Onde se hospedar no Caribe Mexicano: Cancun ou Playa del Carmen?

Com certeza você já se imaginou em algum momento de planejamento de férias sentado em uma praia de areias branquinhas e água azul cristalina a sua frente! É, o paraíso mexicano oferece tudo isso! Mas pouca gente sabe que a orla não se resume apenas a Cancun e isso gera muitas dúvidas em relação à hospedagem!

Fico em resort ou hotel? Pago all inclusive? Qual a melhor localização para fazer os passeios?

Resort em frente a praia em Cancun

Bom, então vou tirar algumas dúvidas que podem te ajudar a escolher o melhor lugar para se hospedar no Caribe Mexicano. 

A região conhecida como “Cancun” por todos engloba mais do que a própria Cancun em si, mas sim toda essa famosa Orla da região de Quintana Roo que vai desde a Zona Hoteleira de Cancun, na Cancun propriamente dita lá em cima, passando pela Riviera Maia, Playa del Carmen até chegar em Tulum. E em qualquer uma dessas regiões você estará bem servido, mas elas tem características bem diferentes. 

Mapa da região

Na Zona Hoteleira de Cancun você encontrará os grandes resorts e praias de um azul surreal a poucos metros de um centro com restaurantes, lojinhas, feira de artesanato e as famosas boates de lá para quem curte. A Zona Hoteleira é quase uma “Las Vegas” Mexicana mas com praia azul neon a poucos metros de distância. 

Zona Hoteleira de Cancun

Na Riviera Maia (entre Cancun e Playa del Carmen) você encontra os resorts mais afastados do centro com boa infraestrutura, all inclusive e praias com ondas um pouco mais fortes.

Em Playa del Carmen tem alguns poucos resorts e prevalecem as pousadas e hotéis pequenos. Com um centrinho bem parecido com Buzios no Rio ou Pipa em Natal, o que você preferir, com lojas de marcas famosas e outras locais, artesanato, restaurantes legais, sorveterias, muito bom para footing noturno. Pra quem quer visitar os parques do grupo Xcaret (veja nossa experiência nos parques) e Chichen Itzá essa é uma das melhores localizações porque eles ficam bem mais perto de Playa. 

Centrinho de Playa del Carmen

Em Tulum o clima já é mais rústico e com clima mais zen. Tem algumas praias privadas por conta dos hotéis da orla e o centro é menos movimentado. 

Bom, como nós queríamos conhecer a famosa Cancun com seu azul cristalino mas ao mesmo tempo também queríamos visitar os parques (pelo menos 2) e ir até Chichen Itzá optamos por dividir nossa estadia entre Cancun e Playa del Carmen. E achamos que foi ótima essa ideia pois nos poupou deslocamentos muito longos nos dias que fomos aos parques e a Chichen Itzá e também aproveitamos um resort com infra em frente a uma praia linda, coisa que não conseguimos em Playa pois no período da nossa viagem essa praia estava com muito sargaço. 

Praia de Playa com muito sargaço
Praia em Cancun com um pouco de sargaço mas não atrapalhou em nada!

Ficamos 4 dias em Playa no One Playa del Carmen e 4 dias em Cancun no Krystal Cancun. 

O One Playa del Carmen é um hotel super basicão, estilo Ibis, e fica bem pertinho da Quinta Avenida que é a rua principal de praia. Dá pra ir a pé (duas quadras) mas ao mesmo tempo fica longe o suficiente pra não ouvirmos a barulheira da rua na hora de dormir. O café é bem fraco, mas foi suficiente para os dias que ficamos. Se você for com as expectativas certas pode ser bem ok. 

O Krystal Cancun é um dos resorts mais em conta da Zona Hoteleira. Tem uma infra muito boa, fica em frente a um dos cantinhos de praia onde a água é mais calminha e você pode optar pelo all inclusive ou não. Nós não quisemos o all inclusive apesar de termos almoçado todos os dias no hotel, mas porque nós saíamos para jantar. E optamos por isso para não termos que ficar presos por já termos gasto com o all inclusive, entende? Então pagamos o hotel apenas com café da manhã. E foi ótimo, você pode pagar o almoço diretamente nos restaurantes sempre que almoçar lá e quando não quiser estará livre para comer nos outros restaurantes da região. 

Krystal Cancun bem na “meiuca” da Zona Hoteleira

O All inclusive vale a pena para quem não for encher o seu dia com passeios e outras atividades. Se você for fazer isso eu não acho que valha a pena o custo pois terão dias que você não irá almoçar no hotel e você ainda pode aproveitar pra jantar em outros lugares também. Veja aqui nosso post “Onde comer em Cancun e Playa del Carmen”

Faça sua reserva pelo Booking acessando nossos links acima ou clicando aqui! Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter nosso blog ativo!

Espero que tenham curtido. Para ver nosso Roteiro completo em Cancun e Playa acesse este post. 

Me siga no instagram: @priscilajardim_ e saiba mais sobre Experiência do Cliente e viagens também!

Gostou desse blog? Reserve com nossos parceiros clicando nos links abaixo e nos ajude com uma pequena comissão!

Passagens áreas com o Passagens Promo
Hospedagem com o Booking.com
Aluguel de Carro com a Rentcars
Seguros com a Seguros Promo
Não viaje para o exterior sem o chip da easysim4u

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s