O que fazer em Arraial da Ajuda com chuva?

Já planejava uma viagem pra Bahia há tempos! Na verdade, eu tenho uma lista de lugares na Bahia que quero conhecer. E eu não sei vocês mas quando estava planejando a viagem pra Arraial da Ajuda (ainda incluindo Trancoso e Espelho), uma viagem que já idealizava há bastante tempo, a última coisa na vida que eu imaginei que pegaria era chuva. E não sei o porquê, pois já peguei chuva em vários destinos praianos.

A questão é que a previsão não era mesmo das melhores, previa chuva para todos os dias da viagem, alguns dias com temporal. Inclusive no dia que estávamos voltando de lá começaram inclusive notícias do Sul Bahia realmente assolado por essas chuvas constantes que não eram muito normais na região. Quando chegamos lá já estava chovendo há mais de 1 semana e as chuvas permaneceram por um bom tempo. 

Pracinha do centrinho de Arraial da Ajuda em um dia de chuva

Enfim, de qualquer forma, não pegamos todos os dias de chuva como previam. Dos 7 pegamos apenas 2 e um nublado mas sem chuva. Nos outros dias fez muito sol e conseguimos aproveitar bem. 

Realmente, não vou mentir. É difícil encontrar muita coisa para fazer em locais de litoral e praias paradisíacas em dias de chuva pois normalmente nesses lugares o foco fica realmente nas praias. Mas, sempre você pode adaptar sua viagem e dedicar mais tempo para fazer coisas que antes seriam apenas “encaixadas” entre uma praia e outra. Então, chega de blá blá blá e vamos para o que interessa. 

Vou colocar aqui o que fizemos no dia da chegada e no segundo dia que foram os dias em que choveu demais demais!

  • Visitar com calma as lojinhas da Rua Mucugê em Arraial da Ajuda – Tem lojinha de tudo que você possa imaginar. E mesmo que não compre é bem legal ver os artigos da região. A gente acabou se abrigando em algumas lojas que talvez se não fosse nessa situação eu nem entraria. 
Nesse dia minutos depois dessa foto caiu o mundo e nos abrigamos no primeiro restaurante que conseguimos entrar!
  • Conhecer a igreja do centro de Arraial da Ajuda, o Mirante das Fitinhas e a Rua Bróduei – Nós já tínhamos incluído isso no nosso Roteiro, mas íamos dar uma passadinha rápida pois era super pertinho da pousada. Mas como o dia que tínhamos reservado para ir ao Arraial da Ajuda Eco Parque amanheceu chuvoso preferimos deixar o parque pra outro dia e ir apenas caminhar pela região. Fomos até a praça da igreja com calma, visitamos o Mirante que estava bem vazio e conseguimos tirar várias fotos, descemos a escadaria do mirante, fomos a todas as lojinhas ali perto. Nesse dia a chuva estava bem fraca de dia, mas choveu torrencialmente a noite. 
Estava chovendo pouco nesse dia então conseguimos passear bastante
Não dá pra ver pela foto, mas estava chovendo! Mas era bem pouquinho!
  • Caminhar na praia mesmo na chuva – Se a chuva não estiver muito forte, vale a pena ir a praia pelo menos para uma caminhada. Se a chuva estiver muito forte não vá porque pode ser perigoso pois a faixa de areia não é muito grande e a maré pode estar alta. Em um dos dias da viagem quando já estávamos na outra pousada que tinha um muro na beira da praia a água a noite chegava a bater forte no muro.  Para saber mais sobre nossas hospedagens veja esse post com o roteiro completo
Pegamos uma chuva forte na volta, mas valeu a pena andar até esse trechinho lindo!
  • Escolher um restaurante coberto para jantar – A Rua Mucugê é uma gracinha exatamente pelos restaurantes que colocam suas mesinhas a céu aberto mas não é impossível encontrar restaurantes um pouco mais fechados para escapar da chuva. Para saber onde comer em Arraial da Ajuda acesse esse post
O restaurante que conseguimos nos abrigar da chuva no primeiro dia!
  • Visitar a Passarela do Descobrimento em Porto Seguro – Você pode aproveitar para conhecer um pouquinho o centrinho de Porto Seguro que tem várias lojinhas, restaurantes e até um shopping pequeno bem pertinho da Orla. Demos uma paradinha lá assim que chegamos e antes de atravessarmos a balsa até Arraial da Ajuda. Nós fomos lá antes de ir pra Arraial da Ajuda. Se você estiver saindo de Arraial da Ajuda para ir até lá e estiver chovendo muito, verifique antes se a balsa estará funcionando. 
Passarela do Descobrimento em Porto Seguro
  • Curta sua pousada – Se já tiver previsão de chuva para seu período verifique os espaços que sua pousada tem e o que você poderá fazer se não tiver como sair dela. A Maria Pitanga, por exemplo tem um espaço de leitura bem bonitinho e oferece cafézinho de cortesia a tarde, mas acaba não tendo muita coisa para fazer se você estiver com crianças. Se tiver como alterar a pousada vale a pena verificar. 
Cantinho para leitura da Maria Pitanga

Se estiver nublado mas não estiver chovendo você pode verificar se o Arraial da Ajuda Eco Parque irá funcionar, pois dias sem sol porém secos também são ótimos para parques e menos cansativos. Mas, caso esteja chovendo, mesmo que pouco, fique atento aos escorregas que fecham com a chuva. Falo sobre o parque neste post!

E se tiver muita vontade de ir a Trancoso mesmo com chuva você pode ir pelo menos até o Quadrado, mas garanta que pegará a estrada asfaltada (falo um pouco mais sobre isso nesse post aqui). O charme do Quadrado está exatamente nos restaurantes no entardecer com suas luzinhas acesas e mesas externas. Vi poucos deles com espaço interno para jantar. Só fique atento a isso!

Bom gente, espero ter ajudado! Sim, é verdade, não tem muita coisa pra fazer com chuva em Arraial da Ajuda, mas não deixe isso estragar sua viagem e aproveite a companhia de quem foi com você e aproveite para relaxar e ler um livro na pousada mesmo se for o caso! E pronto! 🙂

Para ver nosso Roteiro completo por Arraial da Ajuda e Trancoso acesse este post!

Passagens áreas com o Passagens Promo
Hospedagem com o Booking.com
Aluguel de Carro com a Rentcars
Seguros com a Seguros Promo
Não viaje para o exterior sem o chip da easysim4u

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s