Forte Duque de Caxias, vale a pena ir?

Aproveitamos o último feriado que não estava tão quente para enfim conhecermos o Forte Duque de Caixas, mais conhecido como Forte do Leme! E vou detalhar toda a experiência aqui para vocês!

Para chegar basta ir até o finalzinho da Praia do Leme, bem pertinho da Mureta e entrar à esquerda no CEP – Centro de Estudos de Pessoal do Exército e responsável pela administração do Forte.

Militares podem estacionar gratuitamente no local, civis precisam procurar algum estacionamento ali próximo à praia caso estejam de carro.

Logo na entradinha fica a bilheteria para subida ao Forte! Para verificar preços e horários de funcionamento clique aqui.

Eles vão te entregar uma pulserinha e pronto! É só começar a subida! Não chego a considerar como uma trilha a subida para o Forte pois o caminho é todo pavimentadinho e tem até alguns banquinhos para que se possa parar e descansar, mas vale ressaltar que a “a caminhada ecológica” (como eles chamam) é de 800 metros em subida íngreme. Vimos até mesmo vários jovens parando várias vezes no caminho. 

1
Placa de homenagem logo na entradinha para a subida
2
Um trechinho da estradinha da subida para o Forte

Após subir tudo você chegará na entrada do Forte! Antes de subir até o ponto principal que são os mirantes com algumas das vistas mais lindas do Rio de Janeiro, entre no espaço de exposições do Forte. Lá você encontrará algumas salas com um pouco da história do Forte, alguns itens utilizados na época e exposições.

3
Alguns itens em exposição no Forte

Após isso, é hora de subir ao topo para ver os Mirantes! Explore todos os lados possíveis! Cada um tem uma vista diferenciada do Rio!

4
Vista para o Morro da Urca e Pão de Açucar
5
Cristo Redentor, Morro Dois Irmãos, Praia do Leme e Copabana.
6
Mirantes incríveis!

 

Para completar o passeio, quando descer, aproveite para ir na Mureta do Leme! O local proporciona uma vista incrível da Praia e contém diversos bares (inclusive o famoso Espetto Carioca) para petiscar enquanto você assiste o Pôr do Sol!

78.jpg

Lá você ainda consegue tirar uma fotinho com a estátua da Clarice Lispector, mas ela estava tão assediada que não quis esperar…hehe

E assim terminamos mais um feriado lindo no nosso Rio de Janeiro!

Vale muito a pena conhecer o Forte Duque de Caxias. E se você conseguir terminar todo o roteiro na parte da manhã, por exemplo, pode caminhar (ou alugar um patinete na praia) até a outra ponta da Praia (Já na praia de Copacabana) e visitar o Forte de Copacabana encerrando o dia tomando um café na Colombo de lá! Veja fotos do Forte de Copacabana nesse post super completo sobre “O que fazer no Rio de Janeiro”!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s