Rio de Janeiro, o que fazer na cidade maravilhosa?

Conhecida como uma das cidades mais lindas do mundo e cartão postal do Brasil, o Rio é um dos destinos mais cobiçados pelos turistas! E nada melhor do que pegar dicas da nossa cidade maravilhosa com os maravilhosos cariocas, não é mesmo? Rs

Então vamos lá! Aqui vão dicas básicas para sua vinda ao Rio, além de dicas sobre o que fazer no Rio com os lugares óbvios e outros não tão óbvios assim!

Quando vir – Nosso Rio pode ser curtido o ano inteiro!!! Em qualquer época do ano você encontrará pelo menos um dia de sol. Nosso inverno não é rigoroso então é uma época que dá pra curtir a cidade com temperaturas mais amenas e se der sorte ainda pegar uma praiazinha. O importante no Rio é te falar “quando não vir”…rs…A não ser que você goste muito do carnaval e esteja vindo exatamente para ver os desfiles e participar dos blocos não venha nessa época. A cidade costuma estar lotada, trânsito caótico e praias entupidas. Nosso trânsito já não é lá essas coisas em dias comuns, na época do carnaval então fica muito pior por conta das ruas fechadas pelos blocos. Na verdade o verão inteiro é uma época de Rio de Janeiro lotado. A cidade começa a encher ali no finalzinho dezembro (muita gente vem assistir o Reveillon de Copacabana) e só começa a esvaziar umas 3 semanas depois do carnaval. Se puder vir em outros períodos você poderá curtir um Rio mais “amigável”..rs.

Quantos dias – Depende! Tem coisa suficiente pra curtir uma viagem de 20 a 30 dias no Rio…hehe…mas se quiser bater ponto só nos básicos 5 dias cumpre bem o planejado.

Onde ficar – Se puder cacifar um hotel de frente pra praia em Copacabana faça isso! Hehe Você já estará num dos cartões postais da cidade, próximo de grande parte dos pontos turísticos, perto do metrô, restaurantes etc. Se achar caro demais tem hotéis muito bons no centro da cidade e um IBIS no shopping Nova América em Del Castilho. No centro eu só não recomendo muito por conta de ser completamente deserto nos finais de semana. Mas quem já se hospedou no Hotel Vila Galé na Lapa diz que você quase não percebe isso, exatamente por estar localizado na Lapa bem perto de alguns bares famosos. Como nunca me hospedei lá não posso afirmar. O acesso ao metrô de quem se hospeda no Centro facilita bastante a locomoção, fora que dá pra matar bastante coisa a pé! O IBIS em Del Castilho tem preços bem em conta e fica dentro de um shopping e da estação de metrô Del Castilho, o que facilita algumas refeições e locomoção também.

Alugo carro? – Bom, se na sua viagem ao Rio você quiser dar uma esticada até a Região dos Lagos (Cabo Frio, Buzios, Arraial do Cabo) talvez valha a pena alugar mas só para o período que você quiser ir pra lá. O trânsito do Rio não é dos melhores e nosso metrô nos leva para a maioria dos lugares, o máximo que você terá que fazer é pegar um VLT, BRT ou ônibus integração. Fora o fato de não ter que gastar com estacionamento.

Como chegar – O Rio tem dois aeroportos: o Galeão (Internacional) que fica na Ilha do Governador e o Santos Dumont que fica no Centro da Cidade. Se você chegar no Galeão pegue o BRT até a estação de Metrô Vicente de Carvalho e lá vá para o destino do seu hotel. Ou então pegue um Cabify/Uber (melhor opção). Do aeroporto Santos Dumont pegue o VLT em frente do aeroporto e desça na estação Cinelândia ou Carioca para pegar o metrô para o seu hotel. Se o hotel for no Centro veja a estação de VLT que deixa mais próximo. (Melhor opção se estiver com poucas malas). 

O que fazer no Rio de Janeiro?

