Provavelmente você já deve ter ouvido a expressão “Caribe Brasileiro” sendo dita por aí! E muito provavelmente a pessoa estava se referindo à esse lugar incrível que é Arraial do Cabo! Podem até falar que existe Caribe brasileiro no Nordeste mas igual à Arraial eu confesso que ainda não vi! hehe
Arraial é considerado assim e não é por menos! As praias são das mais lindas, com areia branquinha e um mar azul inacreditável! Então, pra você que está planejando conhecer a região se liga nas dicas!

E a primeira dica é:
Tente não ir para Arraial do Cabo em alta temporada! A cidade fica cheia demais, as praias ficam cheias demais, o trânsito fica insuportável. O que pode acontecer é que você vai ter uma impressão tão ruim por causa disso que não queira voltar…não faça isso! Rsss…Tente ir algumas semanas depois do carnaval…ou na primavera um pouco antes do nosso verão chegar. No inverno ainda que belíssima as águas ficam bastante geladas. Então se você não curte talvez não seja uma boa idéia.

Como chegar em Arraial do Cabo – Arraial fica na região do estado Rio de Janeiro conhecida como Região dos Lagos. (Clique aqui para ver post completo sobre ela) A região fica a mais ou menos 180 km do Rio, o que dá aproximadamente 2h30 de carro (sem trânsito, é claro..rs.). Se você está chegando de avião ao Rio de Janeiro (pelo Santos Dumont ou Galeão), o ideal é alugar um carro para ir até lá. Lembrando que em alta temporada e feriadões é quase impossível chegar na Região dos Lagos em 2h30 por conta dos longos engarrafamentos, então não programe muita coisa para o dia da chegada.

Onde ficar em Arraial do Cabo – Existem muitas opções de pousadas em Arraial. Lá é um lugar que você não vai encontrar hotéis de grandes redes, altos etc. O ideal é escolher uma pousada que te deixe perto (a pé) de alguma praia para facilitar a locomoção. A maior parte das pousadas fica na Praia dos Anjos, na Prainha e na Praia Grande! Na praia dos Anjos é de onde saem os passeios de barco para diversas praias, onde fica a trilha para a Praia do Forno e um centrinho com algumas lojinhas e restaurantes.
O que fazer em Arraial do Cabo?
Logo na entrada da cidade você encontra a Prainha. Praia linda, extensão de areia grande, quiosques com aluguel de mesas e cadeiras e passeios de kayak. Ela é ótima para passar o dia inteiro com a família.



A Praia dos Anjos é uma das praias centrais e é dela que saem os passeios de barco de Arraial que levam para praias, como a do Farol, que só tem acesso permitido pelo passeio mesmo ou com barco particular. Além disso, é próximo da Praia dos Anjos que fica o centrinho de Arraial com boa parte dos restaurantes e lojinhas. Vale super a pena fazer um passeio por lá.



E esse azul gente! Parada para mergulho durante os passeios de barco.
Chegando na Praia dos Anjos e subindo uma pequena trilha bem tranquila mas um pouco íngreme (não recomendo a ida com idosos e crianças muito pequenas) você chega a Praia do Forno, uma das melhores. A faixa de areia é curta mas a vista e o mar azul são incríveis!



A Praia do Pontal é uma das praias mais famosas de lá. Ela é a finalização da famosa Praia do Foguete de Cabo Frio. Tem um estacionamento perto e grande faixa de areia para curtir o dia.

Dentro da categoria das Praias mais lindas de Arraial estão as Prainhas do Pontal do Atalaia. Simplesmente maravilhossasssss! Você tem duas opções para chegar até elas:
1- Se você fizer o passeio de barco tem uma parada lá! Alguns barcos param apenas para mergulho a uma certa distância. Outros dão um tempo maior para que você desça do barco e vá até a ilha.
2- Você pode ir de carro seguindo a indicação do waze até o Pontal do Atalaia. Ao chegar lá em cima na estrada de terra procure pelo estacionamento da prefeitura. Custa mais ou menos 20 reais. Depois de estacionar desça a escadaria enorme! E pronto!
Na volta prepare-se para subir a escadaria novamente! Tome fôlego! Se for de carro eu não recomendo esse passeio nos finais de semana (fica muito cheio, na estrada de barro tem lugares que só passa um carro, imagina isso cheio de gente indo e voltando). Também não recomendo o passeio com idosos e crianças. A escadaria é muito alta. A descida pode até ser simples mas a subida não é. Se estiver com pessoas assim no seu grupo prefira a prainha da entrada da cidade mesmo ou vá até elas de barco.

