O que fazer e onde comer em Aruba, a ilha feliz!

Sabe quando você está planejando suas férias e pensa assim: dessa vez eu quero um lugar pra descansar e ter sombra e água fresca. Pois é, pensamos exatamente nisso e Aruba caiu como uma luva com passagens em promoção exatamente para a época que queríamos ir. E que bom por isso, pois a Ilha paradisíaca é o destino perfeito para quem quer relaxar, ver praias incríveis, pôr do sol de se emocionar todos os dias em qualquer lugar e um centrinho muito charmosinho. 

Mangel Alto, uma das minhas praias preferidas na ilha

Então, vamos ao roteiro dessa viagem inesquecível!

1- Precisa de passaporte e visto? 

Sim, precisa de passaporte válido (ele precisa estar válido durante toda a estadia) e não precisa de visto se for ficar menos que 30 dias, mas precisa de uma autorização de entrada chamada ED CARD que você precisa tirar com antecedência e pagar uma taxa de visita a ilha. Além disso é obrigatório apresentar o Certificado Internacional da Vacina contra febre-amarela. Verifique sempre se existe alguma atualização nas informações de entrada. Eu verifiquei tudo no site VisitAruba.

2- Quantos dias para aproveitar Aruba?

Normalmente quem visita a ilha aproveita para fazer as 3 ilhas do famoso ABC (Aruba, Bonaire e Curação), porém para ir para cada uma você precisa pegar um vôo interno. Como nosso intuito era descansar e queríamos aproveitar a ilha toda com calma, optamos por ir apenas a Aruba e não visitarmos as outras 2 ilhas nessa viagem. Ficamos 7 dias completos e foi ótimo. Conseguimos curtir tudo com calma. 

3- Precisa alugar carro em Aruba?

Eu acho imprescindível, principalmente se você quiser visitar as várias praias da ilha. Se o seu intuito for reservar quarto em um resort na beira da praia e ficar apenas por lá, talvez baste reservar o transfer ida e volta para o aeroporto, mas não foi nosso caso. Nós alugamos um Airbnb em Palm Beach que era muito pertinho da praia e visitamos a ilha inteira de carro. Faz muita diferença estar de carro por lá. Sempre que alugamos carro fazemos pela RentCars ainda daqui do Brasil. Dá pra pagar em reais e escolher a melhor locadora para o local escolhido. 

4- Onde se hospedar em Aruba?

Se você puder cacifar um resort na beira da praia, escolha Palm Beach. Além da praia ser linda, ainda fica perto do centrinho mais badalado da ilha. O centro da ilha fica um pouco mais longe porém lá fica bem deserto a noite e como é local de parada de cruzeiros não é a praia mais bonita da ilha. No período que nós fomos, apesar de estar com promoção de passagem aérea era alta temporada, então os preços do hotéis estavam absurdos. Pegamos um Airbnb bem pertinho da praia (2 quadras) e do centrinho de Palm Beach e amamos nossa escolha. Dava para ir a praia e ao centrinho dos restaurantes a pé. 

5- Qual moeda levar?

Leve dólar. Apesar da moeda local ser o Florim Arubano eles cobram praticamente tudo em dólar. Pagamos a maioria das despesas com nosso cartão da Wise. Pouquíssimos lugares não aceitavam. Os que não aceitam normalmente dão troco em Florim. (Só me lembro agora de uma lojinha dessas tipo loja de conveniência que não aceitou).

Agora vamos ao nosso roteiro dia a dia em Aruba:

Dia 1 – Como chegamos em Aruba na hora do almoço pegamos o carro e fomos direto para o Super Food fazer umas compras para colocar no nosso frigobar e que levaríamos para os passeios nas praias. Tínhamos visto que o supermercado tinha um restaurante com um almoço gostosinho, então a ideia era almoçar por lá e aproveitar para fazer as compras depois e foi o que fizemos. O restaurante oferece buffet de café da manhã e almoço com várias opções de prato. A única diferença é que você não se serve, você escolhe o que deseja, o funcionário coloca pra você e você paga lá um valor fixo. Você também pode escolher alguns outros pratos que são feitos na hora se não quiser o do buffet. Achamos o preço justo e a comida estava bem gostosinha. No supermercado compramos várias coisinhas para levar no nosso cooler para a praia: refrigerantes, suquinhos, água, além de vários biscoitinhos, snacks e frutas. Ah, por lá isso é super normal, viu? Não é considerado farofada até porque poucas são as praias que tem coisinhas de comida vendendo por perto. 

Restaurante do Super Food: baratinho, bem servido e com comida gostosinha!

