São Lourenço – Roteiro de final de semana ou feriadão

Há tempos que ouvia falar de São Lourenço como uma cidade incrível para um final de semana de tranquilidade e para viajar com crianças e idosos. E realmente confirmei a informação, ela é realmente maravilhosa.

A cidade fica ao Sul de Minas, na Serra da Mantiqueira e faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais. Ela é uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Cidadezinha de clima ameno durante todo o ano e com passeios para todas as idades.

Pórtico lindo da cidade! Primeira parada obrigatória!

Quando ir para São Lourenço? Nos finais de semana e feriadões é quando você encontrará a cidade mais cheia, pois ela recebe pessoas do próprio estado e de estados próximos como Rio e São Paulo. E como, normalmente, em 4 dias você consegue ticar os principais passeios da cidade ela costuma ser mais um destino de final de semana do que de férias.

Onde ficar em São Lourenço? – Bom, o melhor lugar para ficar se você quiser fazer praticamente tudo a pé é bem pertinho do Parque das Águas. Mas a região também tem algumas pousadas um pouco mais distantes pra quem quer curtir um climazinho de serra.

Faça sua reserva pelo Booking clicando neste link! Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter este blog ativo!

O que fazer em São Lourenço em 3 dias?

Como a proposta é um roteiro para feriadão/final de semana vou colocar aqui o roteiro que fizemos e você pode adaptar ao período que tiver. Como estávamos em família seguimos um ritmo um pouco mais lento do que costumamos em nossas viagens. Colocarei aqui todas as atividades que conseguimos fazer e outros passeios disponíveis na cidade para quem tiver mais dias.  

1º dia – No primeiro dia saímos bem cedo do Rio de Janeiro e chegamos em São Lourenço por volta das 13h. Fizemos o check-in na pousada e logo partimos para dar uma volta na cidade.

Almoçamos em um restaurante muito fofo próximo ao Calçadão de São Lourenço. Já tínhamos ouvido falar que o Calçadão era o melhor lugar para comer tanto de dia quanto a noite, mas como estava muito cheio quando fomos, optamos por comer em outros lugares. Bom, almoçamos no Vintage Restaurante, que tem decoração toda retrô e um cardápio com vários tipos de hambúrgueres, mas pedimos um churrasquinho misto que estava uma delícia.

Olha que linda a decoração desse restaurante!

De lá, fomos até o Calçadão e visitamos as Lojinhas de artesanato que tem preços ótimos comparadas a várias outras cidades que já visitamos. Ali, sem muita sinalização, tem uma Vila linda (Vila Mineira Calçadão) com vários bistrôs, lojinhas fofas e um café maravilhoso. Entramos sem esperar muito e amamos.

Calçadão de São Lourenço, super badalado a noite!
E olha essa Vila linda que descobrimos no meio da agitação do calçadão!

Fomos até a Aldeia Vila Verde que é uma feirinha de artesanato bem completa também e que emenda na Feirart, continuação da feira com outros produtos.

À noite voltamos ao Calçadão para jantar. Entramos em uma loja de produtos da região: queijos, doces e linguiças e fomos surpreendidos por uma das atendentes nos convidando a experimentar o pão com linguiça deles. Não resistimos e nossa janta foi lá mesmo. Era a Casa da Vó Biza. Um lugar ótimo para um lanche a qualquer hora e para levar algumas guloseimas para casa.

2º Dia – Dia de conhecer a principal atração da cidade: O Parque das Águas. O Parque é enorme e possui 9 fontes de águas minerais, cada uma com propriedades terapêuticas diferenciadas. A dica é experimentar todas e escolher uma (ou algumas) para levar para casa. O local permite que você no máximo 5 litros da água.

