Paraty em um final de semana

Daquelas cidades históricas lindass de viver e com praias e uma natureza exuberante ao entorno, Paraty é daqueles lugares que você vai e marca o dia pra voltar!

Aqui vão algumas dicas do que fazer num final semana por lá! Você pode tentar tudo ou optar por escolher o que prefere com as dicas! Então..simbora!

Quando ir? Por ser uma cidade praiana a primavera e o verão são as melhores épocas para ir. No inverno mesmo que o frio não seja tanto fica difícil aproveitar com a água gelada…hehe. No iniciozinho do outono ainda dá pra arriscar! Evite apenas o período do Carnaval! Moradores da região contaram pra gente que a cidade fica “impraticável”. Mas se você gosta do agito pode ser uma opção..rs. Como não gosto muito fomos em Maio! E foi ótimo! Fez sol os 4 dias que ficamos e só batia um ventinho fresquinho a noite mas nemmm foi necessário casaco.

Com carro ou sem carro? Para ir até a cidade de carro é muito melhor do que de ônibus mais pela flexibilidade do que por qualquer outra coisa, pois você não usará o carro na sua estadia a não ser que fique mais que 1 final de semana. Digo isso porque para conhecer o centro histórico, praias etc você não precisará do carro a não ser que sua hospedagem seja muito longe do centrinho (o que não recomendo..veja o tópico seguinte). Agora, se for ficar mais tempo o carro é bom para visitar outros lugares próximos como Angra, Mangaratiba e até Ubatuba em São Paulo.

Agora, se você não possui carro, não precisa alugar se for apenas para um final de semana. O ônibus para Paraty, que sai da Rodoviária Novo Rio, tem o ponto final ao lado  do centro histórico. Se sua pousada for por ali dá pra ir a pé tranquilamente. (Lembrando..pra isso, não fique longe do centro histórico).

Hospedagem – Quem já me acompanha aqui há algum tempo sabe que eu sou fã de footing! Diurno e Noturno..rs Adoro sair dos hotéis e pousadas em que estou e fazer as coisas a pé! Isso é bom demais! Então, te recomendo uma coisa: seja qual for o seu estilo e disposição em gastar (rs) fique perto do centro histórico. Tem pousadas para todos os gostos e bolsos. Nós ficamos na Pousada Palmeira Imperial pois estava com uma promoção muitooo boa. A pousada fica ao lado da rodoviária e atravessando 1 quadra você já estará no centro histórico. Ela é super aconchegante, tem quartos amplos, piscina, um café da manhã “ok” e um bom atendimento. Foi super eficiente para a nossa estadia. Agora, se você puder “cacifar” uma estadia bem no coração do centro histórico hospede-se na Pousada do Sandi.

Faça sua reserva pelo Booking clicando neste link! Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter este blog ativo!

O que fazer

Como a proposta é de final de semana segue um roteirinho básico de como curtir a cidade em apenas 3 dias.

1º dia – Visite o Centro Histórico. Não tem como ir a Paraty e não se encantar com as casinhas coloridas, as ruas de pedrinhas, suas lojinhas e restaurantes com mesinhas espalhadas nas ruas. Faça isso. Caminhe. E vá conhecendo os Pontos Turísticos do lugar: Igreja de Santa Rita (Museu de Arte Sacra, que estava fechado quando fomos), a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na Praça Matriz, os centros culturais, casa da música, ateliês etc. Dizem que o passeio de charrete que tem na Praça da Matriz é bem legal. Mas como já tínhamos passado por quase todos os pontos que eles passariam a pé não quisemos fazer. Atravessamos a ponte e fomos simplesmente andando para o outro lado. Se tiver pique pode ir a pé mesmo até a Praia do Jabaquara. Só se tiver pique mesmo..rs. Nós fomos caminhando e demoramos cerca de 45 minutos pra chegar lá a pé e tem uma subidinha sem vergonha que cansa bastante! Mas, como falei, gostamos de andar…rs. Não achei a praia muito limpa então não arrisquei tomar banho…rs…só paramos mesmo em um quiosque para tomar uma água de coco e reabastecer para a volta! Antes de ir para lá pare no centro histórico para almoçar. Quando voltar provavelmente já estará no finalzinho da tarde. Vá para a pousada descansar um pouco para retornar ao Centro Histórico para o Footing Noturno!

