O que fazer e onde comer em Itaipava?

Sabe aqueles lugarzinhos super românticos, com aquele friozinho gostoso, boas pousadas e super perto do Rio, ótimos para um finalzinho de semana a dois? Esse lugar é Itaipava, onde você pode fazer várias coisas ou simplesmente relaxar!

Então, vou compartilhar aqui um roteirinho de final de semana super preguiçoso que fizemos recentemente. Bora?

Quantos dias para curtir Itaipava? Itaipava é um distrito de Petrópolis. Então dá pra combinar sua ida até lá como um bate volta de uma estadia de Petrópolis, ou simplesmente só curtir Itaipava mesmo como nós fizemos. Quanto tempo vai depender muito do seu objetivo: dá pra curtir um friozinho num finalzinho de semana como dá pra tirar aquelas férias pra esquecer da vida de quantos dias você precisar. Afinal, não precisa ter muito o que fazer pra ficar muito tempo em qualquer lugar do mundo! Até porque lá não é uma região puramente turística pra se bater cartão, sabe? Enfim, o local tem diversas trilhas, então se seu objetivo e aventura você escolher quantas deseja fazer e definir a quantidade de dias. Nós não fizemos nenhuma porque a ideia não era essa! Então, isso vai depender muito de cada objetivo!

Como chegar em Itaipava? Itaipava fica há mais ou menos 85 km do centro do Rio, o que dá uma viagem de mais ou menos 1h30 de carro sem trânsito e com boas condições na serra (sempre que tem serra você dirige mais devagarzinho né!) Mas exatamente por ser tão pertinho é que dá pra visitar tranquilamente num final de semana!

Onde se hospedar em Itaipava? Bons lugares para se hospedar é o que não falta por lá! Se seu objetivo é ficar perto da ruazinha principal então é só escolher uma pousada central que facilite o footing noturno.

Mas se você quer ter contato com a natureza você também pode fazer igual a gente e escolher uma pousada mais escondidinha e um pouquinho mais distante do centrinho mas que tenha quartos maiores, banheira e um espaço verde legal.

Nós ficamos na Pousada Tucano do Cuiabá. Tivemos alguns probleminhas de atendimento na pousada mas nada tira a beleza dela e o quanto é um lugar super gostosinho para se estar.

Só essa área verde já me relaxa!

O que fazer em Itaipava?

Como disse acima, coisas para fazer em Itaipava é o que não falta para quem curte Ecoturismo. São diversas trilhas e cachoeiras. Mas fizemos um roteirinho bem mais lento sabe. Então vou contar um pouquinho do que fizemos aqui para vocês saberem o que dá pra curtir se não quiserem fazer trilha.

Chegamos numa sexta feira na Pousada já quase no finalzinho da tarde para fazer check-in pois fomos direto do trabalho. Fizemos o check-in e já pegamos o carro para rodar o centrinho. Estacionamos o carro bem em frente ao Shopping Estação Itaipava e dali dá pra fazer tudo a pé. Demos uma voltinha no shopping para ver o famoso Cinema de lá que é bem bonitinho, mas todos os filmes que estavam em cartaz nós já tínhamos visto então pulamos essa parte. Caso queira vale a pena assistir um filme lá. 

Saímos dali e fomos caminhando até a Cerâmica Luiz Salvador que é uma loja de cerâmicas incrível e com vários artigos lindos de decoração.

Só tem coisa linda nessa loja!

Dali caminhamos até o Bendito Armazém para tomar uma café tardio (quase na hora da janta) e ver os produtos deles. O lugar é uma fofura, o café é ótimo e ficamos um tempão escolhendo algumas coisinhas para trazer.

O Bendito Armázem é um ótimo lugar para comer e levar coisinhas da região pra casa!

Eles tem queijos, vinhos, geleias, cremes diferentes e vários outros produtinhos deliciosos que amo comprar sempre que vou a lugarzinhos assim. Fora as delícias de padaria. Ali perto do Bendito Armazém também uns outros restaurantes lindinhos e lojinhas de decoração.

Não resisto e sempre levo umas coisinhas pra casa!

Demos mais uma voltinha ali na rua passando por mais alguns shoppings bonitinhos como o Tarrafas e o Shopping Itaipava, mas muitas lojinhas já estavam fechadas e deixamos para voltar no dia seguinte. Mas são shoppings com várias lojas de roupas, roupas de frio, sapatos de couro maravilhosos (aliás, adoro comprar sapato de couro quando viajo! Sempre encontro modelos diferentes com preços melhores)

O Shopping Itaipava é muito lindinho!

Voltamos pro hotel e basicamente foi o que fizemos no dia da chegada.