Compramos garrafinhas personalizadas na porta do local e aproveitamos. Fomos bem cedinho, exatamente na hora que abriu (aproveite o primeiro dia da viagem para verificar na porta do parque o horário de abertura e valores). Ficamos o dia todo. Saímos de lá quase na hora de fechar. O parque é passeio para o dia todo. Tem todas as fontes para experimentar de suas águas, tem local para fazer piquenique, tem parque para as crianças, pedalinhos, barcos e outras atividades no lago principal e tem até duchas de águas minerais em que vimos várias pessoas com roupas de banho aproveitando para se banhar e tomar um sol.

Experimentando a água da Fonte Sulfurosa!
Lugar lindo para relaxar e curtir o dia todo!
Não sei se tem outra dessa em outro local da cidade, mas essa estava dentro do Parque das Águas! Olhem o restaurante que almoçamos ali no fundo!

Dentro do parque você ainda pode fazer reservas para fazer massagens e banhos no centro hidroterápico, mas estava fechado quando fomos. É bom reservar com antecedência.

O local tem várias lojinhas de produtos da região e artesanato também.

Existem duas opções de ingresso para entrada no parque: com retorno, que te permite sair para almoçar, lanchar e voltar depois; ou sem retorno, que aí se você sair do parque tem que pagar um novo ingresso para entrar novamente.

Escolhemos o “sem retorno” e almoçamos lá dentro mesmo no restaurante que fica na beira do lago e amamos. Escolhemos o menu completo que tinha entrada, prato principal e sobremesa e estava a um preço ótimo. A comida estava ótima mas só a vista já valia o almoço né?

Almoçar com vento batendo no rosto e uma vista dessas gente!

Foi um dia incrível. O parque realmente é maravilhoso!

Saímos de lá e tomamos um cafezinho na Vila Mineira lá no calçadão e a noite voltamos e comemos uma pizza no Universal Brothers (pertinho do Calçadão) que estava muito boa.

Cafézinho lindo lá na Villa Mineira

3º dia – Como esse já era o dia de voltarmos para o Rio acordamos cedo e fomos até o Mercado Municipal de São Lourenço fazer nossas últimas comprinhas de produtos da região antes de irmos embora. O lugar não é muito grande mas tem uma boa variedade de produtos. Logo atrás do mercado tem também o Caminho do Artesanato mas estava fechado quando fomos. Partimos de lá antes do almoço e nem pegamos muito trânsito para voltar.

Esse foi o nosso roteirinho super tranquilo em São Lourenço. Vou deixar aqui outras atividades caso você tenha mais dias:

Rota do Café Especial – Várias agências oferecem esse passeio que leva os visitantes para conhecerem uma Fazenda de Produção do Café e com degustação. Queríamos muito ter feito esse passeio, mas como só o tour dura 4 horas não conseguiríamos conhecer o Parque das Águas com calma.

Trem das Águas – É a Maria Fumaça de São Lourenço. Esse passeio dura em torno de 2 horas ida e volta. Até daria para termos feito mas teríamos que ter reservado com antecedência no feriadão. O passeio lota! A locomotiva vai até Soledade de Minas, pára um pouquinho por lá para compras e volta para a estação de São Lourenço.

Passeio de Balão – Oferecido na cidade, o passeio dura em torno de 1 hora e deve ser uma experiência incrível, mas também não é uma experiência muito barata..hehe.

Quer um post completo sobre o que fazer no Rio de Janeiro também?? É só acessar aqui!

Promoções de passagens aéreas com o Passagens Promo
Hospedagem com o Booking.com
Aluguel de Carro com a Rentcars
Seguros com a Seguros Promo
Chip Internacional com a easysim4u

2 pensamentos

    1. Olá Marcelo. Sem muito trânsito dá umas 4h30 a 5 horas de carro do Rio de Janeiro. A via tem pedágios sim. Achamos a estrada razoável como a maioria das estradas até Minas. Tem um trecho grande na Serra. E serra sempre merece mais atenção. Na nossa ida pegamos muita neblina, aí fica um pouco perigoso dirigir sim. O passeio de balão, quando consultamos, estava R$400,00 por pessoa. Mas é sempre bom entrar em contato com a agência antes para perguntar.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s