Onde comer em Paris?

Conhecida como a terra da gastronomia, Paris é um dos lugares mais recheados de opções para se comer. Tem restaurantes, bistrôs, brasseries de todos os gostos e para todos os bolsos!

E as vezes com tanta opção você pode ficar meio confuso! Então aqui vai uma listinha de lugares para comer em Paris (sem gastar rios de euros, é lógico, pois esse é o nosso lema aqui no @antesdeirblog).

Antes de mostrar a listinha dos restaurantes vou primeiro dar umas dicas gerais sobre alimentação em Paris!

Dica 1 – Pesquise os nomes dos pratos em francês para não cair em furadas

Dê uma pesquisada nos nomes dos pratos famosos em Paris, tipos de molhos, comidas mais servidas para que você possa ficar um pouco mais ambientado com os cardápios. Nem todos os restaurantes tem o cardápio em inglês pra dar aquela facilitada. Além disso, algumas coisas são bem peculiares deles. Não se espante, por exemplo, se ao pedir um “filet mignon” você for surpreendido por um maravilhoso prato com carne de porco..Hehe…isso mesmo! Tomamos esse leve sustinho. Ainda bem que gostamos de carne de porco. Se quiser um prato de filet mignon bovino, terá que vir escrito apenas: filet. Alguns exemplos: côte de boeuf (bisteca), entrecôte (filé feito com a costela), faux-filet (contra filé), rumsteck (alcatra). O prato Entrecôte em Paris é o famoso prato de bife com fritas, que vem sem arroz e com o molho deles.

Dica 2 – Diferença de Menu, Formule e Plat de Jour.

Normalmente em quase todos os restaurantes, além do cardápio completo que você encontrará disponível na entrada, você verá também uma plaquinha ou um quadro. E neles normalmente estarão escritos os pratos do “MENU” ou “FORMULE” ou “PLAT DE JOUR”.

O “Menu” é uma combinação de Entrada + prato + sobremesa à um preço único por pessoa.

O “Formule” é uma opção mais em conta que te dá 2 opções: Entrada + prato OU Prato + sobremesa. Se você estiver em 2 pessoas pode ser legal um pedir a opção de Entrada e prato principal e a outra pedir a opção de Prato com sobremesa. Assim vocês podem experimentar os 3 pratos sem ter que pedir o menu completo para os 2.

E a maioria dos restaurantes agora também já oferecem o “Plat de Jour” que é o prato do dia sozinho, sem entrada e nem sobremesa.

Lembrando que, normalmente, nenhuma dessas opções oferecem bebida incluída.

Será comum, também ouvi-los perguntar a vocês: “Sur place” (se você irá comer ali) ou à emporter” (se irá levar pra viagem). E as vezes, dependendo da opção, o preço costuma ser diferenciado.

DSC_0729
As plaquinhas com os menus na porta dos restaurantes

Dica 3 – Peça água da bica para acompanhar

Água da bica em Paris é potável. Nós somos prova. Tomamos água da bica a viagem inteira e não passamos mal..hehe. No início parece que tem um gosto estranho mas a água mineral deles também tem esse gosto então deu na mesma e a água da bica é de graça. Pode beber a água da bica do seu hotel!

Os restaurantes oferecem água da bica DE GRAÇA para quem pedir. Basta você pedir “une carafe d’eau” para acompanhar sua refeição. Ele vai trazer água da bica numa garrafinha e você não irá pagar nada por ela. E fique tranquilo porque você vai perceber que todoooo mundo lá faz isso. Almoçando por lá percebemos que depois de vinho o que os parisienses mais bebem no almoço é água da bica…hehe.

Mas fique atento, pois se você pedir “une boitelle d’eau” eles vão trazer uma garrafa de água mineral e você vai pagar por ela! 

Refrigerante e suco por lá são super caros. Nós olhamos alguns cardápios e na maioria deles 1 copo de refrigerante era mais caro do que 1 copo de vinho. Como nós não bebemos vinho, pedíamos água da bica mesmo.