DSC09446
Essas ruazinhas maravilhosas!
DSC09844
Casa da Cultura
dsc09863.jpg
Igreja Nossa Senhora dos Remédios. É dessa praça que saem os passeios de charrete!
DSC09854
Igreja de Santa Rita
DSC09848
Casa da Música
DSC09868
Nessa ponte atravessamos para ir até a Praia do Jabaquara
DSC09871
Praia do Jabaquara
DSC09876
A subidinha do retorno para o Centrinho de Paraty

2º Dia – Passeio de Barco ou escuna. Você irá reparar ao visitar a cidade que as praias do entorno não são as mais lindas que você já viu..rs. Para conhecer as melhores praias de Paraty o ideal é fazer um passeio de escuna ou fechar o passeio de barco. Nós fizemos um passeio de escuna e gostamos bastante. O passeio tem diversos horários, depende da agência que você fechar. O ideal é reservar no dia da chegada já para o dia seguinte, por que aí você já tem uma previsão do tempo mais próxima. Nós fizemos com a Paraty Best Travel e gostamos bastante. Eles serviam frutas incluídas no pacote do passeio e forneciam almoço (pago a parte) dentro da escuna.

O nosso passeio começou as 10h. Fomos caminhando até o cais, que é bem pertinho do centro histórico (fazendo a caminhada no dia anterior você já saberá como chegar lá). O passeio incluiu uma parada na Ilha comprida (um aquário natural maravilhoso), na Praia da Lula (a mais linda de todas), Praia vermelha e na Lagoa Azul (para mergulho e almoço). Como o passeio era longo optamos por almoçar no barco, mas se preferir, apenas petisque e deixe para comer bemmmn no jantar. Principalmente se você é do tipo que enjoa. Rs

Esse passeio toma praticamente o dia todo. Quando finalizou só tivemos pique para voltar para a pousada, tomar um banho de piscina e sair para o Footing noturno no centrinho.

P1180996
Parada para mergulho na Ilha Comprida
P1180958
Aquário Natural na Ilha Comprida
DSC09569
Praia da Lula
DSC09567
Diz se não é maravilhosa!!!

3º dia – Se você for embora na parte da manhã talvez não dê muito tempo de fazer muita coisa. Então, se esse for o seu caso, volte ao centrinho para comprar o que deixou de ser comprado, ou para visitar alguma exposição nos centros culturais. Dê uma pesquisada antes do que estará acontecendo no período da sua visita.

Agora se você só for embora a noite faça o passeio para Trindade. Vale muito a pena! Além da praia ser linda ainda tem 2 outras paradas: Um alambique onde você pode conhecer um pouco o processo de fabricação da cachaça com degustação (para quem curte, o que não é o meu caso..rs) e na Cachoeira da Escada, na Fronteira Rio São Paulo, super gostosa e onde tive uma super aula com uma das meninas que trabalham no pequeno bar na entrada da cachoeira sobre “como fazer diversos tipos de roupa com apenas uma canga”. Simplesmente adorei! Mas calma…ela não fica lá dando essa aula não..rs. Foi no meio de um bate papo da galera lá que ela começou a ensinar!

Também fizemos esse passeio com a Paraty Best Travel. Eles buscam todo mundo nas pousadas de van oara o percurso.

DSC09681
Parada no Alambique
DSC09682
Cachaças prontas para a degustação
DSC09719
Praia do Meio em Trindade! Subindo na pedra você tem essa vista maravilhosa!
DSC09765
Praia do Cepilho! Uma praia linda só pra fotografar! rss Muito brava e com tanta pedra que é bem perigosa! Outra parada antes de chegar na Praia do Meio.
DSC09821
Cachoeira da Escada

Dica de restaurante –

Para uma noite em que possa gastar um pouquinho mais visite o Aconchego Grill. É pertinho da Praça. Tem um ambiente agradável e comida ótima. Só não chegue muito tarde. Tem um horário que a cozinha fecha e não servem mais nada depois disso..rs.  

Chegamos lá recentemente e não encontramos este restaurante. Parece que fechou. Uma pena! Mas, almoçamos no Restaurante Dona Ondina na beira do canal e gostamos muito. A comida é boa e farta (serve até mais que 2 pessoas) e a vista é incrível. Peça uma mesa na beira do canal.

Bom gente é isso!!!

Se você chegou até esse post de Paraty porque está visitando o Rio de Janeiro acesse este post com todas as dicas do que fazer no Rio!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s