Valparaíso no Chile é perigoso?

Já ouvi essa pergunta algumas vezes quando conto que na nossa ida a Viña del Mar em nossa viagem para o Chile tiramos quase que uma tarde inteira para conhecer um pouquinho dessa cidade incrível.

O lugar é bem polêmico: muitos adoram e muitos odeiam. E realmente não é um lugar que agrade a todos, pois ao chegar a visão do local assusta um pouco: um pouco sujo e desorganizado. Porém, o lugar tem seus encantos para quem vence o baque inicial e resolve explorá-lo.

Fato é que, assim como em outras cidades do Chile (Santiago também), o lugar merece SIM a atenção dos turistas. Muita gente quando viaja acaba esquecendo que existem lugares violentos no mundo todo e acaba ficando tranquilo demais com tudo: não pesquisam em quais locais é melhor não passar e não tomam as precauções necessárias. O que mais vemos são turistas com câmeras enormes expostas, jóias a mostra e bolsas penduradas no ombro de um jeito descontraído.

Val Paraíso é um local que tem muito furto sim! Tanto de pedestres quanto de carro. Então, algumas das pessoas que odeiam o lugar é exatamente porque foram roubadas ou tiveram o carro quebrado por tê-lo deixado na rua, por exemplo.

Com isso, não estou dizendo que os casos de furtos ou roubos acontecem só com os distraídos, claro que não. Eles podem acontecer sim com qualquer um. Mas, quanto mais atento e cuidadoso você for, melhor, para não ser pego desprevenido. O local tem muitos moradores de rua e os famosos “pivetes”. Mas nada diferente do que vivencio no Centro do Rio de Janeiro…hehe. Quem mora por aqui já conhece as estratégias para evitar cair em armadilhas.

Então, fique atento às dicas:

Dicas de segurança em Valparaíso

  • Não ande com joias e objetos que chamem muito a atenção expostos.
  • Não deixe o carro na rua, caso esteja com carro alugado. Para furtar, normalmente os ladrões quebram o vidro e levam rádios, gps etc. Imagina a dor de cabeça de ter que resolver isso com a locadora. Estacione o carro em estacionamentos privados e fique atento para não colocar em qualquer “quintalzinho” também.
  • Mesmo estacionando em locais privados evite deixar objetos de valor e malas no carro, principalmente se tiver que deixar a chave com o manobrista.
  • Projeta suas bolsas e celulares.
  • Fique atento a qualquer movimento estranho.

O que fazer em Valparaíso?

Os cerros de Valparaíso (como são chamados os morros), tem escondidos em suas vielas bistrôs de chefes famosos, casas de exposição, cafés bacanas e muitas casinhas lindas e coloridas. O mais legal é ir desbravando sem muito roteiro. Me lembra um pouco o morro de Santa Teresa aqui no Rio mas sem o bondinho fofo (porque tudo aqui na nossa cidade é mais charmoso né? hehe). O que eles tem lá, ao contrário do bondinho de Santa Teresa aqui, são os ascensores que são tipo elevadores que levam você até os Cerros.

Cerros em Valparaíso

Quando chegamos em Valpo fizemos o seguinte: fomos direto até a Plaza Sotomayor, e estacionamos em frente ao prédio da Aduana em um estacionamento subterrâneo. Na praça você verá o “Monumento a Los Heroes de Iquique”. O monumento tem uma história super importante para os chilenos (clique no nome se quiser saber mais), além de ser uma escultura super bonita.

Caminhamos em direção ao quartel (prédio azul) e um pouco mais acima à esquerda chegamos ao Ascensor El Peral. Subimos pelo Ascensor que cobra uma taxa pequena e fomos simplesmente desbravando os morros, pelas vielas e descobrindo surpresas nesse lugar, além de aproveitar a vista.

Ruas com casinhas coloridas em Valpo
Uma paradinha no Cerro Alegre
Algumas vielas nos cerros de Valpo
Vista do mirante que tem ao lado do Ascensor El Peral
Mapa de ValParaíso

No finalzinho da tarde tomamos um cafezinho no Café Vinillo que fica na Rua Almirante Montt, uma das ruazinhas principais lá do Cerro Alegre.

Tomamos só um cafezinho a tarde, mas os músicos já estavam se preparando para tocar no jantar

Depois descemos novamente o Cerro para pegar o carro e ir até Viña que era nosso destino final. Se quiser saber o roteiro completo em Viña del Mar acesse o post: Vale a perna pernoitar em Viña del Mar?

Conclusão:

ValParaíso é uma cidade perigosa? Sim

Mas ainda assim vale a pena a visita? Pra nós valeu! Depende muito do seu estilo de viajante.

Nós fomos em casal, e como gostamos muito de fazer nossas viagens e roteiros à nossa maneira nós fomos por nossa conta mesmo. Mas se você estiver sozinho, ou mesmo em casal e não se sentir confortável em fazer o mesmo, existem agências que fazem o tour guiado para lá e você vai com guia e grupo.

O importante é se sentir seguro e aproveitar bastante sua viagem sem preocupações desnecessárias!!

Espero ter ajudado! Até a próxima!

Quer saber nosso Roteiro completo no Chile com Santiago? Acesse aqui

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s