Fomos para o nosso airbnb e depois saímos direto para conhecer a famosa praia de Palm Beach. Caminhamos por lá e já demos o check no nosso primeiro pôr do sol da viagem, simplesmente lindíssimo. Passeamos pelo centrinho lindo já fazendo aquele primeiro reconhecimento no local.

O Centrinho de Palm Beach parece cidade cinematográfica

Tomamos um sorvetinho da Gelatíssimo, uma sorveteria linda e famosinha na ilha que fica no centrinho de Palm Beach.

Tomar um sorvetinho na Gelatíssimo é um acontecimento. Olha essa praça!

À noite lanchamos no Dushi Bagles & Burgers que tinha uns hambúrgueres bem gostosinhos e ainda estava rolando uma música ao vivo ótima.

Dia 2- Tomamos café da manhã na Starbucks de Palm Beach e fomos logo cedo para a praia ali mesmo, escolhemos um lugar que ainda estivesse perto da parte central mas um pouquinho mais distante da muvuca e aproveitamos a manhã toda. A praia é linda, com a água super clarinha e mar calmo. 

Praia de Palm Beach em Aruba é linda e ótima para caminhar e curtir o pôr do sol!

Saímos de lá, almoçamos novamente no Super Food e de lá fomos direto para o Farol de Aruba, um dos cartões postais da ilha. O lugar tem uma vista incrível e vale muito a pena ir um pouco antes do pôr do sol porque fica incrível. Nós não subimos no farol mas parece que quem quer pode fazer isso comprando um ingresso.

O Farol é um dos cartões postais de Aruba, Vá mesmo que você não vá subir! A vista de lá é linda!

Ficamos por ali um tempinho apreciando a vista e depois saímos em direção a Arashi Beach, só que no caminho encontramos vários lugares incríveis que não tinha como não parar. Não vou saber dizer pra vocês os nomes dos lugares pois simplesmente víamos um local bonito e parávamos (benefício de estar de carro). Paramos em umas dunas maravilhosas e depois num deserto cheio de cactos. Impressionante como o lugar tem de um lado uma praia com areia branquinha e mar azul de doer os olhos e do outros um deserto gigante. 

Dunas no caminho entre o Farol e Arashi Beach

Assistimos ao pôr do sol em Arashi Beach nesse dia. Tem gente que assiste lá de cima do farol, mas a gente prefere assistir com o pé na areia na beira da praia. Essa praia fica pertinho do farol, inclusive, dependendo da posição que você esteja dá pra ver o farol de dentro da água. Mais um pôr do sol lindo para conta. 

Que praia maravilhosa! Pôr do sol lindo e vista para o farol!

A noite comemos uma pizza bem gostosinha no North End Pub & Grill, um pub bem animadinho na rua principal do centrinho. O cardápio é bem variado, mas optamos pela pizza quando vimos o forninho lá dentro antes de escolhermos a mesa. 

Uma dica: Não saiam muito tarde para jantar pois muitos restaurantes fecham cedo. Nós iríamos comer nesse dia em outro restaurante mas quando chegamos estava fechando, então fomos nesse pois era um dos poucos abertos até mais tarde. Quando saímos de lá ainda conseguimos dar uma voltinha no Passeo Herencia Mall, o shopping a céu aberto ali de Palm Beach que além de lojinhas e restaurantes ainda tem umas galerias de artes bem legais. 

Dia 3 – Começamos o dia com um cafézinho maravilhoso no Santos Coffee with Soul, um lugarzinho fofo pertinho da praia de Divi Beach, com um ótimo atendimento e comidinhas de café da manhã. 

Gostamos tanto do Santos Coffee with Soul que fomos duas vezes. Esse Croissant de pistache era incrível!

Saímos dali e fomos caminhando até a Divi Beach. Esta nem era uma praia que estava no nosso roteiro pois já tínhamos planejado ficar na parte da manhã na Eagle Beach. Mas, temos que agradecer ao Santos Coffe With Soul por esse presente. No dia anterior pesquisamos: melhores cafeterias em Aruba e apareceu essa. Como já tínhamos estacionado ali perto para tomar café aproveitamos para conhecer a praia. E foi maravilhoso, pois além do café que foi ótimo (tanto que voltamos outro dia) ainda conhecemos esta praia com um azul que nos deixou de queixo caído. 

Divi Beach com seu azul de doer os olhos!