No segundo dia acordamos tarde e tomamos um super café tardio na pousada. Aliás, uma das coisas que mais curto nesses lugarzinhos é o horário do café da manhã. Acostumada com o início de café as 7h no Rio e já peguei até às 6h em São Paulo, pegar um café que inicia as 9h (como o que pegamos em Monte Verde) é sensacional. Lá, como ficamos mais tempo, tinham dias em que a gente acordava e ainda ficava um tempo enrolando até dar a hora do café…rs. Em Itaipava não foi diferente.

Melhor coisa desses lugares: poder tomar café as 10h! hehe

Depois do café fomos até a fazenda Morango do Vale para ver a plantação de morangos e participar da experiência da colheita. Foi muito incrível. Como era um período de baixa produção eles permitem que cada casal colha uma caixinha cheia. Em período de alta produção você pode colher quantas caixas quiser. Você paga a entrada para fazer a experiência e paga por cada caixa de morango comprada. Amamos a experiência. No local você ainda pode comprar alguns produtos, como a geleia de morango, que já tinha esgotado quando chegamos e eles ainda servem algumas coisinhas lá, como sorvete (feito com o morango plantado), sucos, cafezinho. É bem gostosinho.

Que experiência deliciosa!

Saímos de lá e fomos até a Feirinha de Itaipava, um local maravilhoso para comprar alguns tricôs e conjuntos de frio. A maioria das lojinhas vendem produtos de ótima qualidade. Almoçamos rapidinho por ali mesmo e depois voltamos para o centrinho para ainda pegar as lojas abertas.

Feirinha de Itaipava, um ótimo lugar para comprar uns casacos e tricôs!

Deixamos o carro novamente em frente ao Shopping Estação Itaipava e fomos caminhando conhecendo todos os outros shoppings e galerias ali: Tarrafas, Itaipava, Vilarejo!

Ainda achamos uma plaquinha!

Em frente ao Shopping Vilarejo entramos no Parque Municipal de Itaipava que estava super bem movimentado com pessoas praticando esportes, famílias fazendo piquenique. Tomamos um cafezinho numa cafeteria ali perto e voltamos caminhando.

O Parque Municipal estava super bem cuidado.

Conhecemos a galeria Villa May que tem vários restaurantes lindinhos também. À noite voltamos e jantamos na Cantina Arboreto, um restaurante italiano maravilhoso.

As pizzas estavam incríveis!

No último dia tomamos o nosso café tardio e já fizemos o check-out na pousada pois a nossa última paradinha antes de voltarmos para casa ficava na estrada, que era o famoso Castelo de Itaipava. O lugar é realmente lindo, mas acho que tem pouca coisa para conhecer para eles cobrarem a visitação. Eles cobram a entrada para conhecer o castelo mas quase todas as partes do castelo estão fechadas, você visita praticamente apenas o jardim e um salão. Fora a quantidade de gente te abordando para vender eventos lá. O local hoje funciona como hotel e salão para casamentos e outras festas e no dia estavam exatamente arrumando um casamento. Tem dois restaurantes no local também, um dentro do castelo e outro numa galeria externa onde fica a lojinha. Como tínhamos tomado um café reforçado bem tarde ainda não estávamos com fome para almoçar então não sei dizer se os restaurantes eram bons! A visita valeu só para conhecer mesmo, já que já tínhamos passado por ali várias vezes indo para outros lugares e nunca tínhamos parado.  

Parte externa do Castelo de Itaipava. Como ia ter um casamento não podíamos subir na ponte!
Deu pra ver um pouquinho da decoração do casamento que aconteceria mais tarde.

Tinham alguns outros lugares que eu tinha anotado para conhecer caso desse tempo, como a Cachoeira da Macumba e o Vale do Amor, mas como falei pra vocês no início, o intuito não era mesmo bater cartão em pontos turísticos, então não deu tempo. Mas são lugares que parecem legais caso você tenha tempo de conhecer. A cachoeira da Macumba tem fácil acesso de carro, já o Vale do Amor fica num local que dá pra acessar de carro mas que dizem ter uma estrada piorzinha até lá, mas parece ser um lugar lindo!

Bom, gente, espero que tenham curtinho o roteiro e as dicas! Aqui no blog tem vários outros posts legais de lugares pertinho do Rio para conhecer num final de semana ou feriadão.

Se gostou desse post compartilhe com algum amigo e reserve sua viagem com os parceiros do blog usando nossos links abaixo! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma comissão!

Passagens áreas com o Passagens Promo

Hospedagem com o Booking.com

Aluguel de Carro com a Rentcars

Seguros com a Seguros Promo

Não viaje para o exterior sem o chip da easysim4u

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s