O que fazer e onde comer em Montevideo?

Montevideo sempre esteve na minha lista de desejos de viagem. Na verdade o Uruguai como um todo. Sempre foi um lugar que eu ouvia falar muito bem tanto da vibe, quanto da comida e além disso tem um vôo super curtinho para quem sai do Rio (3h30 no máximo em caso de vôo direto). Confesso que não sei nem dizer o porquê que demoramos tanto para conhecer o Uruguai. No final das contas sempre algum outro destino entrava na frente. E depois dessa viagem digo pra vocês: que bom que a gente foi e que bom que a gente foi com tempo. 

Cartão postal do Uruguai
Ciudad Vieja – Cartão postal do Uruguai

Passamos 10 dias no Uruguai: 3 deles em Montevideo, 2 em Colônia del Sacramento e 5 em Jose Ignacio. Neste post vou focar em Montevideo, mas também tem posts sobre os outros dois lugares aqui no blog. 

Quantos dias para aproveitar Montevideo?

Ficamos 3 dias, na verdade 2 dias e meio vai, porque o 1º foi o dia da chegada. Conseguimos fazer bastante coisa mas eu confesso que queria mais tempo. Tem gente que diz que 4 dias em Montevideo já deixa você entediado, mas não concordo. Acho que é exatamente a partir desse dia que você consegue realmente sentir a vibe da cidade. Se eu tivesse mais um diazinho teria dado para curtir uma praia de rio, por exemplo, hehe. Eu sempre saio de todos os lugares que vou querendo pelo menos mais um diazinho para fazer mais alguma coisa, ou simplesmente para não ter roteiro e fazer o que quiser. 

Precisa de carro em Montevideo?

Você pode até alugar carro mas não quisemos. Achamos difícil encontrar hotéis e airbnb com estacionamento incluído que não fossem pagos, então optamos por pegar o carro apenas no último dia para ir para Colonia e Jose Ignacio. Em Montevideo a gente se locomoveu o tempo todo só de Uber e foi super tranquilo. 

Onde se hospedar em Montevideo?

Existem muitas opções de hospedagens e locais em Montevideo, mas queríamos algo que nos desse alguma flexibilidade a pé a noite e que ficasse perto do Rio da Prata (a praia de Montevideo) para caminharmos na Orla. Então escolhemos um airbnb em Punta Carretas, pertinho do shopping que tem o mesmo nome. Ficava há duas quadras do Rio da Prata e do ladinho do Shopping. A região é cheia de restaurantes, cafeterias e sorveterias, nós amamos. A única região que não indico se hospedar é no centro da Ciudad Vieja, pois assim como qualquer outra região central de cidades grandes ele morre a noite.

Qual moeda levar?

No Uruguai muitos lugares aceitam tanto dólar quanto reais, além do peso uruguaio. Mas nem sempre a cotação é muito boa. Fizemos a maior parte dos pagamentos no nosso cartão internacional da Wise e levamos reais para trocar por alguns pesos uruguaios lá nas casas de câmbio (trocamos em uma do centro da cidade). Só trocamos dinheiro para casos emergenciais ou se em algum lugar não aceitassem ou desse algum problema no cartão da wise ou na máquina. Mas não tivemos problema em nenhum estabelecimento.

Roteiro de 3 dias em Montevideo

Preferi contar qual roteiro fizemos caso vocês queiram seguir o mesmo pois ficou bem redondinho. 

Dia 1– Pegamos um vôo de manhã no Rio e 13h da tarde já estávamos no aeroporto Montevideo. Fomos direto do aeroporto pro airbnb deixar as malas e procurar um lugar na região pra almoçar. Como já chegamos no airbnb quase 15h (o procedimento de aeroporto sempre faz a gente perder um tempinho, né?) fomos direto no lugar mais certo sem ter que procurar muito: o shopping Punta Carretas. O shopping é super bonitinho e tem várias lojas conhecidas e algumas lojas locais bem legais. Comemos uma pizza no Sbarro na praça de alimentação (que aliás estava bem gostosinha) e depois já tratamos de experimentar o famoso Sorvete de doce de leite da La Cigale. Sério, esse sorvete é quase um ponto turístico hehe. Uma delícia! Não é nada de outro mundo, mas nada como começar sua viagem com um clássico da região. 

De lá saímos e fomos em direção ao Rio da Prata caminhar na Orla (a famosa Rambla). Caminhamos bastante até chegar no Letreiro de Montevideo (completamos nosso exercício do dia hehe). A praia estava cheia de famílias, jovens praticando esportes mesmo estando um baita friozinho. Chegamos no letreiro no pôr do sol e foi lindo. Nosso primeiro pôr do sol de Montevideo foi sentados a beira do Rio da Prata. Serio! Perfeito! O Uruguai realmente faz jus ao solzinho na bandeira. Assistimos muitos pores do sol lindos e esse foi só o primeiro.

