Arraial do Cabo, o Caribe Brasileiro

Provavelmente você já deve ter ouvido a expressão “Caribe Brasileiro” sendo dita por aí! E muito provavelmente a pessoa estava se referindo à esse lugar incrível que é Arraial do Cabo! Podem até falar que existe Caribe brasileiro no Nordeste mas igual à Arraial eu confesso que ainda não vi! hehe

Arraial é considerado assim e não é por menos! As praias são das mais lindas, com areia branquinha e um mar azul inacreditável! Então, pra você que está planejando conhecer a região se liga nas dicas!

20180330_101746
Entrada da cidade onde fica a plaquinha “Eu amo Arraial”

E a primeira dica é:

Tente não ir para Arraial do Cabo em alta temporada! A cidade fica cheia demais, as praias ficam cheias demais, o trânsito fica insuportável. O que pode acontecer é que você vai ter uma impressão tão ruim por causa disso que não queira voltar…não faça isso! Rsss…Tente ir algumas semanas depois do carnaval…ou na primavera um pouco antes do nosso verão chegar. No inverno ainda que belíssima as águas ficam bastante geladas. Então se você não curte talvez não seja uma boa idéia.

Como chegar em Arraial do Cabo – Arraial fica na região do estado Rio de Janeiro conhecida como  Região dos Lagos. (Clique aqui para ver post completo sobre ela) A região fica a mais ou menos 180 km do Rio, o que dá aproximadamente 2h30 de carro (sem trânsito, é claro..rs.). Se você está chegando de avião ao Rio de Janeiro (pelo Santos Dumont ou Galeão), o ideal é alugar um carro para ir até lá. Lembrando que em alta temporada e feriadões é quase impossível chegar na Região dos Lagos em 2h30 por conta dos longos engarrafamentos, então não programe muita coisa para o dia da chegada.

Onde ficar em Arraial do Cabo – Existem muitas opções de pousadas em Arraial. Lá é um lugar que você não vai encontrar hotéis de grandes redes, altos etc. O ideal é escolher uma pousada que te deixe perto (a pé) de alguma praia para facilitar a locomoção. A maior parte das pousadas fica na Praia dos Anjos e próximo à Prainha! Na praia dos Anjos é de onde saem os passeios de barco para diversas praias, onde fica a trilha para a Praia do Forno e um centrinho com algumas lojinhas e restaurantes.

O que fazer em Arraial do Cabo?

Logo na entrada da cidade você encontra a Prainha. Praia linda, extensão de areia grande, quiosques com aluguel de mesas e cadeiras e passeios de kayak. Ela é ótima para passar o dia inteiro com a família.

prainha
Prainha em um final de semana comum!
20180601_121008.jpg
Em um dia de sol o azul fica inacreditável!

20180601_120841

A Praia dos Anjos não é uma praia bonita, mas é dela que saem os passeios de barco de Arraial que levam para praias, como a do Farol, que só tem acesso permitido pelo passeio mesmo. Além disso, é próximo dela que fica o centrinho de Arraial com os restaurantes e lojinhas. Vale super a pena fazer um passeio de barco por lá. A maioria deles faz o mesmo trajeto de praias, o ideal é dar uma escolhida no barco com melhor infraestrutura e com melhor preço. Nós sempre escolhemos o nosso na própria praia.

praiadosanjosvistadatrilhapraiadoforno
Praia dos Anjos vista do Mirante da Praia do Forno
20180330_121740
Ilha do Farol com suas areias brancas e seu mar azul vista do barco.

IMG-20180331-WA0027

IMG-20180331-WA0047
E esse azul gente! Parada para mergulho durante o passeio de barco.

Chegando na Praia dos Anjos e subindo uma pequena trilha bem tranquila mas um pouco íngreme (não recomendo a ida com idosos e crianças muito pequenas) você chega a Praia do Forno, uma das melhores. A faixa de areia é curta mas a vista e o mar azul são incríveis!

20181227_160614
Mirante na Trilha da Praia do Forno. E ela é essa logo aí embaixo!
20181227_161202.jpg
Outro Mirante na Trilha
S5001445
Passeio de banana na Praia do Forno! O trajeto é curto mas é bem divertido! Adoro! Hoje em dia já não vejo mais os passeios de banana… 😦 mas ainda assim a praia é incrível!

E por último, mas não menos importante, as Praias do Pontal do Atalaia. Simplesmente maravilhossasssss! Você tem duas opções para chegar até elas:

1- Se você fizer o passeio de barco tem uma parada lá! Alguns barcos param apenas para mergulho a uma certa distância. Outros dão um tempo maior para que você desça do barco e vá até a ilha.

2- Você pode ir de carro seguindo a indicação do waze até o Pontal do Atalaia. Ao chegar lá em cima na estrada de terra procure pelo estacionamento da prefeitura. Custa 20 reais (preço de 2017). Depois de estacionar desça a escadaria enorme! E pronto!

Na volta prepare-se para subir a escadaria novamente! Tome fôlego! Se for de carro eu não recomendo esse passeio nos finais de semana (fica muito cheio, na estrada de barro tem lugares que só passa um carro, imagina isso cheio de gente indo e voltando). Também não recomendo o passeio com idosos e crianças. A escadaria é muito alta. A descida pode até ser simples mas a subida não é. Se estiver com pessoas assim no seu grupo prefira a prainha da entrada da cidade mesmo.

IMG_4933
Vista de um dos mirantes do Pontal do Atalaia

Bom gente, espero que vocês tenham curtido as dicas de Arraial pois eu amo esse lugar!!!

Quer saber mais dicas sobre a Região dos Lagos? Acesse aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s