Penedo para um final de semana

Sabe aquele tipo de cidadezinha que quando você chega e olha ao redor parece até que você saiu do país? É assim que me sinto ao chegar em Penedo, a Finlândia Brasileira. O lugar, que faz parte do município de Itatiaia, recebeu grande influência dos imigrantes finlandeses tanto na arquitetura quanto na produção, basta visitar uma fábrica de chocolates de lá e constatar!

Então, aqui vão algumas dicas para um final de semana super gostoso curtindo uma clima frio!

Quando ir? Se você quer efetivamente se sentir na Europa vá no inverno! Hehe As temperaturas são bem baixas e você poderá sentar nas deliciosas cafeteiras e tomar um bom chocolate quente para esquentar. Mas se você não curte tanto o frio vá no verão ou primavera por que você conseguirá pegar um clima mais quente. Mas ainda assim leve casaco pois à noite a temperatura costuma cair de qualquer forma. Fomos no finalzinho de maio antes de entrar o inverno e apesar do solzinho na parte da manhã fazia bastante frio no final da tarde pra noite.

Com carro ou sem carro? Vá de carro! Dá para fazer bastante coisa sem contratar passeio se você for de carro. Mas se você se hospedar num hotel pertinho da Pequena Finlândia dá pra se virar bem sem ele contratando alguns passeios.

Hospedagem – Nós ficamos hospedados na Pousada Suarez, uma das mais famosas de lá. A pousada é boa, tem uma estrutura bem legal, é ampla, tem piscina aquecida, e para aqueles que vão viajar com crianças é uma ótima opção por contar com animadores e atividades para elas lá. Mas retornando lá talvez optasse agora por uma pousada um pouquinho mais próxima da Pequena Finlândia para fazer mais coisas a pé! Essa pousada possui pacotes com pensão completa que foi o que fechamos. Não nos arrependemos pois a comida é boa e a noite fazia tanto frio que confesso que não dava muita vontade de sair para jantar mesmo..rss…Mas é melhor fechar só meia pensão para na hora do almoço conhecer alguns restaurantes da região. Nós só aproveitamos para curtir as cafeterias e fábricas de chocolate mesmo e fizemos todas as refeições: café, almoço e jantar na pousada!

DSC06472
Vista do Chalé que ficamos na Pousada Suarez

Faça sua reserva pelo booking clicando neste link! Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter nosso blog ativo!

O que fazer

Nos meus posts de final de semana sempre tento oferecer um roteirinho para ficar mais fácil ter a idéia do que dá pra fazer! Então vamos lá!

1º dia – Faça um city tour de carro por conta própria para ir se ambientando ao local. Se você ficar hospedado na Pousada Suarez eles oferecem um passeio de trenzinho já incluído na diária que faz um pequeno city tour. Mesmo assim acho que vale a pena fazer o city tour na chegada pois esse trem normalmente sai à tardinha e não passa em alguns locais. Se você não estiver de carro pode fazer alguns lugares andando (é bom olhar no maps a distância desses pontos para a sua pousada), mas tem outros que não vai dar. Nesse caso ou pegue táxi, ou contrate um city tour de agência (o que não curto muito). Então vamos lá:

Primeiro visite o Shopping Vale dos Duendes. Além de ser super bonitinho para fotografar tem várias lojinhas com produtos regionais, doces, lojas de lembrancinhas, e lojas que vendem roupas em couro legítimo bem mais em conta. Depois vá para a Pequena Finlândia. Ela é muito linda, parece uma cidade cinematográfica. Nada mais é que um pequeno shopping também com várias lojinhas e restaurantes. É nela que fica a Casa do Papai Noel! O ingresso para Casa do Papai Noel pode ser comprado lá mesmo. Mas é bom olhar se estará funcionando no dia que vocês forem. Essa mania de achar que tudo no mundo está aberto sempre fez a gente encontra-la fechada…rs. Distante uns 700 metros ali da Pequena Finlândia você encontra a Casa do Chocolate. Uma fábrica de chocolate incrível e que também tem sorvete. E isso são duas coisas que você não pode deixar de experimentar: os chocolates e o sorvete finlandês. Em frente a Pequena Finlândia, inclusive, também tem uma sorveteria maravilhosa!! Logo em frente à Casa do Chocolate tem uma lojinhas com várias bugigangas artesanais para comprar de lembrança! Eu amo essas lojinhas!

DSC06551
Shopping Vale dos Duendes
DSC06605
A linda “Pequena Finlândia”
DSC06564
Casa do Cholocate
DSC06569
Ai gente!!! Não posso ver!! rs

Um pouquinho mais distante de tudo fica o Shopping dos Esquilos que tem mais ou menos as mesmas coisas que a Pequena Finlândia e o Shopping dos Duendes mas que é um pouquinho maior. Só vá se sobrar tempo.

Pra finalizar o dia tomar o chocolate quente do Pérgola é a melhor pedida! Fica em frente da Pequena Finlândia!

2º dia – Faça o passeio de quadriciclo! Fizemos esse passeio e simplesmente amamos! Foi muito melhor que qualquer outro city tour principalmente se você gosta de aventura! Para fazer esse passeio é necessário que pelo menos uma pessoa tenha habilitação (Pode ser para carro). Eles fazem um treino de mais ou menos 1 hora no próprio dia do passeio e pronto! É você que pilota seguindo o grupo! O tour passa por vários mirantes maravilhosos, áreas verdes e termina na Cachoeira de Deus para banho depois de passar por uma pequena trilha super leve. Sensacional!

3º dia – Dia de ir embora! Mas…se tiver a parte da manhã livre visite as Três Cachoeiras. Como estávamos na Pousada Suarez deu pra ir a pé por que ela fica praticamente do lado.

DSC06654
Três Cachoeiras é apenas uma cachoeira com três quedas…hehe Se não tiver uma friaca danada é boa para tomar banho porque não é muito perigosa  

É isso pessoal!!!! Se tiver mais alguns dias para dar uma esticada você pode andar mais um pouquinho e ir a Campos do Jordão! Para saber mais sobre esse lugar lindo clique aqui.

Veja nesse post dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s