Sul fica há aproximadamente 115 km de Gramado (mais ou menos 2 horas de carro.)

93c32487-c812-4f55-b05d-a33aa372315b

Quando ir aos Cânions em Cambará do Sul? – Os parques possuem diversos cânions acessados de formas diferentes. Os mais conhecidos são os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza. Os dois são incríveis, mas são distantes um do outro.

Algumas agências fazem passeio para visitar os dois Cânions no mesmo dia. Não acho que seja uma boa ideia por dois motivos:

Primeiro, por acabar sendo muito corrido e você não conseguir conhecer nenhum dos dois bem.

E segundo, porque nessa região um dos maiores problemas para visitar os cânions são a serração e a neblina. Quando o dia tem muita neblina a visibilidade fica muito afetada. Mas ela pode mudar durante o mesmo dia (ou não). Então o risco de você visitar os dois cânions no mesmo dia é de acontecer algo tipo: chegar no primeiro e estar com neblina e você ir para outro para encontra-lo também com neblina enquanto no primeiro a neblina está se dissipando, entendeu? Aí pode ser que você não consiga ver nenhum dos dois.

Logo, o ideal, caso queira conhecer os dois cânions (Fortaleza e Itaimbezinho), ou até mesmo se quiser conhecer apenas um mas ter uma chance maior de visibilidade muito boa é (se você tiver tempo na sua viagem) pernoitar pelo menos 1 noite em Cambará do Sul.

Mas, se você não tiver como pernoitar por lá ou não quiser, o ideal é escolher apenas um dos Cânions para realizar a visita. Mas tenha a consciência de que mesmo assim é possível que você não consiga ver bem. A neblina e a serração acontecem em qualquer estação do ano. O ideal é dar uma verificada antes com a agência que você irá contratar o passeio para que eles te informem a data ideal. E aí vem a próxima dica!

Como chegar aos Cânions? Bom, como falei antes, os Cânions ficam localizados em Cambará do Sul, uma cidade que fica há aproximadamente 2 horas de Gramado. Fora isso, do centro da cidade de Cambará até o portão de entrada dos parques de onde começam as trilhas, tem um trecho um pouco longo em estrada de terra. E para completar a internet por lá não pega direito. Por esse motivo, mesmo estando de carro alugado nós optamos por contratar um passeio com agência para não corrermos risco de nos perdermos e nem de ter algum problema com o carro (que era um carro comum e 1.0) naquelas estradas de terra. Contratamos então o passeio com uma agência de Gramado.

Como é o passeio até o Canion Itaimbezinho? Eles buscam no hotel com um ônibus ou van e o passeio dura praticamente o dia inteiro. Nos parques não tem local para realizar refeição. As agências costumam fazer um piquenique simples na hora do almoço já incluído no preço do passeio (é bom confirmar), mas mesmo assim leve fruta, sanduíche, água etc. Na ida eles costumam parar em um ponto de apoio na cidade de Tainhas onde você pode tomar um café e aproveitar os últimos minutos com wi-fi.

Como é a visita ao Cânion Itaimbezinho? – Bom, como falei acima, o melhor a se fazer caso você não pernoitasse na cidade (e esse foi o nosso caso) era escolher apenas um dos cânions. Nós optamos por conhecer o cânion Itaimbezinho pois pesquisamos e vimos que a trilha era um pouco mais fácil e ele era um pouco mais perto que o Cânion Fortaleza.

Bom, como fomos no ônibus contratado pela agência, ele já pára na entrada do Parque Nacional Aparados da Serra. O local possui banheiros (aproveite para usar), uma maquete do Parque Nacional Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral onde você pode ter uma ideia de todos os cânions que existem no local.

Nós começamos o passeio seguindo a Trilha do Cotovelo. Ela é chamada de Trilha mas é mais uma caminhada ecológica. O trecho é largo e bem plano. Tinham até famílias com crianças. A trilha tem aproximadamente 3km. Então lembre-se que você vai andar isso pra ir e pra voltar. Essa trilha dá num mirante incrível com a melhor vista do Cânion. Infelizmente, quando chegamos lá a neblina estava super densa e não vimos nada.

291537aa-8ffc-43f9-a0ce-92da8abf1000
Trilha super larga e plana
IMG_8448
Essa foi a vista que tivemos na Trilha do Cotovelo
9e822be3-a998-4d5c-b7c9-77d03a623ab3
Só neblina! 😦

É necessário voltar toda essa trilha e chegar novamente na entrada do parque. Nesse momento a agência costuma fazer a pausa para o piquenique antes de seguir para a segunda trilha.

A segunda Trilha é a Trilha do Vértice que tem aproximadamente 1 km de extensão e nela você conseguirá ver a cachoeira do Cânion. Nesse momento a neblina dissipou um pouco e conseguimos ver essa maravilha linda da natureza.

IMG_43712

IMG_3632
Cachoeira no Cânion Itaimbezinho
IMG_0832
Não é lindo demais gente???

Depois de tirarmos todas as fotos, voltamos para o ônibus com destino a Gramado e Canela. O guia deixa todos os passageiros em seus hotéis. Chegamos em Gramado por volta das 18h30.

Então, respondendo a pergunta título do post: Vale a pena o bate e volta até o Cânion Itaimbezinho? Para mim vale sim e vale muito! É uma experiência única! Se puder pernoitar e ver os dois cânions será ainda melhor. E dê uma olhada se existe previsão de neblina no dia do seu passeio.

Quer um roteiro completo do que fazer em Gramado e Canela? Clique aqui!

E lembrando que se quiserem fazer reserva de hotel ou compra de seguro, aluguel carro e chip é só clicar neste link. Usando o nosso link para a compra nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter este blog ativo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s