Letreiro de Montevideo
Primeiro pôr do sol Uruguaio pertinho do Letreiro da cidade

Saímos dali e estávamos loucos por um cafezinho da tarde e assim como em vários lugares fora do Brasil foi difícil encontrar (o Rio deixa a gente mal acostumado com cafeteira funcionando as vezes até as 21h). Encontramos o Dulce Aroma Coffe Time, um cafezinho super pequenininho que era o único que ainda estava aberto aquela hora e que grata surpresa. O rapaz foi super atencioso e tudo que pedimos estava uma delícia.

Voltamos pro airbnb pois já estava tarde e queríamos descansar para o dia seguinte! 

Dia 2 – Começamos o dia tomando um café maravilhoso numa cafeteria do ladinho do nosso airbnb, a Amado Cafeteria. Ambiente aconchegante, atendimento extremamente cordial, uma mediana deliciosa e preços super justos. Nós amamos!

Amado Cafeteria em Montevideo - mesa com café da manhã ao estilo Uruguaio e ao fundo um quadro com a frase "But first coffee"
Café da manhã delicioso a Amado Cafeteria

Saímos de lá, pegamos o Uber e fomos até a Ciudad Vieja, parada obrigatória na sua primeira vez em Montevideo. Descemos na Plaza Independencia, uma praça clássica, onde ficam os principais prédios institucionais como o da presidência. Tiramos foto do famoso Palácio Salvo com o busto do general Artigas na frente, cartão postal da cidade; descemos no Mausoléo de José Artigas (herói nacional uruguaio, líder da independência), entramos no Museu da Casa de Governo que no dia estava com entrada gratuita e foi super interessante (vimos móveis antigos, fotos, roupas). Ali perto também fica o Teatro Solís, e como a gente não estaria por perto no horário da visita guiada eu queria um ingresso para algum espetáculo mas não tinha nenhum em um horário bom no período que ficamos, uma pena. Só tiramos uma fotinho na frente. 

Museu Casa do Governo
E essa carruagem linda no Museu da Casa de Governo

Passamos por baixo da famosíssima Puerta de la Ciudadela e fomos caminhamos entrando nas lojinhas, parando nas barraquinhas e olhando o cardápio dos restaurantes (mesmo sabendo que não almoçaríamos por ali hehehe) até chegarmos na Plaza de la Constituición. Foi nela que encontramos uma casa de câmbio com preço razoável e já trocamos alguns reais por pesos uruguaios apenas por garantia. Estava rolando uma feirinha de antiguidades na praça e já garimpei um item lindo que há tempos procurava. Entramos na Catedral de Montevideo, que é bem bonita por dentro e depois seguimos até a Plaza Zabala, conhecida como a Paris de Montevideo. Não tem nada de mais nessa praça, é só uma praça bonitinha que a galera que trabalha lá usa pra descansar, lembrei muito da Praça do Museu da República aqui no Rio, no Palácio do Catete. Se o dia não estivesse tão quente talvez fosse um bom lugar para comprar um sorvete e descansar, mas como estava muito quente não dava muito pra fazer isso. 

Seguimos da praça até o Mercado del Puerto por que a essa altura já estava na hora do almoço.  Escolhemos o La Chacra del Puerto simplesmente porque o rapaz que nos abordou não foi tão chato quanto os outros e era super simpático e atencioso. A comida estava muito boa. Este mercado é o melhor lugar para experimentar as cargas uruguaias na parrilla. Escolhemos a famosa Entraña e o Asado de Tira que foram muito bem servidos. Todos os restaurantes ali servem praticamente a mesma coisa então é só escolher o que mais curtir mesmo. Pedimos pra sentar no ambiente refrigerado e foi ótimo. 

Pratos do La Chacra no Mercado del Puerto

Saímos do Mercado e fomos procurar um alfajor de sobremesa e demos de cara com a loja Alfajores del Uruguay. Que perfeição. Alfajores mais caseiros, fresquinhos e cada um com o sabor melhor que o outro. Comemos um de maracujá que estava em exposição pois eles tinham recebido um prêmio recentemente por causa dele e constatamos que valeu a premiação. Uma delícia! Vale muito a pena visitar. Só não compramos para levar pra casa pois achamos que por serem mais frescos eles poderiam estragar. Estava muito calor e ainda passaríamos muitos dias no Uruguai. Uma pena. Mas depois dou a dica do Alfajor que trouxemos pra casa, porque também foi muito bom! 