Praias do Rio

Pelo menos 1 delas você terá que conhecer. E se tiver que escolher apenas uma terá que ser a de Copacabana, “Copa” para os íntimos..rs. Mas por favor, tente incluir outras em seu roteiro! Passeie pelos calçadões (o de Copa é o mais famoso), tome uma água de côco, aventure-se na combinação “mate com biscoito globo”, pare em alguns dos quiosques, assista ao nosso “pôr do sol de aplaudir”, ou seja, sinta-se o verdadeiro carioca.  Fica até difícil escolher a mais bonita: Ipanema, Barra, Leblon, Recreio, Grumari (um recanto bem gostoso da cidade, mas um pouco mais distante e fora de mão para os “sem carro”). Ainda temos o Aterro do Flamengo que possui uma “praia” que não é propícia para banho mas uma orla maravilhosa para caminhar, praticar esportes, andar de bicicleta e ainda assistir a uma vista maravilhosa.

SAM_7294
Praia da Barra num pôr do sol
SAM_72932
Um pôr do sol lindo no nosso Rio de Janeiro
DCIM100GOPROG0070315.JPG
Praia da Barra da Tijuca!
PICT1037
Saindo do trabalho e dando um pulinho na Praia de Ipanema! Privilégio de quem mora no Rio e está no horário de verão! kkkkkk
20190328_123933
Prainha em Grumari! Linda!! Mas pra encontrar assim vazia, só em dia de semana!
20190330_143322
Praia de Ipanema e Pedra do Arpoador
20190330_161147
Assistir o pôr do sol da Pedra do Arpoador! Não tem nada mais carioca que isso!
LRM_EXPORT_136345444570569_20181117_214717132
Praia do Leblon
LRM_EXPORT_12397581330055_20190120_104454030
Uma voltinha no Aterro do Flamengo!

Monumentos e passeios

Cristo Redentor – Por mais clichê que possa ser, vir para o Rio e não ir ao Cristo Redentor é o mesmo que ir a Paris e não subir a Torre Eiffel. A opção mais legal para fazer isso (porém mais cara também) é pegar o trenzinho do Corcovado!! Ahh..mas vale a pena! Só a subida de trenzinho já é uma atração à parte! Você tem que comprar o ticket antecipado nesse site. Não existe opção de compra na hora, fique atento!

Mas prepare-se para chegar com antecedência porque mesmo comprando o ticket antes você enfrenta uma fila porque tem que trocar o voucher pelo ingresso! Ao chegar lá em cima curta a vista nos mirantes e tire as famosas fotos com o Cristo!

Tem outras formas de chegar caso não queira ir de trenzinho: vans de empresas de passeio ou indo de carro e estacionando no meio do caminho e subindo o restante por uma trilha curta. Tem uma outra trilha que o acesso é pelo Parque Lage. Ainda não fiz essa trilha. Quando eu fizer conto aqui.

IMG-20181116-WA0012IMG-20181116-WA0013

Morro Pão de Açucar/Bondinho – Uso as mesmas palavras do item acima! Tem que ir! Rss Além do passeio incrível no bondinho, a vista dos mirantes em cima dos dois morros (Morro da Urca e Pão de Açucar) são incríveis!!!!! Compre os tickets com antecedência nesse site.

Para chegar de transporte público: Desça na estação de metrô Botafogo e pegue o ônibus integração Urca. Diga que você irá para o Bondinho, ele deixa praticamente na porta. Se tiver comprado os tickets é só se dirigir a bilheteria!

FB_IMG_1541597077010

DSC00132

A estação do Bondinho fica numa praia bem gostosa do Rio também, a Praia Vermelha! Você pode combinar sua ida ao bondinho à um finzinho de tarde nessa Praia!

DSC_0021
Nascer do sol na Praia Vermelha
DSC_0011
Vale a pena acordar cedinho!

Pista Claudio Coutinho – No mesmo local que a estação do Bondinho logo à esquerda fica a Pista Claudio Coutinho. Um caminho lindo lindo lindo, cenário para muitos ensaios fotográficos (com certeza você verá algum casal ou gestante sendo fotografado lá), esta pista também é uma opção de acesso ao Morro da Urca. Vá caminhando até o final da pista ou pegue uma pequena trilha que já dá acesso ao Morro Da Urca. De lá, se quiser seguir até o Pão de Açucar (morro mais alto) basta comprar o ingresso apenas para essa parte do caminho Morro da Urca > Pão de Açucar.

FB_IMG_1541596903721
Um trechinho da Pista Claudio Coutinho
FB_IMG_1541596985008
Esses amiguinhos lindos que você pode encontrar na Pista ou na trilha!