DSC_0668
Eu e minha garrafinha de água da bica!

Bom, dicas gerais dadas, agora vamos para as dicas de restaurantes, bistrôs, patisseries, brasseries, boulangeries, sorveterias que indicamos!

 

1- A Cotê

Achamos esse restaurante por acaso pois estávamos procurando um local perto da Praça do Trocadero para almoçar e a maioria dos que ficam ali de cara são bem mais caros. Então, caminhando mais um pouquinho encontramos esse e gostamos muito. Foi onde pedimos o “filet mignon” e veio o prato de carne de porco…hehe. O preço lá é bem razoável e eles oferecem opção de “plat de jour” para quem quiser só comer rapidinho. O atendimento foi bem rápido com o prato do dia. Vimos que é um lugar menos turístico. Tinham vários parisienses com roupas de trabalho comendo por lá.

Ele fica na 40 Rue de Longchamp, pertinho da Praça do Trocadero.

IMG_20190317_051208_305
Varandinha do À cotê

2- Relais de la tour

Nesse dia saímos da Torre e nossa idéia era almoçar logo ali perto para depois ir caminhando até o Museé d’Orsay. Tínhamos anotado em nosso roteiro de ir para o Café Gustave (que deve ser muito bom) mas por ser mais famosinho achamos o preço bem salgado. Andamos mais um pouquinho na mesma rua e fomos abordados por um francês super simpático que inclusive arranhou um português em frente ao Relais de la Tour. A simpatia dele e o preço mais razoável do menu fez com que sem percebermos já estivéssemos sentados lá dentro…hehe.

Pedimos o formule de Prato com sobremesa. O prato foi o bife com batata frita (que estava ótimo) e a sobremesa foi um mousse de chocolate maravilhoso! O mousse é uma sobremesa bem comum em Paris. Não gastamos mais do que 40 euros para os 2 já com as bebidas (não tomamos água da bica nesse dia) e o serviço.

Ele fica na 27 Avenue de la Bourdonnais, pertinho da Torre Eiffel

20190315_102346
Meu prato de bife com fritas no Relais de la Tour

3- Café Le Franklin

Um ótimo lugar para tomar um café a tarde com um crepe maravilhoso. Ele também oferece pratos para almoço e jantar. Mas não experimentamos. Paramos nele apenas para um café e foi ótimo. Esse não fica em nenhum lugar turístico, mas ficava super pertinho do nosso hotel.

Ele fica 1 Rue Benjamin Franklin em Passy.

4- Boulangerie Huré

Dando uma voltinha no Marais paramos sem muita pretensão nessa padaria maravilhosa para comer um docinho e genteeeee…..que doces são esses!!!!! Compramos os doces e um café para cada mas não tem lugar pra sentar nela. Ou você leva pra viagem ou senta nos banquinhos da rua mesmo para comer (nós fizemos a opção 2 hehe).

Os doces médios variam entre 2 e 5 euros.

Ela fica na 18 Rue Rambuteau, perto do Pompidou.

20190316_115257
Comendo minha bomba de chocolate da Huré no banquinho da rua em frente!

5- Lafayette Café

Não comemos nesse restaurante pois chegamos na Galeria Lafayette num horário que não era nem de almoço e nem de janta..mas como passamos por lá para ir até o terraço aproveitamos para dar uma olhada.

É tipo um self service. Tem opções de sobremesas também e achamos o preço bem em conta para um restaurante que fica dentro da Galeria Lafayette. Uma boa opção para aqueles que forem passar um tempo por lá.

Ele fica no sexto andar da Galeria Lafayette.

6- Pomme de Pain

Fast food de sanduíches franceses. Experimente as famosas baguetes francesas, saia de lá alimentado e pague quase que o mesmo preço que em um Mac Donalds. Tem opções de baguetes frias ou quentes. Experimentamos uma quente de batata com bacon que estava uma delíciaa!!!!