Um alfajor mais maravilhoso que o outro.

Saímos dali e paramos no Mercado de los Artesanos, que fica bem pertinho do Mercado. Se você quiser levar presentinhos da viagem que não sejam os souvenir típicos, esse o lugar. Muitos itens artesanais, cada um mais lindo que o outro. Levamos muitas lembrancinhas da viagem deste lugar.

Quando saímos de lá já estava pertinho da hora de tomar café, então fomos até o La Pharmacia, uma cafeteria clássica na região. O lugar era realmente uma farmácia antigamente e foi transformado em cafeteria. Os itens que a gente comeu não tinham nada de mais, inclusive tem várias outras cafeterias melhores em Montevideo, mas vale muito a visita pelo cenário e tradição do lugar. É como se você estivesse tomando café em uma antiga Loja da Granado. 

Que riqueza essa cafeteria!

Já tínhamos desistido de ver o pôr do sol nesse dia mas quando saímos da cafeteria ele estava lá lindo. Voltamos para a Rua Sarandí e andamos ela toda até o final até chegarmos num píer ao lado do Porto de Montevideo (Píer Escollera Sarandi) e assistimos a mais um pôr do sol lindo dali. 

Dia 3 – Começamos o dia com um café da manhã no Escaramuza. Sabe aquela cafeteria que já é um passeio por si só? O lugar é uma livraria com uma cafeteria ao fundo. Tudo lindíssimo. O café era maravilhoso, ficamos um tempão por lá tomando café com calma e depois fomos escolher uns livros na livraria. 

A Escaramuza é um cantinho pra gastar tempo.
Imagina uma sala assim!

Saímos de lá e fomos até o Estádio Centenario. Nossa ideia era fazer o tour que visita tanto o Museu do Estádio quanto a arquibancada, porém a parte da visita que vai até o campo estava fechada por que teria um show da Shakira dali há alguns dias, então a gente só conseguiu visitar o Museu. Mas mesmo assim foi muito legal. Eu amo futebol e história das copas do mundo então amei a visita e ainda levamos umas camisas bem legais para nossos sobrinhos. 

Conseguimos comprar uma réplica dessa camisa na loja do Museu. Nosso sobrinho amou!

De lá fomos até o Mercado Ferrando para almoçar. O mercado é bem menorzinho que o Mercado del Puerto mas eu achei muito mais charmoso. Ele não tem lojas, apenas uma livraria pequena, mas tem vários restaurantes e o legal é que como funciona como se fossem “quiosques” cada um pode escolher o quer comer e sentar na praça de alimentação. Eu fui de tacos, que estavam bem gostosos e meu marido comeu um hambúrguer do único restaurante que fica no segundo andar e que também serve opções da parrilha. Tudo uma delícia!

Saímos de lá e fomos até o prédio da prefeitura que tem um rooftop que proporciona uma vista linda da cidade. Estava perto do pôr do sol então estava muito bonito lá em cima. O acesso ao rooftop é gratuito mas você precisa se inscrever no site da prefeitura para pegar o ingresso com o horário que deseja visitar. Consegui fazer a reserva no mesmo dia enquanto almoçávamos no Mercado Ferrando. 

A vista é linda do Rooftop do prédio da Prefeitura de Montevideo

De lá fomos até a Playa Ramirez assistir ao pôr do sol (escolhemos essa simplesmente porque era a mais próxima caminhando a partir do nosso airbnb pra depois voltarmos a pé. E foi maravilhoso. O Uruguai como sempre entregando pôr do sol nessa viagem. 

Pôr do sol na Playa Ramirez

De lá, depois do pôr do sol, caminhamos até o shopping  Punta Carretas e tomamos um cafézinho tardio na Saint Germain, uma cafeteria francesa super bonitinha no shopping. No shopping também tem uma unidade da Le Pain Quotidien, que já conhecíamos (essa rede tem até em São Paulo), então preferimos conhecer outra. 

Dia 4 – Começamos o dia com um cafezinho na Amado Cafeteria novamente e depois fomos para o aeroporto pegar o carro para irmos até Colonia Del Sacramento.

Ficamos em alguns dias em Colonia Del Sacramento e mais alguns dias em Jose Ignacio com ida até Punta del este. Mas esses roteiros serão tema de outro post aqui no blog. 

Espero que tenham curtido as dicas de lugares que amamos e se visitar algum deles me marque lá no instagram @priscilajardim_ Eu vou adorar saber!

Deixe um comentário