Uma outra opção para encerrar seu passeio ao Bondinho é dar uma caminhadinha para assistir ao pôr do sol na Mureta da Urca comendo os famosos pastéizinhos do Bar da Urca. 

Arcos da Lapa e Escadaria Selarón – A Escadaria Selarón com seus azulejos coloridos já foi cenário até de clips famosos. Vale a visita! Logo em frente você verá os famosos Arcos da Lapa. Para chegar basta descer na estação de metrô Cinelândia. São uns 10 minutinhos de caminhada até lá!

IMG-20181116-WA0018
Arcos da Lapa
IMG-20181116-WA0022
Rua principal de acesso a Escadaria Selarón
IMG-20181116-WA0020
Grafites lindos!
IMG-20181116-WA0021
A escadaria e seus azulejos!
IMG-20181116-WA0023
Ela dá acesso a Santa Teresa também! Mas é mais gostoso ir de Bondinho!

Parques e Jardins

Ótimos lugares para um piquenique e para passar o dia apenas conversando e relaxando!

O Parque Lage tem uma vegetação incrível além de um espaço lindo para se fotografar. Originário de um antigo engenho de açúcar, o parque faz parte da memória histórica da cidade. Tem um palacete lindíssimo onde fica o bistrô Plage Café. Nele você pode tomar o famoso Café/Brunch de manhã ou no finzinho da tarde, mas uma parada para almoço também é uma ótima pedida. O local tem entrada gratuita. Como não tem estacionamento o ideal é procurar vagas nas ruas no entorno. Mas fique atento aos locais proibidos. E cuidado com o flanelinhas.

20180423_115008.jpg
Entrada do Parque com suas típicas palmeiras
20180423_142229
Jardim Central com o palacete ao fundo
20180423_141157.jpg
Parte interna do Palacete onde pode-se avistar o Cristo Redentor! É aqui que fica o Plage Café
20180423_140107.jpg
Esse Brownie delícia do Plage Café

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos mais ricos e importantes do mundo. Possui tipos raros de plantas e também é um local maravilhoso para passar um dia tranquilo. A entrada dele é paga. Clique aqui para saber mais.  

Para quem vai de carro o melhor local para estacionar é no Jockey Club que fica logo em frente. Quem vai ao Jardim Botânico tem desconto no estacionamento, é só informar na hora da compra do ingresso na bilheteria que você estacionou no Jockey que eles te darão o selinho com o desconto.

Para preservar a flora, o Jardim Botânico possui algumas regras mais rígidas em relação às piqueniques e objetos que podem ser levados. Por exemplo, enquanto na Quinta da Boa Vista e no Parque Lage você pode sentar lá na graminha e comer seus alimentos, no Jardim Botânico existe apenas um local reservado pra isso. Outra coisa permitida na Quinta da Boa Vista e não permitida no Jardim Botânico são as bolas para crianças, por exemplo. é importante olhar essas listas de proibições no site deles antes de ir. O link pro site está logo aí acima.

FB_IMG_1541597059129
A coisa linda que é esse lugar! Pleasee preserve!
FB_IMG_1541596863501
Cada cantinho é um clique!

fb_img_1541596850088.jpg

A Quinta da Boa vista além do parque, que é enormeee, possui ainda um Museu (infelizmente o Museu pegou fogo no ano de 2018. Tristeza sem par) e o Jardim Zoológico do Rio (os dois pagos à parte). Possui estacionamento próprio. Pra quem não quiser ir de carro basta descer na estação de metrô São Cristóvão que fica em frente.

DSC_0001
Vista para o famoso lago da Quinta da Boa Vista

Parque Municipal Penhasco Dois Irmãos – Ainda pouco explorado no Rio, o parque fica localizado na Rua Aperana. A entrada é próxima ao Mirante do Leblon. O parque é lindo, possui mirantes com vistas incríveis da cidade, banheiros e bebedouros e tem entrada e estacionamento gratuitos. Em um dia de sol vale a pena combinar a ida ao parque com uma tarde na praia do Leblon.

