Passeio de Maria Fumaça em Tiradentes

Quando planejamos nosso roteiro por Tiradentes uma das principais coisas que estavam na minha lista do que “não poderia faltar” era o passeio de Maria Fumaça. Planejamos um bate e volta até São João del Rei e começamos a verificar se conseguiríamos um horário bom para incluir o passeio.

Para o dia que escolhemos fazer o bate e volta, a primeira saída da Maria Fumaça de Tiradentes para São João del Rei era às 11h30 e o último retorno dela de lá pra Tirandetes seria às 14h. Então, vimos que não daria para fazermos o percurso de ida e volta, pois não teríamos tempo quase nenhum na cidade. É sempre bom verificar isso para não ter problemas na hora de comprar os ingressos. Então, optamos por comprar o bilhete da Maria Fumaça apenas para a ida e voltaríamos de taxi.

Compramos com antecedência pela internet, o que foi ótimo, pois como fomos num feriadão vimos muita gente chegando lá na hora para comprar e não encontrando ingressos disponíveis para nenhum dos dias do feriado.

Bom, como nossa saída estava agendada para as 11h30 chegamos na estação às 11h. A pousada que estávamos era bem pertinho, então fomos a pé, o que foi ótimo pois não tivemos que nos preocupar com estacionamento. Fomos na fila da bilheteria para trocar o voucher pelo ingresso e já fomos direto para a fila de entrada da locomotiva. Optamos por fazer isso pois como não tem lugar marcado queríamos conseguir escolher um lugar legal.

Na fila esperando para entrar

Mas por esse motivo, perdemos a mini apresentação que acontece na praça. Quando a Maria Fumaça chega eles giram a parte da frente da locomotiva de forma manual na rotunda que fica por lá. Muita gente pára para ver e filmar.

Enfim dentro da locomotiva, escolhemos nossos assentos do lado direito pois é o que proporciona a melhor vista.

São vários trechos com paisagens lindíssimas e quando vai chegando perto de São João del Rei ela pega um trecho mais urbano.

Foto na hora exata que ela soltou a fumacinha!

Ao chegar lá temos um tempinho para tirar foto com uma réplica que fica disponível na estação.

Chegando na estação

O passeio todo dura em torno de 45 minutos.

Adoramos o passeio! Tínhamos lido em vários lugares que era sem graça, mas como eu sempre digo, toda experiência é boa quando você vai com as expectativas certas. Não espere vistas de grandes morros, e trilhos sobre rios e montanhas como alguns passeios de trem em outros lugares no mundo. Não é assim. Mas é uma experiência incrível andar naquela locomotiva tão antiga, passando por lugares lindos com o sol batendo no rosto e recebendo tchauzinhos das crianças em todas as cidadezinhas por onde ela para!

Eu simplesmente amei a experiência. Ao chegar em São João del Rei fizemos um tour de bate e volta pela cidade e voltamos de taxi. Se quiser nosso roteiro completinho por lá, é só clicar aqui.

Promoções de passagens aéreas com o Passagens Promo
Hospedagem com o Booking.com
Aluguel de Carro com a Rentcars
Seguros com a Seguros Promo
Chip Internacional com a easysim4u

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s