Porto de Galinhas, um paraíso em Pernambuco

Se tem um lugar que eu ameiiiiiiiii conhecer no Nordeste, esse lugar foi Porto de Galinhas. Além das paisagens maravilhosas, que são exatamente como você vê nas fotos (rs), o clima do centrinho para o dar o famoso footing noturno é maravilhoso!

Porto de Galinhas fica localizada no município de Ipojuca em Pernambuco. O aeroporto mais próximo é o Gilberto Freyre (Guararapes) localizado em Recife (70km mais ou menos)!

Conhecida por suas piscinas naturais paradísicas Porto de Galinhas é uma das cidades brasileiras com uma história daquelas. Eu, particularmente, sempre tive curiosidade do porquê das “galinhas” que enfeitam toda a cidade e lojinhas de artesanato. Fato é que a história não envolvem “galinhas” reais. Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas-d’angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.” (extraído do Wikipedia)

20170209_194255

Fato é que, desde a década de 90, o artista plástico Gilberto Carcará resolveu transformar essa parte triste da história do lugar em uma identidade visual que demonstrasse para os visitantes a alegria dos moradores da região: as esculturas de galinhas com cores vibrantes e de variadas formas e tamanhos, que podem ser vistas em todo o lugar! O ateliê de Carcará, inclusive, recebe turistas para visitas.

IMG-20170208-WA0003
Lojinha de artesanato com as famosas galinhas! Mas essa não é de Carcará!

Bom, depois de contarmos um pouco da história dessa cidade linda, vamos às nossas dicas. Em primeiro lugar, vamos lembrar que a praia conhecida como “Praia de Porto de Galinhas” e que você vê nas fotos é a praia do centro, onde ficam as piscinas naturais. Mas Porto de Galinhas engloba ainda outras praias como a Muro Alto, Cupe e Maracaípe.

  • Melhor época para ir à Porto de Galinhas? Já falei e vou repetir (rs): Nordeste é conhecida como a região brasileira que faz sol o ano todo!!! Masss, por experiência própria, digo que isso não é verdade. Já fui pro nordeste e peguei temporais de 2 dias seguidos onde você fica quase sem opção do que fazer..rs. Então, sempre pesquise as épocas de mais chuvas no local pra onde você for. Na dúvida, vá no verão! Rs

 

  • Quantos dias devo ficar em Porto de Galinhas? Lá é tão maravilhoso que você pode ficar 15…kkkkk…Mas se você tiver 5 dias de viagem (como foi o nosso caso) já dá pra curtir bastante.

 

  • Onde ficar em Porto de Galinhas? Bom, aí vai depender muito do tipo de viajante que você é. O viajante “resort” ou o viajante “footing noturno sem carro” rss. Se você for do tipo viajante “resort”, Porto de Galinhas é uma cidade daquelas que tem vários resorts maravilhosos a beira de praias belíssimas. Você pode encontrar diversos deles na Praia de Muro Alto ou Cupe. Além dos resorts é por lá que ficam, também, os hotéis verticais. Se você estiver podendo gastar uma graninha procure pelos resorts: Enotel e Nannai (este último é típico de lua de mel). Porém, todos esses, apesar de terem as melhores infraestruturas internas ficam localizados bem longe do centrinho de Porto de Galinhas. Ou seja, se quiser ir pra lá à noite para jantar, terá que ir de carro. A não ser que você pegue diária all inclusive e não se importe em não sair do hotel.

Agora se você é como eu e gosta de estar perto do burburinho noturno para passear, procurar bons restaurantes a pé, tomar um sorvete caminhando, fazer comprinhas de artesanato mas quer dormir bem a noite hospede-se nas pousadas nas ruas próximas à vila. Digo nas ruas próximas porque existem algumas pousadas literalmente dentro da vila, e nessas você poderá ter certa dificuldade pra conseguir dormir. Nós ficamos na Pousada Quatro Estações. Ela fica numa rua muito próxima da vila, pertinho (a pé) das piscinas naturais e ao mesmo tempo mais distante da parte mais barulhenta. Gostamos muito. Os quartos são simples mas ela é ótima.

Faça sua reserva pelo Booking clicando nos links acima ou clicando aqui! Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter nosso blog ativo!