A Praia Grande é uma das praias de lá com maior faixa de areia e quiosques.. Lá você encontra o Mirante com a famosa estátua em homenagem à atriz Flávia Alessandra. Lá é o melhor lugar de Arraial pra assistir um pôr do sol estonteante.


Uma outra opção de passeio bem legal em Arraial é fazer uma trilha dentre os diversos roteiros disponíveis pelas agências de lá.
Existem diversos roteiros de Trilhas, alguns que levam até o dia inteiro. E é bem legal porque você acessa lugares que não acessaria sem ser por trilha.
Um dos roteiros que fiz era o que ia até o Lago do Amor, um lugar que está ficando super famoso nas redes sociais. Mas já aviso logo, se fizer essa trilha, ou qualquer outra, faça com guia autorizado. Existem diversas agências que fazem roteiros bem parecidos. É importante fazer com guia por dois motivos: primeiro porque os locais costumam ficar desertos, não sendo bom fazer sozinho, e segundo porque algumas trilhas (como essa do Lago do Amor) são extremamente perigosas. Ela possui até uma parte em escalada em um precipício. Fiz essa trilha mas nem sei se faria novamente. O roteiro que fiz passou por diversos lugares, como: Morro do Vigia, Deck dos pescadores, Mirante do Atalaia, Lago do Amor e Praia Brava. (Risquei logo acima pois o roteiro dessa trilha ainda existe mas sem o Lago do Amor pois ele foi interditado pela Prefeitura da cidade depois de alguns acidentes no local. Mas o restante do roteiro da trilha ainda existe e é um dos mais incríveis para se fazer em Arraial e sem a parte do precipício.)




Outro Roteiro incrível de Trilha é o que passa pelo Mirante da Cabocla. A Trilha começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha (com parada para banho, se possível), pelo Mirante da Praia do Forno e termina na Praia dos Anjos.

Quando fizemos a Trilha não tivemos a Parada para banho porque tinham muitos pescadores com uma rede enorme na água!!! Mas foi legal de ver! A pesca é uma atividade muito forte na cidade.



Qualquer trilha que queiram fazer façam sempre com guia. Não façam por conta própria. A maioria das trilhas passam por trechos de mata fechada e algumas tem trechos mais perigosos. Todas as nossas trilhas fizemos com a equipe da @lagostrilhas e foi ótimo. Mas tem várias outras agências no local e guias individuais também! É só escolher seu roteiro e pronto!
Um outro passeio bem divertido e que não envolve subidas em locais difíceis como as Trilhas é o passeio de quadriciclo, super famoso na cidade. Você pode fazer o de Buggy também que as vezes tem o mesmo roteiro ou, com um ou outro diferencial. Nós já fizemos o de quadriciclo que achamos mais divertido que o de buggy pois a gente mesmo pilota. O roteiro do que fizemos passou pela Lagoa do Meio (ainda em Cabo frio), Praia do Pontal (já em Arraial), paredão de Arraial e terminou com o pôr do sol incrível na Praia Grande que já falei aqui que é um dos mais lindos de lá!



Bom gente, espero que vocês tenham curtido as dicas de Arraial pois eu amo esse lugar!!! Lá tem diversas outras opções de passeio além desses, como o de mergulho, por exemplo. Escolha o que mais combina com seu perfil, abstraia o engarrafamento e divirta-se muito!
Quer saber mais dicas sobre a Região dos Lagos? Acesse aqui!
Gostou desse blog? Reserve com nossos parceiros clicando nos links abaixo e nos ajude com uma pequena comissão!
Passagens áreas com o Passagens Promo
Hospedagem com o Booking.com
Aluguel de Carro com a Rentcars
Seguros com a Seguros Promo
Não viaje para o exterior sem o chip da easysim4u
2 pensamentos