Já conhecia outros cantinhos lindos da Bahia mas ainda não tinha visitado Salvador. Tivemos a oportunidade de fazer esta viagem rápida em um final de semana e vou compartilhar com vocês tudo que deu tempo de conhecer e aproveitar pra dizer que já me deu vontade de voltar. (E não demorou muito pra voltar, em 2026 já estou eu por aqui novamente)

Para começar, como o tempo era curtinho, dessa vez optamos por não alugar carro e nos locomovemos de Uber para todos os lugares. Em alguns deslocamentos o Uber demorou um pouquinho mas nada de mais.
Onde ficar em Salvador?
Existem várias opções de hospedagem mas na primeira vez que fomos escolhemos ficar em Rio Vermelho, para nos locomovermos com facilidade pelos cantinhos da cidade e ainda termos vida noturna facilitada a pé e curtimos bastante. Ficamos em uma rua super movimentadinha num centrinho cheio de restaurantes. Escolhemos a Pousada Fonte do Boi pelo custo-benefício. A pousada é simples, mas bem equipada, com um café da manhã razoável e bem localizada.
Da segunda vez já queríamos uma experiência diferente com mais relaxamento sem a necessidade de bater cartão nos pontos turísticos já que já tínhamos feito isso da primeira vez. Escolhemos o Catussaba Resort Hotel. O hotel tem piscina e área de lazer com quadras e academia e fica em frente a praia de Stella Maris. A praia tem bastante onda e bastante pedras mas andando um pouquinho para o canto esquerdo dá pra tomar um banho tranquilamente (mas cuidado com as crianças). O resort não é perfeito e tem alguns problemas tanto nos quartos (que precisam de renovação) e no atendimento, mas ainda assim foi ótimo para nosso final de semana de descanso. A gente só tinha que decidir se ia relaxar na piscina ou na praia.

Caminhando um pouquinho para a direita você consegue ver ao longe até o farol de Itapuã. A praia é realmente linda, mas até mesmo os funcionários do resort orientam de não se afastar demais se achar que ela está muito deserta. Então, caminhávamos só um pouquinho para a esquerda até chegarmos em um local melhor para banho e para a direita só caminhamos no dia que queríamos ver o Farol mesmo, mas não nos afastamos muito para tentar chegar perto dele pois depois teríamos muito chão pra voltar e resolvemos seguir as orientações da equipe do hotel. Fora que a areia dessa praia é um pouco íngreme, então não é das melhores para caminhadas na praia.


Nosso roteiro de final de semana por Salvador
Esse abaixo foi o roteiro completo que fizemos em minha primeira visita (meu marido já conhecia Salvador). Na minha segunda visita apenas relaxei no Catussaba Resort mesmo o final de semana inteirinho apenas caminhando pela praia em frente ao hotel mesmo. Fizemos todas as refeições também no próprio resort. Segue então o Roteiro de final de semana com os pontos turísticos:
Sexta: Cheguei já no finalzinho da tarde e fomos dar uma voltinha pela região a pé mesmo. Fomos até a Praia da Fonte do Boi e depois caminhamos na Orla da Praia do Rio Vermelho até a Praia da Paciência.

Paramos para um cafézinho no lindinho Preta Cat Café e depois tomamos um sorvetinho na Almaléa.

Demos mais uma voltinha por ali e depois saímos para jantar e escolhemos o Bottino Restaurante Italiano que estava com uns pratos muito bons.
Sábado: Começamos o dia indo até o Elevador Lacerda para ir até o Pelourinho. Compramos o ingresso super baratinho ali embaixo para subir. Chegamos lá em cima e apreciamos a vista.

De lá, fomos caminhamos até o Pelourinho passando por diversos lugares no caminho. Visitamos a famosa Igreja da Ordem de São Francisco (basta comprar o ingresso na própria entrada da igreja) e ficamos admirados com a beleza e riqueza histórica dessa igreja.


Visitamos algumas lojinhas por lá e tomamos um sorvetinho na famosa Sorveteria A Cubana, que merece a sua fama: o sorvete era uma delícia e o atendimento muito bom.

Descemos pelo Elevador novamente e fomos até o Mercado Municipal. Ele estava em reforma, mas ainda assim conseguimos visitar várias lojinhas e comprar alguns souvenirs. Almoçamos no restaurante Camafeu de Oxossi lá no Mercado mesmo para agilizar. O atendimento foi bem demorado, mas a comida estava gostosinha.
Saímos de lá e fomos até o Farol da Barra. Não entramos no farol pois estava bem cheio e iríamos acabar demorando lá e queríamos curtir uma praia.

Ficamos por ali até conseguirmos assistir ao lindíssimo pôr do sol.

Depois caminhamos pela Orla todinha e voltamos para Rio Vermelho. Tomamos um cafezinho reforçado no Mafê Café, super lindinho e que descobrimos por acaso.
Demos mais uma voltinha e jantamos no Espeto Carioca que era o único restaurante aberto na hora que bateu a fome para jantar.
Domingo: Como o vôo era apenas a noite, tínhamos um bom tempinho para aproveitar o dia ainda. Fomos até Itapuã curtir uma praia até a hora do almoço. Ficamos a manhã toda, comemos uns petiscos na praia mesmo e voltamos para preparar tudo para ir até o aeroporto.

Espero que tenham curtido nosso roteiro de final de semana por Salvador pois conseguimos curtir bastante coisa.
Se quiser saber nosso roteiro por outros lugares da Bahia, como Arraial da Ajuda acesse aqui.
Para acompanhar nossa próximas viagens me siga no instagram @priscilajardim_