Caminhamos pela beira da praia de Divi Beach e sem perceber já tínhamos chegado em Manchebo Beach, outra estonteante. Aliás, nessa praia parece que sempre rolam cerimônias de casamento (na de Palm Beach também presenciamos um no dia que chegamos…foi lindo, pôr do sol descendo…a galera casando…imagino como ficaram as fotos). Bom, voltando a Manchebo Beach, como estávamos de branco um casal bem simpático nos parou e perguntou se éramos nós dois que tínhamos acabado de casar ali. E falamos que não e na verdade já estávamos completando quase 13 anos…hehe.

Nós dois em Manchebo Beach com nosso look de quem tinha acabado de casar hehehe

Voltamos para o carro para ir para o nosso verdadeiro destino da manhã: a praia de Eagle Beach. Estacionamos perto da famosa Fofoti (a árvore inclinada que também é um cartão postal de Aruba) pra já pararmos ali por perto. Tiramos nossa foto nela e fomos procurar uma sombrinha pra gente. 

A famosa “Fofoti” em Eagle Beach

Ah, vou aproveitar que falei sobre isso pra explicar uma particularidade de Aruba. Lá, muitas praias tem cabaninhas de praia gratuitas para você ficar. Normalmente toma conta da cabana quem chega primeiro. Mas, entenda que, como elas são gratuitas e são enormes se seu grupo for pequeno pode chegar uma galera e dividir a cabana com você…assim mesmo, sem pedir nem nada. Simplesmente saem invadindo…hehe. Mas nas praias que tem muitos resorts na beira a maioria das cabanas que ficam em frente aos resorts não são públicas, são apenas para hóspedes. Normalmente essas ficam com um plaquinha escrito “somente para hóspedes do hotel X”. Caso isso aconteça você não pode usar. Tínhamos lido sobre cabanas pagas também mas só vimos isso em Palm Beach e em mais nenhuma outra praia. Em Palm Beach e Manchebo Beach só vimos cabanas de resorts. Então procuramos sombra de árvore mesmo. Nas praias em que as cabanas eram públicas a gente sempre conseguiu pegar uma cabana e aí a gente colocava nossas cadeiras dos dois lados e em nenhuma delas ninguém veio invadir nossa cabana, mas vimos uma turma enorme fazer isso com um casal na cabana do nosso lado….hehe….enfim. É meio na sorte mesmo. E tipo, não rola ficar no sol pois é muito quente, e também não rola muito levar guarda sol a não ser que seja aquele que prende com um peso de areia no chão. No nosso airbnb até tinha guarda-sol, mas como era do normal (sem o peso) nós nem perdemos tempo levando pois venta muito nas praias e no primeiro dia a gente viu guarda-sol voando em Palm Beach. É quase impossível prender sem o peso, pois a areia é muito fofinha. Ah, e se você ficar em sombra de árvore, caso essa árvore seja uma fofoti, é proibido pendurar coisas nela viu? Essas árvores são protegidas pela lei de preservação ambiental, então não pode pendurar nada, nem roupas leves.

Bom, com esse tema explicado, nesse dia conseguimos uma sombra perfeita. Numa árvore que além de grande e linda tinha um balanço. Isso mesmo. Nada de balanços pagos só para foto igual fazem em algumas praias aqui, era um balanço lindo, decoradinho e público. Ficamos a manhã toda nessa praia com nossas frutinhas e snacks de piquenique que compramos no mercado e foi uma delícia. 

Nosso cantinho em Eagle Beach com balanço particular

Saímos de lá na hora do almoço e fomos conhecer o famoso centro de Aruba: Oranjestad. Conseguimos uma vaga para estacionar bem na frente da feirinha de artesanato (uma raridade conseguir vaga ali) e fomos explorar o local. Nosso almoço foi pastel no famoso The Pastechi House. Os pastéis são bem gostosinhos, mas nada de mais. Depois fomos entrando nas lojinhas, tiramos algumas fotinhos no centrinho que tem várias lojas mais famosas, tentamos pegar o bondinho mas o último já tinha passado, então combinamos de voltar lá outro dia para andar nele.

O centro de Aruba é fofo, apesar de não ser tão legal para visitar a noite.

Fomos nas lojinhas de souvenir comprar nossas lembrancinhas (amoooo) e depois atravessamos a rua e fomos para a orla do centro onde fica a Marina e assistimos o pôr do sol dessa vez vendo as pessoas voltando para seus cruzeiros. Que lugarzinho gostoso para passear!

A marina é maravilhosa pra passear e assistir os cruzeiros chegando e partindo!

A noite, já em Palm Beach de volta, jantamos no Kalin’s Mexican Cuisine e comemos tacos que estavam muito gostosos, principalmente os de camarão. 

Um dos melhores tacos de camarão que já comi!