  • Vale a pena alugar carro em Porto de Galinhas? Por incrível que pareça pra esse lugar darei uma resposta diferente da que normalmente dou e ela é: depende! Rs…Se você for ficar num resort talvez seja necessário para poder ir pra vila de vez em quando. Mas também se você for à vila muito de vez em quando você pode pegar um táxi.  Agora, se você for ficar hospedado na vila ou bem próximo dela não é necessário. Boa parte dos lugares você precisará de passeio de barco. Em Muro Alto até dá para ir de carro, mas você pode fazer o passeio de buggy pra lá. Conto mais abaixo sobre isso. Mas ficamos 5 dias sem carro e foi super tranquilo. Acho que sempre temos que levar em conta o custo benefício de se alugar o carro e se em uma viagem de 5 dias eu irei usá-lo apenas 2 dias acho que não vale a pena pagar as 5 diárias. A não ser que Porto de Galinhas seja apenas uma das passagens de sua viagem. Por exemplo, se você estiver fazendo o famoso tour pelo Nordeste visitando vários estados aí, é lógico, que você estará com o carro.

Para ver como fazer o combo: Natal, Pipa e João Pessoa em uma única viagem clique aqui.

Mas Priscila, e se você falou que o aeroporto de Recife é longe de Porto Galinhas como faço pra chegar lá?

Você tem 2 opções:

  • De ônibus + táxi: Nós pegamos o ônibus no aeroporto de Porto e descemos logo na entrada da cidade. Lá, nós pegamos um táxi para a pousada. (Se soubéssemos que estávamos tão pertinho nem teríamos usado o táxi, mas com as malas não quisemos arriscar confiar nos 800 metros do Google…rs)
  • Outra opção é o transfer: Nós fomos de ônibus mas não gostamos muito..rs. Ele demora demais pra chegar (quase 2 horas), passa em um milhão de lugares antes, pára em diversos pontos…etc. Então na volta combinamos um transfer com uma das agências lá do centrinho. Você pode entrar em contato com qualquer uma delas e fazer isso antes de viajar.

Caso vá alugar carro alugue pela RentCars clicando neste link! Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma comissão! Eles tem preços super competitivos, nunca tivemos problemas com as reservas e para aluguel para uso no exterior o pagamento pode ser feito em reais ainda no Brasil!

O que fazer em Porto de Galinhas?

Vila de Porto: Independente de onde você escolher se hospedar você tem que ir à vila de Porto pelo menos uma vez à noite. Passeie por lá, sinta o clima das pessoas, visite as lojinhas de artesanato, compre biquíni e canga (é super barato por lá), jante em alguns dos melhores restaurantes da região (dou algumas dicas no final).

20170207_181644

Piscinas Naturais de Porto: Existem 2 formas de chegar até elas: a pé ou de jangada. Se a maré estiver alta (Normalmente a partir das 10h e até o finzinho da tarde) você terá que ir de jangada. Basta comprar o ticket na associação de jangadeiros bem no início da praia e depois eles indicarão algum deles para que você possa ir lá. Eu particularmente não sou muito fã de jangada (confesso, é porque enjôo mesmo..rs). Então optamos pela primeira opção e fomos à pé. Mas dá? Dá sim! Inclusive é até mais bonito, pois você precisará ir no momento da maré mais baixa. E então o famoso “Mapa do Brasil” estará lá exposto para você ver!

Faça o seguinte: Pegue na entrada da sua pousada (ou pesquise na internet) a tábua de marés do dia que você quiser ir e veja à que horas será a maré mais baixa. Vá até uma barraca da prefeitura que fica localizada na entrada da praia na direção das piscinas naturais pelo menos 2 horas antes. Eles distribuem pulseiras de acesso para você ir até as piscinas a pé. Na verdade são pulseiras para controle mesmo.  Você atravessa com água no máximo até a cintura e depois agentes te ajudam a subir nos arrecifes. É ótimo e de graça! (tem que chegar cedo, pois o número de pulseiras é limitado. Além disso, poucos minutos depois da maré mais baixa ela já começa a subir, então tem que ir bem antes mesmo). De lá você tem acesso as piscinas naturais com os peixinhos maravilhosos!

