Já tinha visitado Alagoas bem rapidinho em um bate e volta às piscinas de Maragogi em nossa viagem a Porto de Galinhas mas não tinha, ainda, conhecido Maceió e as praias de Alagoas com calma e sempre tive vontade. Aproveitamos essa viagem e pegamos 7 dias completos para conhecer esse lugar maravilhoso do nosso Nordeste. Depois de pesquisarmos bastante resolvemos dividir nossa viagem assim: 3 dias em Maceió aproveitando para conhecer as praias mais ao sul e 4 dias na Rota dos Milagres e foi incrível. Se tivéssemos mais uns 3 dias subiríamos mais um pouco para curtir um pouquinho as praias mais ao Norte pertinho de Maragogi, mas não deu.

Então, neste post você verá o resumo do nosso roteiro completo em Maceió em 3 dias e neste outro post você encontrará nosso roteiro super “slow” na Rota dos Milagres. E neste outro você encontrará dicas de Onde comer em Maceió e Rota dos Milagres?. Espero que curtam!
Oh! Maceió! Praias de águas quentes e claras e coqueiros por todo lado!
Já tinham me falado que a Orla de Maceió é uma das mais lindas do Brasil e tive que ir lá pra ver e realmente gente. Eu nunca vi em outra lugar praias urbanas tão lindas quanto as de Maceió. Então bora para o nosso roteiro!

Quantos dias de viagem para curtir Maceió? Como já falei, nossa viagem inteira durou 7 dias, sendo que 3 foram em Maceió com esticadas até as praias do Sul e os outros 4 nos hospedamos na Rota dos Milagres para fazer as praias da Rota. Então, o período da sua viagem depende muito do quanto tempo pretende ficar em cada uma. Eu colocaria pelo menos mais 1 em Maceió para visitar 2 praias que não conseguimos nessa viagem. Fora isso, você ainda tem a opção de acrescentar mais dias e ir até Maragogi também.
Alugo carro para ir a Maceió? Pra quem já me conhece e acompanha meus post por aqui sabe que não sou muito fã de ficar contratando muitos passeios, só quando queremos mesmo a experiência ou é muito ruim ir por conta própria. Então, sempre dou a dica de alugar carro. Com carro alugado você fica mais a vontade para conhecer as praias que quer ir com calma, fazer os bate e voltas que quiser. E como nós iríamos ficar um tempo hospedados na Rota precisávamos também nos locomover até lá que é uma distância considerável de Maceió.
Para a nossa viagem nós alugamos o carro com a nossa parceira RentCars e correu tudo bem. Para reservar com eles clique aqui.
Como chegar em Maceió? O aeroporto mais próximo da Orla é o aeroporto Zumbi dos Palmares. Achei o aeroporto pequeno para um aeroporto internacional, mas conseguimos almoçar por lá tanto na chegada (quase 17h da tarde..rs) quanto na volta pra casa. Pegamos o carro alugado ali mesmo e em mais ou menos 40 minutos chegamos no nosso hotel que ficava a uma quadra da praia de Ponta Verde.
Onde se hospedar em Maceió? O que não faltam são bons hotéis em Maceió e isso depende muito de suas preferências e estilo de viajante. Nós curtimos muito o footing noturno e por isso sempre procuramos nos hospedar em hotéis que fiquem próximos dos restaurantes, lojas etc.
Em Maceió existem 3 praias urbanas que é onde fica concentrada a maior parte dos hotéis: Jatiúca, Ponta verde e Pajuçara. Nós ficamos no hotel Ritz Coralli que era pertinho da Praia da Ponta Verde e ainda ficava praticamente do lado do Pavilhão do Artesanato e foi ótimo, fazíamos tudo a pé.
Quando for reservar seu hotel reserve pelo Booking pelo nosso link! Acesse aqui!
O que fazer em Maceió em 3 dias?
Vou colocar aqui nosso roteirinho dia a dia! Lembrando que essa viagem também teve uma ida até a Rota dos Milagres que você pode conferir neste post.
Dia 1- Como sempre costumamos fazer deixamos o dia da chegada bem livre e foi ótimo pois o nosso vôo chegou tarde em Maceió e ainda era dia de eleição, ou seja, ainda pegamos um pouco de trânsito no caminho “aeroporto – hotel”. Nesse dia apenas fizemos check-in, caminhamos pela orla de Maceió a noite e fomos procurar um bom restaurante para jantar. As dicas de restaurante estão aqui neste post.
Dia 2 – Aproveitamos este dia para curtir as praias urbanas de Maceió. Saímos do hotel e fomos até a Praia da Ponta Verde bem em frente ao hotel e fomos surpreendidos por um enorme e lindo banco de areia. Ficamos por lá a manhã inteira naquela água deliciosa até a maré começar a subir.

De lá, andamos em direção a Praia da Jatiúca para ver se daria para ir a pé até o Farol de Ponta Verde e conseguimos. A maré já estava bem baixa e fomos andando até lá. Ficamos alguns minutos e logo começamos a voltar porque percebemos que a maré já estava começando a encher.

De lá, almoçamos ali mesmo em um dos lounges da praia (veja as dicas de onde comer aqui) e na parte da tarde ficamos na Praia da Pajuçara bem ali pertinho. Fizemos tudo a pé.
À noite aproveitamos para conhecer o Pavilhão do Artesanato e a Feirinha de artesanato da Orla e gente, ficamos muito tempo por lá! É muita coisa maravilhosa!
Dia 3 – Fomos conhecer as praias mais ao sul. Fomos até a Praia do Gunga na parte da manhã direto de carro. Uma outra opção é ir até a Barra de São Miguel e fazer o passeio até o Gunga, mas não queríamos a opção com passeio porque a ideia era relaxar mesmo. Chegamos no Gunga e deixamos o carro no estacionamento reservado no próprio local que tem um preço fixo. Essa praia tem várias barracas e diversas opções de passeio (quadriciclo até as falésias, banana boat, jangada) mas optamos por ficar lá só curtindo mesmo.


Ao sair da praia do Gunga iríamos subir o Mirante do Gunga que fica logo na entradinha do estacionamento perto da placa, mas como estava muito cheio desistimos. Mas vale a pena pela vista. Eles cobram uma pequena taxa para subir.
Saímos de lá e fomos até a Praia do Francês para curtir o Pôr do sol. O lugar tem um centrinho super bonitinho com lojinhas e restaurantes e a praia é do tipo que agrada a diversos gostos: Tem o canto esquerdo que é mais “piscininha” e o canto direito que tem mais ondas, tem uma parte com bastante barracas e infraestrutura e outra indo bem lá pra direita que é um pouco mais deserta. Nós ficamos numa barraca logo no canto direito pois chegamos pertinho do horário do pôr do sol e nesse canto é o melhor lugar para ver.


Queríamos ter tido mais um dia em Maceió! Se tivéssemos incluiríamos as praias de Barra de São Miguel ao sul e a Praia da Ipioca um pouquinho depois da praia da Jatiúca. Mas no quarto dia nós aproveitamos um pouquinho da Praia da Pajuçara de manhã e já saímos em direcão à nossa Pousadinha “pé na areia” na Rota dos Milagres. Clique aqui e veja o Roteiro que fizemos na Rota dos Milagres.


E para dicas de Onde comer em Maceió e Rota dos Milagres acesse este post!
2 pensamentos