Dia 4 – Hoje foi dia de acordar mais cedo e ir para Baby Beach. Tínhamos visto que era a praia mais linda de Aruba e não podíamos deixar de conhecer. Chegamos e já pegamos nossa barraca pública e sério, a gente ficaria lá o dia inteiro de tão bom que estava. Nem achamos que foi a praia mais bonita não, no final conto as minhas preferidas, mas o dia tava muito lindo, com uma cabana só pra gente na frente do mar e a água estava uma delícia. Compramos uns petiscos para comer ali mesmo na barraca no restaurante que fica do lado direito e que tem a famosa piscina. Mas a gente nem estava pensando em piscina com um marzão daquele. Se quiser usar piscina o rapaz informou que só pode se tomar drinks. Mesmo que você almoce no local, se não tiver drink não pode entrar na piscina (meio louco né?)….pois é, é típico de restaurante pega turista mesmo. Não, nada de perrengue, meu marido foi lá pediu uns petiscos pra viagem e comemos em paz na barraca! Maravilhoso! 

Baby Beach- Mais uma praia linda e a vibe maravilhosa!

Saímos de lá um pouco depois da hora do almoço e fomos assistir o pôr do sol em Mangel Alto, mas chegamos bem mais cedo para conseguir fazer snorkel e ver os peixinhos por lá. Ah, uma outra dica, se quiser fazer snorkel leve seu equipamento do Brasil pra não precisar comprar e nem alugar por lá. Estacionamos o carro perto da área do mangue, que é lindíssima, mas depois vimos que o pessoal que estava fazendo snorkel estava mais perto da parte alta, então só tiramos o carro e fomos um pouco mais pra perto das escadinhas que dão acesso a área do snorkel. Atenção, use sapato específico de água viu. Tem uma galera sem noção que vai pra lá beber durante o pôr do sol e deixa garrafas de vidro por lá, então tinham áreas com caquinhos de vidro dentro da água (povo sem noção). Como estávamos com sapatos de água, aqueles vendidos para andar em áreas de corais com pedras..etc, não tivemos problema. Aliás, esse sem dúvida foi o o meu pôr do sol preferido e se eu tivesse mais um dia de viagem voltaria nessa praia com certeza pois amei demais. A vibe, o mar, a vista, tudo!

Mangel Alto foi simplesmente meu lugar preferido da ilha!
Mais um cantinho de Mangel Alto. Que lugar!

A noite jantamos asinhas de frango na famosa Hooters (uma rede famosinha nos Estados Unidos), pois acabamos saindo tarde e era o único restaurante que ainda estava aberto. Nós gostamos muito desse restaurante e foi ótimo encontrá-lo por lá.

Dia 5- Durante o planejamento da viagem a única coisa que eu quis reservar com antecedência foi um ingresso para passar o dia em Palm Island. É uma ilha privada em Aruba onde você pode ver flamingos, curtir a praia linda, fazer snorkel, ir nos toboáguas, jogar um basquete e um vôlei de praia, andar de banana boat e tudo isso com as refeições incluídas. Compramos o ingresso pelo site e no dia estacionamos o carro no local e pegamos o barco que leva até a ilha. No dia que fomos ela iria encerrar as atividades as 17h, e o último barco seria nesse horário. Chegamos cedo exatamente para não pegarmos o último barco. É bom sempre olhar o horário de funcionamento. 

Palm Island: uma ilha com água clarinha, all inclusive e que você ainda pode ver flamingos. Ou seja, perfeita!

Já estive na Ilha da Disney em Castaway Cay, durante um cruzeiro da Disney pelo Caribe, e acho que a ilha não perde em nada. Tudo muito bem cuidado, limpo, refeições bem ok e tudo muito divertido. Curtimos demais.

Saímos de lá e fomos para a Surfside Beach assistir a mais um pôr do sol espetacular e dessa vez com pouso de avião e tudo. A praia fica do ladinho do aeroporto e você consegue muitas vezes ter essa grata surpresa de ver um avião pousando exatamente na mesma hora que o sol está baixando. Lindo demais. A praia não é das mais lindas mas vimos muitas famílias com crianças lá curtindo pois ela é super rasinha e sem onda nenhuma. 

E essa cena em Surfside Beach no pôr do sol. Eu vou emoldurar essa minha foto!
Pra vocês terem uma ideia de quão perto fica o avião em Surfside Beach

Saímos de lá e voltamos no Santos Coffe with Soul agora para um cafezinho da tarde. E foi nossa última refeição do dia…hehe..só fechamos a noite com um sorvetinho do Gelatíssimo. 

