Quem já me acompanha por aqui há mais tempo sabe o quanto eu adoro conhecer cantinhos novos na nossa cidade e já tinha tempo que estava querendo voltar na Ilha de Paquetá. Eu lembrava de ter ido lá quando criança e do quanto eu tinha me divertido e queria voltar para ver outras coisas e ter outras experiências. Então, aproveitamos e levamos nossos pais para lá para um dia inteirinho de passeio e vou compartilhar nosso roteiro com vocês.

Saímos cedo de casa, estacionamos próximo à estação das Barcas no centro do Rio e já fomos logo pegar a Barca. Chegamos uns 20 minutos antes da saída da próxima barca. O ideal é sempre olhar no site os horários de saída porque elas demoram um pouquinho. Compramos nosso ingresso ali na bilheteria mesmo e embarcamos. Aproximadamente 40 minutos depois já estávamos descendo lá na ilha. No caminho a vista é linda, a barca passa por baixo da ponte Rio-Niterói e quando vamos chegando pertinho você já consegue ver alguns pontos da ilha, como a casa da Moreninha.

Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte
Chegamos na Ilha e já iniciamos nosso roteiro. Fomo primeiro na Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte que fica logo ali pertinho do porto. Ela é bem bonitinha e ainda tem uma senhora vendendo uns artesanatos na porta. Já aproveitamos pra comprar um imã de geladeira.

Caramanchão dos Tamoios
Mirante super lindinho bem ali no caminho. Paramos para tirar muitas fotos nele antes de seguir o passeio.

Dali paramos para almoçar no Zeca’s, um restaurante que tem de tudo um pouco no cardápio. Pedimos um churrasco misto e estava bem gostosinho. Os atendentes eram bem simpáticos mas o que nos impressionou mesmo foi o seu Zeca que estava lá passeando pra lá e pra cá cumprimentando os clientes do restaurante. Paramos para conversar com ele que nos contou sobre o restaurante, sobre a família…uma simpatia em pessoa.

Saímos dali e fomos até a famosa árvore Maria Gorda. A árvore é simplesmente linda. É um baobá de origem africana e foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.

Praia dos Namorados e Ponte da Saudade
Fomos caminhando até a Ponte da Saudade, que é um píer com uma vista linda. Dizem que no pôr do sol fica maravilhoso. Na hora do pôr do sol nós já estávamos na barca voltando.

Ao lado da ponte fica a famosa Pedra dos namorados. Reza a lenda que se você pegar uma pedra, virar de costas para a pedra, arremessar e a pedra ficar lá cima significa que você terá um amor eterno. Todas nós tentamos e conseguimos! Coisa boa! Hehehe

Dali caminhamos até o Parque Darke de Mattos
O parque é cheio de cantinhos lindos, mas o ponto alto é o Mirante Boa Vista. A subida é bem tranquila e a vista lá de cima é incrível.

Descemos, caminhamos mais um pouquinho pela orla da praia, tomamos um açaí e voltamos para a barca para pegarmos a que sairia às 17h30 para chegarmos no estacionamento antes de escurecer. Acabou que atrasou um pouquinho, mas tivemos o privilégio de assistir o pôr do sol de dentro da barca e finalizamos nosso passeio com chave de ouro.
Espero que tenham curtido nosso passeio por Paquetá e se quiser mais dicas de passeios no Rio de Janeiro clique aqui para ver mais.