LRM_EXPORT_133033190478207_20181117_193139069LRM_EXPORT_13251386433328_20181118_171209198

Feiras de Gastronomia e Compras

Feira de São Cristóvao – Se você é do Nordeste e está sentindo falta da comida de lá esse é o lugar! A Feira de tradições Nordestinas possui diversas barracas com produtos típicos, artesanato, restaurantes com comidas nordestinas, shows etc. É pra se sentir em casa. A entrada é paga e possui estacionamento também pago. Ao chegar perto do local cuidado com os “flanelinhas”, eles te confundem e se você for na deles acaba estacionando em local proibido. Procure a entrada do estacionamento autorizado. Tem um guichê de atendimento.

Lagoon – Um Pólo gastronômico com cinema em plena Lagoa Rodrigo de Freitas! O local possui estacionamento pago. Você pode escolher comer nos restaurantes famosos que ficam no Prédio principal, ou nos Food Trucks que ficam na beira da lagoa! Nesses, os cãozinhos são permitidos.

received_488033228358860
Para a hora do almoço ou um finzinho de tarde!

CADEG – Mercado Municipal do Rio de Janeiro que fica em Benfica. O local ficou conhecido por seus bons restaurantes e por ser um local para comprar bacalhau por um bom preço. Tem muitas lojas com queijos e vinhos, hortifrutis e o mercado das Flores. O local possui estacionamento pago mas a entrada é gratuita.

Esportes

Estádio do Maracanã – O palco do futebol brasileiro! Durante o período da sua viagem procure ver se terá algum jogo acontecendo no estádio e vá nem que seja pra não torcer pra ninguém. Se quiser ver o estádio bombando de verdade escolha um jogo do mengão (como todo verdadeiro carioca deve ser!!!! Hehehe…ops…que não gere problemas..rs: “O maraca é nosso..ha há hu hu!”) Caso não consiga assistir à um jogo, faça o tour! Nós já fizemos e é incrível! Nós já contamos em detalhes sobre o Tour aqui neste post.

IMG-20160907-WA0062
Vista do alto do Maraca no dia da Cerimônia de Abertura das Paralimpíadas
SAM_1702
Maraca iluminado num dia de jogo do “mengão”!!!!
SAM_1718
Tão lindo assim vermelho e preto! hehe
20180501_112904
No Tour Maracanã

Estádio Nilton Santos – Mais conhecido como “Engenhão” foi a casa de diversos jogos nas Olimpíadas do Rio. Este estádio foi totalmente revitalizado e hoje é a casa do Botafogo! Vale a pena a visita para assistir à um jogo também!!

20160807_150722
Engenhão durante as Olimpíadas
DSC_0114
Minha mãe toda feliz! Única botafoguense da família! hehe

E pra aqueles que gostam mesmo de futebol! Você sabia que o Museu da Seleção Brasileira fica aqui no Rio?

Sim!! E é um passeio bem legal!

Os ingressos tem preço razoável e a experiência é ótima! Você consegue ver até as taças de todas as Copas que o Brasil ganhou, não é demais? Além disso, no finalzinho do passeio um óculos de Realidade Virtual te coloca dentro do vestiário e do campo com os jogadores! Achei sensacional, principalmente depois de já ter visitado o vestiário no tour do Maracanã porque aí você consegue reparar os detalhes e ter uma idéia de como ele fica num dia de jogo de verdade!

20180501_141357
As nossas Taças no Museu da CBF
20180501_140216
Parte interativa do Museu que eu ameiii!!!! Você consegue escolher áudios, imagens e fotos de qualquer jogo da seleção em Copas do Mundo para ouvir e ver!

Se quiser saber mais sobre a nossa visita ao Museu da Seleção e para mais informações sobre ele acesse nosso post aqui!

Parques temáticos

Rio Water Planet – Nosso parque aquático!!! Não chega a ser um Beach Park mas dá pra se divertir bastante nele!

Veja informações aqui: http://www.riowaterplanet.com.br/sitev3/page/

(Infelizmente ele encerrou as atividades em outubro de 2018).

DSC05930
Alguns desses toboáguas eu não tive coragem de ir! hehe

Trilhas

Não sou uma pessoa trilheira, mas, temos algumas trilhas no Rio que são moderadas (você não precisa ser trilheiro pra fazer) e que te proporcionam vistas incríveis!!! Uma delas eu já citei aqui acima que é a Trilha da Urca. 