Dia 6- Acordamos cedo e fomos até Oranjestad pra tentar andar no bondinho. Só conseguimos estacionar bem lá na frente quase na Praia do Porto (um pouco antes de chegar em Surfside Beach, mas foi ótimo porque fomos caminhando e conhecendo outros lugarzinhos muito bonitinhos no caminho, inclusive o Market Place e uma das plaquinhas de Aruba.

Achamos essa plaquinha muito linda. Mas tem outra perto da Marina dos cruzeiros também!

Chegamos lá e esperamos o bondinho por mais de 1 hora até conseguirmos pegar e gente, ele faz 2 paradinhas e só, um passeio super curtinho. A gente se arrependeu de esperar tanto tempo. Pra gente já bastava vê-lo super bonitinho por ali, mas já que já tínhamos perdido o tempo ali, nós fomos. 

Bondinho é lindo, mas o passeio não vale muito a pena, muito curto.

Almoçamos no Lucy’s Retired Surfers Bar e pedimos os tacos. Só esquecemos de pedir para pegarem leve na pimenta e veio muito apimentado, mas estavam bem gostosos. 

Voltamos para o carro e fomos até Três Trapi fazer Snorkel e assistir ao pôr do sol. Vimos muitos peixinhos e até arraias mas infelizmente nenhuma tartaruga (dizem que lá sempre aparece). Mas o pôr do sol foi novamente incrível!

Tres Tapi, onde dá pra fazer Snorkel a frente, e Boca Catalina ao fundo!
Fala sério, difícil escolher o pôr do sol mais lindo de Aruba! Esse em Tres Tapi. Mas assistimos pôr do sol estonteante TODO DIA!

E na nossa última noite em Aruba jantamos no Amore Mio Pizzaria Napoletana e que restaurante aconchegante, com ótimo atendimento e pizzas maravilhosas. Amamos. 

E acabamos ornando com a decor do restaurante.

Uma dica: Para você que gosta de levar lembrancinhas diferentes das viagens tinha uma loja incrível chamada T.H. Palm and Company. A loja tem uma decoração linda e itens maravilhosos. Tínhamos ido nela só para conhecer, pois fomos atraídos pela decoração aloja e o atendimento tinha sido cordial (não foi maravilhoso, mas também não foi ruim). No último dia resolvemos comprar as coisas que escolhemos, mas chegamos lá faltando 1 hora para fechar. Pegamos tudo bem rapidinho (até porque a gente já tinha visto nos outros dias) e fomos para o caixa pagar e pedimos para colocarem para presente. A mulher toda hora falava que estava quase fechando (ainda faltavam uns 30 min), e fazia cara feia, embrulhou tudo malfeito com muita má vontade. Enfim. A loja é maravilhosa, mas as atendentes são meio rudes quando ficam com pressa pra ir embora….eu não ia indicar a loja aqui, mas realmente eu trouxe itens de presente pra família e de decoração pra nossa casa super legais que não achei em outro lugar da ilha. Então, acho injusto não compartilhar com vocês, afinal, vai que a experiência de vocês com o atendimento seja diferente, não é mesmo? Mas, evitem ir perto do horário de fechamento..hehe. 

Loja mais fofa e descolada da ilha. Chegue cedo pra ser melhor atendido hehehe

Dia 7 – Dia de ir embora. Nosso vôo era na hora do almoço então apenas paramos no Super Food para tomar um café da manhã rápido e fomos para o aeroporto. E assim nos despedimos dessa viagem incrível nesse lugar paradisíaco. 

Sério, nem quando eu estava vendo vídeos e planejando a viagem eu imaginei que fosse amar tanto esse lugar. Voltaria facilmente. Ah! E como prometido, minhas praias preferidas foram: Eagle Beach para passar o dia e Mangel Alto para assistir o pôr do sol. 

Vale lembrar que apesar de termos ido em dezembro, um período considerado de alta temporada, fomos na primeira semana do mês, então a ilha não estava muito cheia. Conseguimos estacionar tranquilamente em todos os lugares que fomos (só no segundo dia de Oranjestad que foi um pouco mais longe mas nem foi um problema), os restaurantes estavam sem fila, praias bem tranquilas também. Pegamos uma semana incrível!!!! Sol todo dia (dizem que sempre chove por lá) e lotação bem ok. Amamos demais essa viagem. Já entrou pra nossa lista de lugares preferidos no mundo! 

Espero que tenham curtido as dicas e se tiverem alguma dúvida podem deixar aqui nos comentários. 

E para outros roteiros no Caribe clique aqui.

Deixe um comentário