Depois disso basta curtir a praia de porto. Tome cuidado pois quando a maré sobe você não consegue ver os corais, então o risco de se machucar é maior. Compre um sapatinho daqueles de mergulho ou apenas aquelas sandálias da CROCS para proteger os pés e não machuca-los nos corais. Não vá de chinelos, você poderá perdê-los.

Veja aqui a tábua de marés em Porto: http://www.tabuademares.com/br/pernambuco/porto-de-galinhas (Vá até o item “Preia mares e baixa mares”. Marés entre 0,1 e 0,3 são as melhores.)

Passeio de buggy “ponta a ponta”: Bom, não espere um passeio de buggy por dunas com emoção igual em Natal..rs. Em Porto de Galinhas o buggy não tem autorização de ir pela praia, então vai pela estrada mesmo. Só em alguns trechos permitidos é que ele passa pela praia mas bem rápido! É só um meio de transporte para você conhecer as praias em um único dia. Se você for em um buggy compartilhado, ele irá fazer o passeio completo: Praia da vila, Cupê, Muro Alto, Maracaípe e pontal. Mas se você fizer o privativo (que foi o que optamos) você pode escolher os lugares onde quer ficar mais tempo. Nós, por exemplo, como já estávamos hospedados na vila e poderíamos ir a pé para a Praia da Vila, fomos direto à Praia de Cupê.

A Praia de Cupê é uma extensão da praia da vila e foi uma das primeiras que visitamos. Maravilhosa com suas areias e brancas e águas cristalinas.

SAM_0747

De lá fomos direto à Muro Alto que é simplesmente a praia mais maravilhosa de porto. Possui um arrecife que acaba por formar quase que uma grande piscina. Então você fica ali curtindo naquela praia sem ondas nas barracas disponíveis no local. Lá também dá para passear de kayak. Não fizemos. Eu só queria ficar deitada da água rasinha.

IMG_20170208_145410163
Praia de Muro Alto vista de cima

De lá, fomos até a Maracaípe onde passamos pelos coqueirais (peça ao buggeiro para parar um pouco e tire muitas fotos).

SAM_0804

O lugar é de tirar o fôlego) Ao chegar no Pontal de Maracaípe (onde o passeio terminaria com um pôr do sol maravilhoso, que não foi o nosso caso pois uma nuvem tapou todo o sol na hora dele se pôr…rs.) você tem a opção de fazer um passeio de jangada pelos manguezais onde o jangadeiro pára e pega um cavalo-marinho pra você ver de pertinho. Achamos o passeio um pouco caro para o tamanho do percurso (25,00 por pessoa na época que fomos) mas a experiência de ver um cavalo marinho tão de pertinho compensa. E lógico, eles colocam ele de volta na água depois.

Nordeste1
Pôr do sol no Pontal do Maracaípe com direito a cachorrinho na jangada!
SAM_0829
Os lindos cavalos-marinhos

Praia dos Carneiros: Fizemos este passeio com um catamarã. Na verdade quando você compra o passeio eles explicam. Você pega um trecho de ônibus ou van e depois entra no catamarã. Não gosto muito desses passeios porque é sempre cheio, a comida dentro dela é sempre cara (e não muito boa) e sempre tem música chata ou alguém cantando e querendo vender cd (este era o caso..rs) Mas, não tínhamos outro jeito de fazer esse passeio, já que estávamos sem carro, então fizemos. A praia dos Carneiros é realmente um escândalo de bonita com a sua famosa igrejinha. Pena termos ficado tão pouco tempo lá por conta do passeio. Disponibilizaram apenas 40 minutos…uma pena! Vale ficar o dia todo!

IMG_20170209_143053577

No caminho eles param num local onde você pode tomar banho de argila colorida e que são ótimas para a pele. Gostei muito! E ainda comprei alguns sabonetinhos com as meninas que ficam lá vendendo (elas que passam a argila em você e já vendem, estrategicamente rssss…não espere que você mesmo vá pegar e passar a argila. Elas já ficam dentro de baldes com essas mulheres.) Eu confesso que imaginava algo totalmente diferente: uma praia, com argila no chão, eu pegando e passando..rs. Mas não é assim. Mas gostei de qualquer forma. Além disso, também tem uma parada numa pequena piscina natural onde ficam umas pessoas com ouriços na mão para que você tenha a experiência de vê-lo de perto e pegar também! Eu amei! Não tente pegar um por conta própria sem essa pessoa, você pode se machucar feio!