A Trilha da Urca começa na Pista Claudio Coutinho na Praia Vermelha. Depois que você subir um pouquinho ela já dará a indicação do início da Trilha. Ela te deixa no primeiro morro do Pão de Açucar. Lá você tem uma vista incríveeeelll da cidade, pode tirar foto com o Bondinho antigo, tem lojinhas e locais para comer. Fazendo a trilha você paga mais barato caso queira chegar até o 2º morro, pois aí você pode pegar o bondinho só desse trecho (morro 1 para morro2).

FB_IMG_1541597077010
Vista do Primeiro Morro. Ali atrás está a cabine para embarcar no Bondinho que sobe até o segundo! Olha ele aí na foto!

Outra Trilha muito tranquila e que possui uma das vistas mais incríveisss do Rio de Janeiro é a Trilha da Pedra Bonita! Conto nossa experiência nela aqui nesse post.

E mais uma Trilha incrível e pouco explorada no Rio é Trilha para o Mirante da Cascatinha que fica no Parque Nacional da Tijuca! Demais! Veja nossa experiência completa nela clicando neste link!

IMG_0419

Você ainda pode emendar a ida até ela fazendo a Trilha para a Cachoeira das Almas que fica no mesmo Parque.

IMG_0510
Queda d’água maravilhosa!!!

Forte Duque de Caxias (Forte do Leme) – Assim como o Forte de Copacabana (que falo um pouquinho no próximo tópico) esse Forte também é administrado pelo Exército Brasileiro. Optei por colocá-lo aqui no tópico “trilhas” pois apesar de também ser um centro histórico ele não possui um acesso tão fácil quanto o Forte de Copacabana. Para chegar ao Forte você precisa subir uma trilha de caminhada ecológica de mais ou menos 800 metros e bastante íngreme, o que torna esse passeio inapropriado para algumas pessoas. A vista lá de cima é incrível e ainda possui alguns itens do Forte em exposição. Acesse aqui para saber mais e ver nossa experiência completa por lá!

 

Arte, Cultura e História

O que não falta no Rio de Janeiro são Centros Culturais incríveis com exposições e/ou atrações maravilhosas. Vou citar algumas aqui mas pode ter certeza de que ainda falta muito na lista:

Parque das Ruínas – Centro cultural com uma das vistas mais bonitas do Rio. Você pode dar uma pesquisada antes se estará acontecendo alguma exposição ou atividade no dia da sua visita. Para chegar lá, assim como no Cristo Redentor, você poderá usar outra atração turística: o Bondinho de Santa Tereza. Vá de metrô até a estação Carioca. Ao sair de lá procure a rua Lélio Gama (pertinho do prédio da Petrobrás). Ao pegar o bondinho desça na estação Curvelo.

30122282_1428150087289831_1130961521_o
O lindo Parque das Ruínas
30232852_1428149987289841_1966474007_o
A vista de lá do Parque das Ruínas!
20180421_161715
Embarque no Bondinho de Santa Tereza

Forte de Copacabana e Museu Histórico do Exército – Cuidado pelo Exército o Forte inclui uma área de exposição e um mirante com uma vista linda. Isso tudo além dos cafés maravilhosos para um finalzinho de tarde e as lojinhas com souvenir do Rio. A entrada é paga. Militares possuem desconto.

LRM_EXPORT_7345787939899_20181227_102531602
A vista de lá é incrível!

DSC_0494

DSC_0534
Ainda dá pra sair e bater um papo com Drumond na praia! (Já viu que quase tudo termina em praia? hehe)

Theatro Municipal – Uma das principais casas de espetáculos do Brasil a ida ao Theatro Municipal não pode ficar fora do seu roteiro. Mesmo se não tiver nenhum espetáculo que te interesse, faça pelo menos a visita guiada. Só a entrada no Teatro imponente e lindo já é uma atração à parte! Veja informações sobre ingressos aqui.

No dia que for ao teatro aproveite e faça o passeio pelo Centro do Rio, veja os prédios lindos (Biblioteca Nacional, Alerj) na Cinelândia, conheça os centros culturais ali perto que possuem muitas atividades gratuitas (Caixa Cultural, Centro Cultural Justiça Federal),  almoce no Amarelinho (um dos bares mais famosos do centro do Rio), caminhe pela revitalizada Avenida Rio Branco e depois pegue o VLT e até a Zona Portuária.