Tem vários espalhados por Paris. Até na Champs Elysées tem um. Nós comemos na filial de Montmatre que fica na 3 Rue de Steinkerque.

7 – Fermier Gourmet

Outro “achadinho” do nada em Paris. Saindo do Jardim de Luxemburgo fomos caminhando até a Rue de La Huchette e passamos por uma das filiais do Fermier Gourmet. Uma das melhores refeições que fiz em Paris. Você escolhe a carne, os acompanhamentos (batata, ou salada, ou batata com salada) e o molho. E pronto! Tem opção com hambúrguer também. Amamos tudo: desde o local, atendimento, a comida e até o preço.

Fomos na filial que fica na 92 Boulevard Saint-Germain, mas tem outras espalhadas por Paris.

20190317_103517
Esse prato maravilhoso no Fermier Gourmet

8 – Amorino Sorveteria

Gente, sério! Tem que experimentar. Mesmo que você vá no inverno tome dentro da loja (que é aquecida) e experimente. Você escolhe o tamanho do sorvete, escolhe os sabores e se você quer com o macarron deles em cima. E o macarron deles é maravilhossooooooooo, por que é gelado! É com recheio do sorvete. Genteee!!! é muito bom.

Tomamos na Amorino que fica na Rue de Steinkerque em Montmatre, mas tem várias filiais espalhadas por Paris inteira. Inclusive tem uma pertinho ali da famosa Rue de la Huchette que eu tanto falo por aqui no blog.

9- Earl of Sandwich

Ótima opção para comer bem e barato. Tem sanduíches, saladas, pratos e sopas muito bons e a um preço muito bom. E olha que dica incrível: tem um dentro do Disney Village lá na Disneyland Paris. É uma ótima opção para comer sem gastar um fortuna ao sair dos parques.

Nós comemos exatamente no que fica na Disney Village. Fica exatamente entre o Café Mickey e o Rainforest Café, alguns dos restaurantes mais caros da Vila. Hehe

10 – Pret à Manger

Um fast food londrino mas que você encontra diversas filiais em Paris. Tem opções de saladinhas naquelas embalagens plásticas, baguetes e croissant com recheio. Ótima opção para comer rápido e não gastar muito.

E agora para finalizar vou dar dicas EXTRAS em relacão à comida em Paris que eu acredito que vocês vão gostar!!!

Dica extra 1- Tire um dia, pelo menos, para tomar um “Petit Dejeuner” de respeito!

Muitos restaurantes em Paris oferecem um menu “Petit Dejeuner” que nada mais é que um menu de café da manhã. Tem Petit Dejeuner para todos os gostos e bolsos. Tem uns que são apenas 1 croissant e 1 café que são suficientes para um café básico (tomamos um desse toda a vez que fomos fazer bate e volta pois tínhamos que sair cedo do hotel e preferíamos tomar café no caminho). Mas tem também aqueles lugares que oferecem os “Petit Dejeuner” completos que são incríveis. É claro que você não vai fazer isso todo dia pois fica caro. Mas vale a pena tirar um diazinho para isso sim! Nós não reservamos hotel com café da manhã pois ficava muito caro. Então sempre passávamos no mercado (Monoprix ou Fanprix, veja dicas de onde comprar em Paris) e comprávamos coisinhas para o café da manhã. Mas nos dias de bate e volta tomávamos café básico no caminho e tiramos um dia para o Petit Dejeuner completo.

Então aí vão dicas para as duas opções.

Café Paul – Para um petit déjeuner rápido ele é uma ótima opção. Tem várias opções de cafés, croissant, chocolate quente, tortas, doces etc. Tem vários espalhados por Paris, mas você encontra um exatamente na estação Gare du Nord que é onde você irá pegar os trens para os “bate-voltas”. Se seu trem for muito cedo vale a pena comprar um cafézinho rápido por lá.

