Se tem uma coisa que eu adoro fazer é conhecer lugares na minha própria cidade que eu ainda não fui. Quem me acompanha por aqui há mais tempo sabe que sou uma eterna apaixonada pelo Rio e como qualquer carioca diz: “Só quem pode falar mal do Rio sou eu” hehe. E o Rio é cheio de cantinhos encantadores, então se você quiser dá pra conhecer um lugarzinho novo todo final de semana.

Bom, é o que tentamos fazer quase sempre. E neste final de semana fomos conhecer a famosa Ilha Fiscal. O local é super famoso e conhecido por ter sido palco do grande “Último Baile do Império”. Local lindo, com uma vista e cheio do história do jeito que gosto.
Diz aí se esse lugar não é lindo!?
O castelo que hoje abriga um Museu é administrado pela Marinha do Brasil e no início desse ano ganhou uma exposição linda contando exatamente sobre detalhes de sua construção e sobre o famoso baile que não darei detalhes por aqui pra não estragar sua experiência de quando ouvir a história contada pelo Guia local.
Então vamos aos detalhes de como fazer esse passeio.
Como chegar até a Ilha Fiscal
A Ilha fica localizada na Baía de Guanabara com uma vista linda para o Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Ponte Rio-Niterói. O acesso até a Ilha é autorizado apenas com os veículos da Marinha. Você optar ir até lá de escuna ou de microônibus. Os dois saem do Espaço Cultural da Marinha que fica no Boulevard Olímpico à uma caminhada do Museu do Amanhã. As estações de metrô mais próximas são Uruguaiana e Carioca. Não tem estacionamento para visitantes no local. Você pode estacionar no Menezes Cortes que é um dos estacionamentos mais próximos.
Ingressos para a Ilha Fiscal
O primeiro passo é comprar os ingressos no site da Marinha. O ingresso para a Ilha Fiscal, seja para o ônibus ou escuna dá direito a visitar também o Espaço Cultural da Marinha antes do embarque. Fique atento ao tipo de ingresso no site porque tem um que é só pra visitar o Espaço Cultural, esse não dá acesso para ir a Ilha.
O que fazer no passeio à Ilha Fiscal?
Chegamos um pouco mais cedo, mostramos nosso voucher na bilheteria e trocamos pelos ingressos e já fomos conhecer o Espaço cultural que permite tirar fotos com as aeronaves, tanques, visita ao interior de um submarino e a Nau do Descobrimento.
Lugares para visitação no Espaço Cultural da Marinha
E depois nos preparamos para pegar o ônibus (queríamos a escuna, mas não tinha mais vaga no site).
Ao chegar na Ilha eles fazem uma visita guiada por todo o castelo. Achamos incrível pois a guia contou vários detalhes que com certeza nos passariam desapercebidos.


Objetos do dia Essa vista Quadro do Baile E essas miniaturas! Se é que dá pra chamar isso de miniatura…hehe
E depois ela deixa um tempinho livre para que possamos andar pelo local, apreciar a vista e tirar fotos. O tempo na ilha é limitado ao período do passeio, não tem como ficar lá o dia todo. Você vai e volta na sua embarcação no horário estipulado por eles. Ah, fotos profissionais para books fotográficos só com autorização, fique atento! Fotos pessoais são permitidas durante todo o passeio.

Nós fomos na última embarcação do dia e foi incrível: clima ameno e pôr do sol lindo! Com certeza indico a visita! Aproveite a tirar uma fotinho com a Pira Olímpica, um dos legados das Olímpiadas no Rio 2016. Eu já tinha várias fotos com ela, mas não perco a oportunidade.

Se quiser conhecer mais lugares incríveis no Rio acesse esse post!
Ah e se quiser dicas de “Onde comer no Rio com vista” acesse esse post.
Se você ainda não me segue no Instagram, siga lá: @priscilajardim_