Praça Mauá, Zona Portuária, AquaRio e Museu do AmanhãTotalmente revitalizada para os Jogos Olímpicos de 2016 a Zona Portuária do Rio se tornou rapidamente um dos locais queridinhos da cidade. Vale a pena um passeio por lá para admirar os famosos grafites do Kobra. Além disso, visite o AquaRIO (Mais novo aquário do Rio) e se encante com a arquitetura diferenciada do Museu do Amanhã.

20160818_121916

20180421_153640

O Museu do Amanhã é um dos museus mais tecnológicos da cidade. A exposição fixa é simplesmente sensacional e super interativa. De vez em quando algumas exposições temporárias ficam disponíveis no museu. Você ainda pode adquirir um ingresso duplo para visitar o Museu do Amanhã e o MAR – Museu de Arte do Rio no mesmo dia, o que é bem legal pois ele fica bem pertinho. Fica bem mais em conta comprar o combo desses dois museus do que comprar separado. Se você fizer isso precisará ir primeiro ao Museu do Amanhã para pegar o voucher para o MAR. Ah! O horário do ingresso comprado on line é agendado! Chegue na hora marcada para não perder sua visita!

20180421_105750
Museu do Amanhã com seu formato diferenciado
20180421_125727
Vista do Mirante do Museu de Arte do Rio! Olha o Museu do Amanhã ali! Viu como é pertinho?

Antes de continuar seu passeio você pode dar uma parada no Gracioso que é um bar com os melhores croquetes da região. O restaurante já foi vencedor do Comida de Boteco e realmente é um achado.

Depois,  vá até o Aquário do Rio, o maior Aquário Marinho da América do Sul com cerca de até 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. É um passeio bem legal! O tanque dos tubarões e o tanque de toque são uma das melhores atrações. Este último não funciona todos os dias. Dê uma olhada no site para ver se irá funcionar no dia da sua visita! Cariocas tem desconto no ingresso comprando com antecedência pela internet!

20180421_150229
Túnel no AquaRio muito parecido com o Túnel do SeaWorld em Orlando
20180421_145942
Tanque dos tubarões
20180421_151415
Exposição de Surf dentro do AquaRio

E para encerrar com chave de ouro tome um cafezinho de final de tarde na Confeitaria Colombo! Simplesmente a melhor!!! O cappuccino de lá é fenomenal! Um privilégio para os trabalhadores do centro da cidade! hehe

Caixa Cultural Rio de Janeiro – Meu queridinho. Contém salas de exposições, um Teatro de Arena, um cinema. Sempre estou de olho no que está lá em exposição. O Centro já foi espaço para grandes exposições como a do Picasso e da Frida Kahlo. Fica no Largo da Carioca no Rio. A entrada é gratuita. Mas algumas atrações possuem custo. Importante verificar no site deles.

IMG-20181116-WA0014

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil – Considerado como referência em Centros Culturais Artísticos. Fica bem pertinho da Igreja da Candelária, um dos lugares mais fotografados no Rio.

Museu de Arte Moderna – Com uma arquitetura linda e uma vista incrível fica pertinho do Aeroporto Santos Dumont.

Real Gabinete Português – Considerada como uma das Bibliotecas do Mundo, o Real Gabinete Português é digno de cenário de filme de Harry Potter. O local possui um acervo com aproximadamente 350.000 volumes (milhares de obras raras), dentre elas, a edição “prínceps” de ” Os Lusíadas”, de 1572, que pertenceu à “Companhia de Jesus”, manuscritos autógrafos do “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco e o “Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias, além de centenas de cartas de escritores. A entrada no local é gratuita e para consultar um livro é necessário preencher um formulário.

5876ffa5-43e1-4817-aed4-091a451d93cf

Bom, ainda tem diversos outros lugares legais para se conhecer no Rio mas acima citei um bom resumo! Para acompanhar por onde passamos no Rio siga nosso instagram: @antesdeirblog

Até a próxima!

Ah!!! Se na sua viagem der tempo de você dar uma esticadinha na Região dos Lagos, clique aqui para acessar nossas dicas!

Mas se não gosta de praia e quiser fugir para algum lugar mais friozinho aqui no Rio acesse nosso post sobre Penedo aqui. 

Gostou desse blog? Reserve com nossos parceiros clicando nos links abaixo e nos ajude com uma pequena comissão!
Hospedagem com o Booking.com
Aluguel de Carro com a Rentcars
Seguros com a Seguros Promo

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s