Passo a passo completo para planejar sua viagem

Muitos iniciantes na arte de viajar ficam com muitas dúvidas e não sabem nem por onde começar a montar seus roteiros e acabam contratando pacotes fechados em agências que muitas vezes saem mais caros e não atendem todos os desejos personalizados da sua viagem?

Então, fiz esse post para ajudar você que quer planejar sua viagem toda por conta própria mas que não sabe por onde começar. Então vem comigo porque fiz um passo a passo completo para você montar todo o roteiro da sua viagem!

Siga a gente no instagram: @priscilajardim_

1- Defina a quantidade de dias de sua viagem – Defina a quantidade de dias que você tem para viajar. Isso vai ter ajudar com a escolha do destino e a ter uma ideia do custo. Por que a quantidade de dias influencia no destino? Porque existem destinos que dependem de uma quantidade mínima de dias para um bom aproveitamento.

Além disso, ajuda a ter a idéia do custo da viagem pois a quantidade de noites influencia no gasto com hospedagem, aluguel de carro, despesas no local etc.

2- Defina o destino – Agora que você já tem sua quantidade de dias, escolha seu destino. Primeiro: Será nacional ou internacional? Praia ou serra? Longe? Perto? Veja o clima do local no período que você pretende ir. Período de verão aqui é período de inverno em outros países. E as vezes é inverno rigoroso. Não gosta de neve? Então pense duas vezes. A escolha aqui é sua!

3- Escolha uma previsão de data e comece a pesquisa – Faça uma planilha onde você possa ir fazendo suas anotações, dicas, e pesquisas de preços. (Não gaste muito tempo nesta etapa. Ela é apenas para ter uma ideia de custos e definir se você conseguirá ou não ir para o destino escolhido. Deixe o planejamento completo para a etapa 8)

Pesquise vôos (Passagens Promo, Decolar,Skyscanner), hotéis (escolha pelo menos 3 vendo preços no TripAdvisor, Booking), pontos turísticos, aluguel de carro (Rentcars) etc. Pois isso poderá fazer com que você altere o destino escolhido no passo 2 caso não esteja de acordo com seu orçamento.

Pronto? Já teve uma ideia de preços? Vai caber no seu bolso? Então vá para a etapa 4.

4- Verifique se o seu destino depende de algum item restrito para acesso – Isso inclui: passaporte, vistos, vacinas, autorizações, formulários etc. Lembre-se que algumas dessas coisas podem levar meses para serem liberadas (passaportes e vistos, por exemplo), então avalie o tempo que você tem disponível antes de comprar qualquer coisa.

Caso você não tenha passaporte veja como dar entrada no seu passaporte clicando aqui.

Para saber como dar entrada no visto americano clique aqui.

Para saber um pouco mais sobre as vacinas clique aqui (Lembrando que o ideal é pesquisar especificamente para o destino escolhido quais as vacinas solicitadas.)

5- Compre o voo – Dou sempre essa dica para todos porque é o que faço. A primeira coisa que escolho é o voo. Por 2 motivos:

  • As companhias aéreas vivem fazendo promoções. Aí vai que você reservou no ímpeto aquele hotel maravilhoso sem direito a reembolso para o período de 1 a 10 de janeiro, por exemplo, e aí uma companhia aérea faz uma promoção com voo pela metade do preço para o período de 2 a 11 de janeiro? Eu ficaria bem chateada. O voo é uma das despesas mais altas da viagem. Hotel tem muitos! Se você não conseguir vaga no que você queria vai conseguir em outro parecido ou não tão parecido, mas tudo bem.
  • Outra questão é que o vôo pode interferir em diversas outras coisas: Exemplo, pense numa viagem que comece dia 10 e termine dia 20. No dia 10 você consegue um voo às 21h que só vai chegar no seu destino  às 11h do dia seguinte. Logo, você só precisará de hospedagem de 11 a 20.

6 – Escolha o hotel – Com voo escolhido chegou a hora de selecionar seu hotel! Não pense apenas no critério “conforto”, pense em tudo! Verifique o que você mais gosta de fazer.

Se é do tipo que gosta de um “footing” diurno ou noturno, escolha hotéis em locais mais centrais onde imperem os restaurantes, lojinhas etc.