20190322_130648
Cafézinho no Paul. O que fica na Gare du Nord não tem essas mesinhas pra sentar não. Essa tortinha é surreal de tão gostosa!

Le Malakoff – Para um “Petit Dejeuner” completo. Por mais ou menos 13 euros por pessoa você toma um café da manhã com café (ou chocolate), croissant ou pão, e ovos fritos com bacon (ou outras opções), suco, água, melzinho. É uma delícia e esse é um dos restaurantes que oferecem a opção de petit dejeuner completo mais em conta nessa região da Praça do Trocadero. Compare os preços com o Café du Trocadero que fica logo ao lado.

Ele fica na 6 Place du Trocadéro et du 11 Novembre

20190323_055457
Nosso “Petit Dejeuner” no Le Malakoff!
20190323_061707
Menu de Petit Dejeuner de lá! (Preços de 2019)

Dica extra 2 – Almoce ou jante em um dos restaurantes na região da Rue de la Huchette

Quem já leu meus posts “O que fazer em Paris” e “Onde comprar barato em Paris” já devem saber o quanto fiquei apaixonada por essa região, mas infelizmente, por conta dos horários em que estive por lá não tive a oportunidade de comer lá nenhuma das vezes. Mas se você tiver a oportunidade faça isso! Lá foi o local em que vi os preços mais em conta de “Menus” em Paris. Vi restaurantes oferecendo menus completos à 10 euros. Depois de rodar Paris toda você vai descobrir o quanto isso é raro! Basta antes de entrar dar uma olhadinha no Tripadvisor antes para ver se as avaliações daquele restaurante são boas ou não e pronto! Curta muito esses preços. Vai ser difícil encontrar menus completos por esse preço em outros lugares!

Dica extra 3 – Tire um dia para comer um prato típico da região que você sonhe muito.

Boeuf Bourguignon, Magret de Canard, Confit de Canard….seja qual for o seu prato desejo na França você com certeza o encontrará disponível em algum restaurante por lá. Então tire pelo menos um dia para experimentar um deles.

Desde que assisti o filme “Julie e Julia” que sonhava em comer o tão famoso Boeuf Bourguignon em Paris. E comi! Segue dica do restaurante.

Café George V – Já tinha lido que ele era um dos melhores restaurantes para se comer na Champs Elysées pois os preços eram melhores que outros que você encontra por lá (não é muito barato, mas também não era tão caro), e tem um ótimo atendimento, linda vista (quem come na varanda pode ver o arco do Triunfo), e boa comida. E olha que incrível: no dia que fomos lá o “Boeuf Bourguignon” era o prato do dia e estava mais barato! Amei. Foi uma experiência incrível. O prato não tem nada de mais (carne ensopada com legumes) mas estava uma delícia.

IMG_20190323_134805507
Café George V na Champs Elysées
IMG_20190323_135557994
Meu prato de Boeuf bourguignon

E para fechar meu post minha última dica: não é porque você está em Paris que você tem que gastar muito, comer menus completos e comida parisiense o tempo todo…coma o que quiser!

Nós economizamos bastante comendo alguns dias nos fast food parisienses que citei acima e nem por isso “perdemos a experiência gastronômica” como ouvi muitos dizerem. Além disso, tinha um Mac Donalds super perto do nosso hotel e um dia voltando de um longo dia de passeio tudo que eu queria na vida era um Cheddar!!!! Olhei para meu marido e ele falou: Hummm…realmente um quarterão caía bem agora! hehe. E fomos ao Mac Donalds SIM, em Paris SIM, sem medo de sermos felizes! Muitos podem pensar: QUE SACRILÉGIO! Já eu penso que: Sacrilégio é não comer o que se quer por causa do que os outros pensam!

E é isso meu povo lindo!!!! Espero que tenham curtido!!!

Sigam a gente lá no instagram @antesdeirblog e mandem suas perguntas!

E não deixe de ler os outros post sobre Paris:

O que fazer na Cidade Luz?

Onde comprar barato em Paris?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s