SAM_0859

Maragogi: As famosas piscinas naturais de Maragogi, em Alagoas, ficam tão próximas de Porto de Galinhas que já virou passeio divulgado pelas agências na cidade e como queríamos muito conhecer, nós fizemos também. Quando você compra o passeio você já informa o dia que pretende ir e a agência verifica a tabua de marés e combina o horário que irá buscar você na pousada, pois, como em toda piscina natural, o melhor é aproveitar a maré baixa. Você percorre um longo trecho de ônibus/van e lá pára nos famosos “ponto de apoio” onde você pegará o catamarã para as piscinas. Por uma regra do local cada barco só pode ficar lá em torno de 40 minutos, então aproveite bastante. O catamarã retorna antes da hora do almoço e então você almoça no ponto de apoio antes de voltar para Porto de Galinhas.

Outros passeios: Não fizemos estes mas se tiver tempo faça os passeios: Praia de calhetas (dizem que é lindíssima) e o city tour Recife/Olinda para uma experiência mais histórica.

Dicas extras:

Em quase todos os passeios irão te oferecer pelo menos duas coisas: Máscaras de snorkel e “aula” de mergulho.

  • Se você preferir, antes de viajar compre uma máscara de snorkel, pois aí você não precisará alugar lá, o que é bom em termos de custo e higiene..rs.
  • Só faça a aula de mergulho se tiver muita muita muita curiosidade mesmo. O tempo é pouco para que eles ensinem todas as medidas de segurança/respiração com eficiência e convenhamos: que pagar equipamento de mergulho para mergulhar 1 metro de profundidade chega a ser engraçado…hehe! Para ver os peixinhos e corais na maré baixa basta a máscara de snorkel mesmo.
  • Compre um sapatinho de mergulho, daqueles de neoprene ou uma sandália daquelas da CROCS que prenda atrás. É importante para não se machucar com os ouriços e corais.

Dicas de restaurantes em Porto de Galinhas

Barcaxeira: Bem na pracinha principal da vila perto da praia. Só a decoração já é uma fofura. Comida boa e preços razoáveis.

Domingos Restaurante: Pra aqueles dias especiais! Decoração maravilhosa, um piano branco lindíssimo tocado durante toda a noite, atendimento excepcional, comida ótima, mas o preço é bem salgadinho. Mas achamos que vários restaurantes em Porto não são lá essas coisas em relação a preço. Então pelo menos esse restaurante valeu a pena. Em frente tem uma lojinha chamada Sabor da Casa – Bolo de rolo. A loja oferece o melhor bolo de rolo da região (comida típica de lá). E ainda te dá a opção de degustar antes para escolher. Então, se preferir, não coma sobremesa no Domingos (que eles não me ouçam..rs) e saia de lá direto para essa lojinha e coma um pedaço de bolo de rolo com cafezinho. E ainda leve alguns de presente e lembrança pra casa! Rs

20170210_202404
Salão do restaurante Domingos

O famosíssimo Beijupirá: Típico restaurante pega-turista. Mas tem uma decoração super linda, atendimento impecável também. Eles oferecerem sempre refeições que se você optar por elas você ganha um prato personalizado de lá. Não sei se é sempre assim mas a opção para ganhar o prato no dia que fomos estava caríssima então deixei pra lá..rs. Optamos pelo peixe inteiro para 2 pessoas e foi uma ótima pedida!

Bom gente, é isso!!!! Espero que te ajude no seu planejamento de viagem!

Se quiserem ver dicas de outros destinos no Nordeste clique abaixo:

Natal e suas lindas dunas

João Pessoa, a capital paraibana

Se for a Natal, NÃO VÁ a Pipa, FIQUE em Pipa!

Fortaleza com Beach Park

Siga a gente lá no instagram: @antesdeirblog

Gostou desse blog? Reserve com nossos parceiros clicando nos links abaixo e nos ajude com uma pequena comissão!
Passagens áreas com o Passagens Promo
Hospedagem com o Booking.com
Aluguel de Carro com a Rentcars
Seguros com a Seguros Promo
Não viaje para o exterior sem o chip da easysim4u

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s