Se quer facilidade à determinado centro turístico, procure o hotel que fique próximo dele a ponto de você ir a pé, por exemplo.

Se está de carro, verifique se o hotel tem estacionamento. Se não está de carro, veja um hotel que te possibilite acesso a transporte público.

Se prefere resorts tenha em mente que eles quase sempre ficam em locais mais afastados dos centros comerciais.

Mas é um mundo de possibilidades. Coloque o site do Tripadvisor e do Booking numa aba do navegador e o google maps na outra! Isso é maravilhoso! Eu faço até um tour com a opção “satélite” do Google Maps pra dar uma olhada no entorno do hotel!

Botao1

7- Alugue o carro ou verifique os meios de transporte – Se alguém me perguntar se deve alugar um carro para a sua viagem, na maioria das vezes eu direi “sim”. Você tem muito mais liberdade para fazer seu roteiro e seus passeios do jeito que você quiser. Porém, existem lugares em que você pode optar por não alugar um carro: quando você reserva pousadas ou hotéis em localizações centrais com transporte para diversos pontos turísticos, quando o trânsito da cidade visitada é caótico, quando der pra fazer a maioria das coisas a pé etc.

Se optar por alugar um carro minha dica é buscar na Rentcars.com

Uso a Rentcars muitas vezes e acho ótima porque ela faz uma busca em diversas locadoras ao mesmo tempo, então posso comparar preços. Além disso, as vezes ela tem descontos que não tem no site das locadoras. E um benefício para quem aluga carro no exterior é que eles permitem o pagamento em reais no boleto. Isso pode ser ótimo numa época de variação constante do dólar.

botao2v1

8- Faça um seguro viagem – Pode parecer bobagem mas é muito importante.

Para viagens nacionais: Se seu plano de saúde tem cobertura nacional e você tem cartão de crédito com seguro viagem verifique se as coberturas são suficientes pra você. Mas, se mesmo assim quiser fazer um seguro viagem faça! Por que pode cobrir coisas que o seguro do cartão não cobre como: extravio de mala, internação de emergência, retorno imediato..etc.

Para viagens internacionais: Sempre faça um seguro viagem! Nunca precisei usar até agora. Mas tenho amigos que já passaram por diversas situações fora do país e é sempre bom estar prevenido. Às vezes uma infecção intestinal pode fazer você ter um gasto que não está preparado.

9- Se viajar para o exterior compre um chip internacional – Se tem uma coisa que é super importante quando você está fora do país é poder se conectar com a internet. Isso ajuda a sua locomoção tanto a pé quanto de carro, te mantém ligado às redes sociais, além de permitir consultas de última hora e ligações dentro do país em caso de emergência. Viajar sem um chip é muito arriscado.

10- Planeje seu roteiro – Essa é a parte mais legal! Use nosso blog para te ajudar!

Escolha os pontos turísticos, veja as melhores datas para visitá-los, quais ingressos são melhores de comprar com antecedência, restaurantes, reservas para restaurantes, shows no período, endereços importantes (hospitais próximos, consulado, igrejas, aeroportos, rodoviárias, etc), melhores locais para compras, cidades próximas que dê pra visitar etc!

11- Faça um check-list para o dia que for arrumar as malas – Coloque tudo que você precisa levar: roupas, documentos, vouchers de vôo e hotéis, ingressos, adaptador de tomadas, kits de higiene, medicamentos etc.

12- Arrume suas malas com antecedência

13- Chegou o dia? Divirta-se! – E não se estresse caso saia alguma coisa fora do planejado! As vezes imprevistos nos levam a experimentar coisas que não faríamos se tudo tivesse dado certo!

Dê uma chance pra mudar o roteiro, pra gostar de um restaurante não pesquisado, pra repetir um local que gostou muito! Choveu no dia da praia? Vá pra um museu, shopping, parque fechado. Mas curta muito!

Quer dicas completas com detalhamento e exemplos de como planejar sua viagem e ainda uma planilha de como organizar seu roteiro?

Adquira nosso ebook

“Passo a passo para planejar sua viagem por conta própria”

Gostou desse blog? Reserve com nossos parceiros clicando nos links abaixo:
Hospedagem com o Booking.com
Aluguel de Carro com a Rentcars